Sinais de que o relacionamento esfriou podem levar o casal para dois caminhos: o término ou o amadurecimento do amor. Nesse sentido, é comum que, com a rotina e com o passar do tempo, aquela paixão devastadora passe. E ainda bem, né? Ou você queria ficar o dia todo “vidrado” em uma pessoa e se esquecer do mundo? Não dá! As obrigações nos chamam para a vida!
Tá, mas e aí? A paixão pode se transformar ou não em amor? Isso vai depender muito das atitudes do casal. O que muitos acabam esquecendo nessa fase é que amor dá trabalho. E que ele se constrói por meio de ações diárias. Mas, antes de tomar uma decisão drástica em sua relação, teste fazer algumas mudanças para aquecer novamente aquela paixão adormecida.
8 sinais de que o relacionamento esfriou e como superar
Todo o relacionamento passa por muitas fases. As pessoas mudam, as situações também, e a vida segue seu ritmo. Assim, o que o amor nos pede é um movimento novo para driblar esses desencontros e manter a chama do casal acesa.
1- Falta de comunicação
Entre nós e o outro há uma barreira que deve ser ultrapassada pela comunicação. Nesse sentido, muitos casais deixam de conversar por comodidade e preguiça e já não demonstram se interessar pelo o que o outro está fazendo ou pensando.
Portanto, a primeira coisa a ser feita é voltar a se conectar com o seu companheiro. Para isso, expresse seus sentimentos e seja clara com as palavras. Claro, sem julgamentos e críticas. Diga como se sente e proponha uma mudança, começando você um movimento novo.
2- Distanciamento físico
Sem perceber vocês se distanciam. Não existe mais as mãos dadas ao caminhar pela rua. As carícias e beijos diminuem e o jogo de sedução também. Nesse sentindo, esteja atento e atenta para não deixar que isso aconteça, já que não há relação que dure sem o contato físico.
3- Vocês param de fazer programas juntos
No início do namoro vocês iam ao cinema, shows, restaurantes e agora nenhum toma a iniciativa para programar algum passeio juntos. A novidade é essencial dentro de um relacionamento, inclusive as que mexem com a experiência: ir à um restaurante novo, viajar, testar coisas novas para apimentar a vida sexual, enfim.
Não deixe de propor coisas que tirem os dois da rotina e do “piloto automático”. Não fiquem apenas assistindo Netflix, só porque é mais cômodo. Portanto, façam coisas em que os dois se divirtam e se excitem juntos.
4- Sinais de que o relacionamento: esfriou Discussões constantes
Uma discussão ou outra entre o casal é comum, afinal ninguém é uma máquina e vai ter um dia que vocês vão entrar em atrito. No entanto, se vocês não passam um dia sem brigas e acusações, isso é um sinal vermelho de que o relacionamento está muito frio.
Há a falta de diálogo e um não está conseguindo suprir as necessidades do outro. Nesse momento, saia do celular e dê atenção quando o seu parceiro ou parceria está falando. Diga frases como “eu te entendo”, “estou com você”. Mesmo que você receba críticas da outra parte, se você responder com outra acusação vai apenas colocar mais lenha na fogueira.
Dessa forma, vocês precisam se conectar e estar presentes um com o outro: isso exige presença, empatia e muita vontade de resgatar a parceria. Em alguns casos, a busca pela terapia de casal pode ser fundamental para salvar a relação.
5- O sexo é cada vez mais raro
A dinâmica de cada relacionamento é única, até mesmo sobre o sexo. Então, esqueça o que sites e revistas dizem sobre quantas vezes por semana é “normal” transar.
No entanto, se você percebeu que a frequência de sexo com o parceiro diminuiu, a relação pode ter esfriado. Nesse sentido, faça algo diferente: use uma lingerie, faça uma surpresa, enfim. Experimente se conectar com o outro durante o sexo e esqueça os problemas, as brigas e o desempenho. Foque no seu prazer e no sexo em si.
6- Tentativa de mudar o outro
Tenta mudar o seu parceiro é um sinal comum quando a “paixão cega” vai embora e você começa a ver os defeitos que sempre estavam ali, mas que eram camuflados pela lente da paixão.
O fato é que ninguém muda ninguém e TODO mundo possui defeitos. Outra coisa, quando você passa a criticar e querer mudar seu parceiro isso pode se transformar em um hábito e, advinha? Vocês vão brigar com frequência.
Logo, a única coisa que está em seu controle são as suas atitudes. Por exemplo: quer que o seu companheiro faça mais esportes e seja mais fitness, negocie com ele. Convide-o para ir à academia com você ou fazer algum exercício ao ar livre juntos. Lembre-se de negociar e não exigir!
7- Vocês não se elogiam mais
Palavras de afirmação e elogios sinceros são importantes em qualquer tipo de relacionamento e é uma das linguagens do amor. Muitos casais, com a rotina e o passar do tempo deixam de elogiar e de demonstrar admiração pelo par.
Apesar de parecer algo bobo, todo o ser humano tem a necessidade de reconhecimento e de se sentir valorizado. Então, lembre-se todos os dias das qualidades do seu parceiro ou parceira e não foque nos defeitos ou em uma roupa fora do lugar. Além de lembrar das qualidades do seu par verbalize-as a ele (a) e às outras pessoas. Claro, se for verdadeiro.
8- Sinais de que o relacionamento esfriou: O tempo juntos é entediante
A indiferença de um com o outro é um problemão. Se vocês saem e qualquer coisa é motivo para irritação, a conversa não flui, ambos estão no celular e o que você mais quer é sair dali e estar sozinha, talvez esse relacionamento tenha esfriado e o melhor é terminar.
Mas, se ainda resta amor, vocês podem aquecer o relacionamento, com a escuta ativa, ações diárias e inovação!
Gostou destas dicas? Confira, portanto, mais detalhes sobre o tema no vídeo a seguir:
Fontes: mulheresbemresolvidas; psicologoeterapia; superela.