10 dicas de como falar sobre sexo no relacionamento

15 dicas de como falar sobre sexo no relacionamento

Falar sobre sexo ainda é um desafio, mesmo para casais. No entanto, é importante trazer esse tópico à tona, pois não apenas estimula a vida sexual, mas também fortalece os laços emocionais. Não é necessário abordar necessariamente assuntos polêmicos ou desconfortáveis. Podemos ter uma conversa agradável e descontraída sobre sexo.

O diálogo sobre sexo, como qualquer outra atividade na relação, deve ser consensual. Ambos os parceiros devem estar dispostos a discutir determinados tópicos e respeitar os limites um do outro. Aqui estão algumas dicas sobre como fazer isso da melhor maneira possível:

15 dicas de como falar sobre sexo no relacionamento

1. Tenha clareza na fala

Primeiramente, ao abordar qualquer assunto, seja claro e direto. Comunique ao parceiro como suas ações na cama afetam seus sentimentos e compartilhe seus desejos. Discuta tópicos que são importantes para você e verifique se eles também têm relevância para o seu parceiro.

Mantenha sua posição de forma assertiva e não hesite em usar uma linguagem que transmita como você deseja ser tocada. Se o problema for quantidade, explique se você quer mais ou menos sexo. Se quiser adicionar brinquedos eróticos na hora H, fale! Os sex toys podem ajudar a sair da rotina.

O Mini Bullet 2.0 da Vibrio, por exemplo, age como um forte massageador de zonas erógenas. Com 10 modos de vibração diferentes, esse toy pode ser combinado à penetração, estimulando o clitóris ao mesmo tempo. Assim a mulher pode aproveitar até 3 tipos de estímulos diferentes: vaginal, clitoriano e nos seios, se o parceiro aproveitar algumas posições para isso.

2. Hora certa

Entenda que existe a hora certa para fazer isso. Assim como é importante saber o que e como falar, você precisa saber quando fazer isso. Se após um dia cansativo de trabalho você não estiver bem para transar ou conversar sobre isso, evite.

Sexo é uma troca de sensações. Os dois precisam estar satisfeitos com o que está sendo feito.

3. Intimidade e conexão

Quando for fazer sexo, não se pressione. Abra-se para experimentar coisas novas, mas faça isso com uma atitude descontraída, mesmo que seja apenas uma brincadeira. Lembre-se de que uma boa conversa pode elevar o nível de intimidade, então aproveite esse momento.

A construção da intimidade começa fora do quarto. Você pode, por exemplo, sugerir um jantar romântico para trocar ideias. Um cinema também é uma ótima opção para esses momentos. Até mesmo um passeio no parque pode fortalecer a conexão com seu parceiro. Ter sexo com intimidade torna a ligação entre vocês mais intensa

4. Guia

Uma das formas de falar sobre sexo é guiando o parceiro. Não se intimide e mostre para ele exatamente o que te dá prazer. Muitos homens querem fazer você gozar, então você pode ajuda-lo nisso. Antes de transar você pode falar com elee já deixar bem claro o que mais te agrada no sexo. Cada corpo é um corpo. O que ele carrega de relacionamentos passados pode não se aplicar a você.

5. Não guarde elogios

Essa é uma ótima maneira de falar sobre sexo! Elogie o desempenho do seu parceiro e esteja aberto para que ele também o faça. Expresse claramente como ele lhe proporciona prazer. Mostrar gratidão é fundamental. Essa dica combina bem com a ideia de comunicar a ele o que você deseja que ele faça. Quando ele finalmente fizer algo que você gosta, ofereça um feedback positivo.

6. Mantenha a privacidade

Dica de ouro: não levante a discussão sobre o sexo durante ou logo após o ato. Quando terminamos a transa, só queremos curtir aquele momento ali, quietinhos. Então espere uma oportunidade melhor para ter qualquer conversa sobre isso. Não precisa ter pressa.

7. Não espere que ele leia seu pensamento

Não assuma que o seu parceiro saiba tudo o que se passa em sua mente. Mesmo que você tenha dado dicas, é melhor falar diretamente e com clareza. Exponha suas necessidades e desejos. Aproveite o momento para perguntar como ele está se sentindo e o que deseja.

Se você tiver algum fetiche que queira fazer com ele, fale!  Inclusive, vocês podem até ter o mesmo fetiche, e só está faltando um dos dois tomar a iniciativa. Independente do que você deseja, exponha. O máximo que vai acontecer vai ser ele se recusar, mas aí vocês podem entrar em um acordo para encontrar, juntos, o prazer.

8. Exponha suas intenções

Inicie a conversa comunicando suas intenções. No entanto, tenha cuidado para não fazer o parceiro se sentir culpado ou envergonhado. Se você pretende abordar algum descontentamento, pense bem nas palavras que vai usar para não ser rude e não causar problemas no relacionamento.

Intenções que demonstrem o desejo de fortalecer a intimidade, conexão, satisfação e prazer entre você e o parceiro são baseadas na escuta e na comunicação sem ataques.

9. Preferências e necessidades

É importante perguntar como ele está se sentindo e o que ele deseja que seja feito no sexo. As pessoas têm preferências diferentes, então pergunte e realize para progredir na cama. Só não espere que o parceiro goste de tudo o que você gosta ou que ele seja igual ao seu ex. Ele pode apenas estar com vergonha de entrar no assunto, mas, se você der abertura, tudo pode melhorar.

10. Explore diferentes possibilidades

Esteja aberta a viver coisas novas. O sexo pode aliviar o estresse, aumentar o bem-estar e criar uma intimidade prazerosa. Então, esteja aberta a explorar técnicas diferentes, lugares, posições e frequência.

Tudo no sexo é resolvido com conversa. Muitas vezes é melhor planejar algo antes em vez de simplesmente deixar acontecer.

11. Seja gentil e positivo

A melhor dica para falar sobre sexo no relacionamento é: não faça críticas. Quando fazemos isso, estamos adiantando o fim da conversa. É preciso ser gentil e agir com positividade. Dizer “Você não me toca direito” só faz com que o companheiro ou companheira lhe toque ainda menos.

É melhor falar coisas positivas. Elogie um momento em que estiveram juntos, uma atitude durante o sexo e deixe claro o quanto você gostou. Troque o “odeio que me toque em tal lugar” por um “amo quando você me toca aqui”.

12. Não leve determinados momentos ruins para o lado pessoal

Talvez essa seja uma das coisas mais desafiadoras em um relacionamento. Muitas vezes, quando iniciamos uma conversa sobre sexo e desejos, podemos sentir que a parceria está mais distante, sem elogios aos nossos corpos ou ações. No entanto, é possível que ela esteja apenas tendo um dia ruim.

O estresse pode nos deixar mais reservados, e isso não significa que achamos a outra pessoa menos sexy e atraente. São apenas circunstâncias momentâneas. Portanto, se a sua parceira não estiver de bom humor naquele momento, não exija que ela aja como se estivesse. É importante respeitar o espaço de cada um

13. Não fique criando coisas na mente

Esse é um dos maiores equívocos dos seres humanos: criar cenários mentais. Essa prática pode ser útil quando estamos escrevendo um romance ou dirigindo um filme, mas na vida real, frequentemente nos leva a imaginar situações que não são reais, embora tenham um impacto sobre nós como se fossem.

Muitas vezes, quando desejamos falar sobre sexo com o nosso parceiro, começamos a divagar, e esses devaneios costumam ser quase sempre negativos. Criamos imagens de coisas dando errado, brigas e desentendimentos. Isso nos leva a evitar a conversa ou a abordá-la com insegurança, o que pode prejudicar o relacionamento

14. Fale sobre as fantasias sexuais de vocês

Essa é uma excelente maneira de abordar o assunto do sexo com o parceiro. Comece por compartilhar suas fantasias sexuais, mesmo que algumas delas possam parecer um tanto exóticas. Dê espaço para que o parceiro também exponha as fantasias que gostaria de realizar na relação, como fetiches, o uso de fantasias e brinquedos sexuais, por exemplo.

Dessa forma, torna-se mais fácil conhecer os gostos gerais do outro. No entanto, é importante avançar com cuidado para não assustar o parceiro.

15. Sinceridade acima de tudo

Muitas pessoas acreditam que não devem ter muitas exigências quando se trata de sexo, com medo de parecerem exigentes e difíceis de agradar na cama. No entanto, preocupar-se com isso pode criar um grande bloqueio não apenas nas atividades sexuais, mas também na comunicação entre vocês.

É de extrema importância deixar claro o que agrada ou desagrada. Portanto, aprenda a ouvir as vontades e opiniões do seu parceiro e não se esqueça de expressar as suas sempre que sentir vontade.

Por que é importante falar sobre sexo?

Muitas pessoas têm a ideia de que não é necessário falar sobre sexo. Acreditam que tudo deve ser espontâneo, acontecer naturalmente. É comum pensar que o parceiro sabe o que se passa em nossas mentes, ou que compartilha os mesmos desejos. No entanto, como mencionado anteriormente, cada pessoa encontra prazer de maneira única.

Cada indivíduo possui sua própria perspectiva do mundo e vive experiências únicas. Como seres humanos, estamos em constante evolução, passando por mudanças em todas as áreas de nossas vidas. Portanto, os prazeres sexuais também podem evoluir. É aí que entra, mais uma vez, a importância da comunicação.

Falar sobre sexo ajuda o outro a nos tocar como gostamos de ser tocado. Na masturbação, por exemplo, ninguém nos faz ter orgasmo tão rápido quanto nós mesmos. Sabemos a força certa, a intensidade e onde devemos tocar. Logo, quando conversamos abertamente, passamos isso adiante para o parceiro.

Falar sobre sexo é o mesmo que ensinar o parceiro! É uma aula. E isso não quer dizer que precisamos falar literalmente tudo. Mas manter o diálogo ajuda a aumentar a intimidade, realizar as fantasias, testas novas posições ou brinquedos.

A conversa, quando possui um teor sexual, serve até mesmo como uma preliminar adianta. Quando finalmente chegarem no ato, estarão excitados o suficiente para aproveitarem mais.

Leia também: 30 dicas do que fazer antes do sexo para melhorar a experiência

Fontes: Correio dos Campos; Ambiente Psi; Delas

Recomendados para você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *