Quais são as 5 linguagens do amor e como identificar a sua?

Quais são as 5 linguagens do amor e como identificar a sua?

Linguagens do amor é mais do que dizer “eu te amo”. O amor, algo que parece simples, ao mesmo tempo é muito complexo. Essa língua pode se expressar em todas as outras, de várias maneiras e até em silêncio. Como identificar a sua linguagem de amar? Uma pergunta que faço para você, que lê esse texto. E como identificar a linguagem do outro: será que ele me ama? Pergunta retórica.

Quem propõe que o amor possui linguagens e busca ajudar os casais a traduzi-las é o escritor Gary Chapman. Em seu livro “As Cinco Linguagens do Amor”, de 1992, ele se dedica a explicar as cinco linguagens do amor, que são elas:

  1. Palavras de afirmação
  2. Tempo de qualidade
  3. Recebimento de presentes
  4. Atos de serviço
  5. Toque físico

Apesar de Chapman ser um pastor batista, a obra não tem o intuito de converter quem a lê. Ela é bastante fundada na área da Psicologia e da Linguagem e tem por objetivo ajudar os casais a se comunicar melhor e suprir as necessidades de afeto um do outro.

Portanto, confira mais detalhes de cada uma a seguir:

As 5 linguagens do amor

Chapman usa em seu livro o conceito “tanque do amor”. Nesse sentido, quando o tanque do seu parceiro está cheio, é porque você sabe como demonstrar o seu amor por ele. Assim, ele se sente amado e não usado. De forma semelhante, você deve saber como se sente amada e comunicar isso ao seu companheiro, caso sinta que o seu “tanque” está vazio.

Veja a seguir como identificar a sua ou suas linguagens do amor:

1- Palavras de afirmação

Palavras de afirmação são os elogios e as frases de encorajamento, como: “você consegue”; “Você é muito boa nisso”, entre outras.

Afinal de contas, uma das necessidades básicas do ser humano é se sentir apreciado e admirado.

No entanto, para encorajar o outro e não pressioná-lo, é necessário empatia. Ou seja: se colocar no lugar dele ou dela e saber o que importa para a pessoa que você diz amar. O que elimina críticas do vocabulário.

Normalmente, reproduzimos as nossas carências e necessidades que não conseguimos suprir durante a infância. Logo, se você é uma pessoa que precisa de elogios e palavras de afirmação para se sentir amada e reconhecida, essa pode ser a sua primeira linguagem do amor.

2- Linguagens do amor: Tempo de qualidade

Tempo de qualidade é saber se conectar com o outro ao fazer coisas juntos, fofocar, conversar, sair, etc. Nesse sentido, muitos homens erram durante o casamento ao não propor coisas novas e passar tempo de qualidade com suas esposas.

Eles acham que prover a casa e não deixar faltar nada é o suficiente, já que ele pode estar reproduzindo um comportamento paternal que vivenciou na infância.

De acordo com Chapman, tempo de qualidade requer dedicação mútua. Não basta estar lado a lado, é preciso se conectar, trocar olhares, ouvir e falar. Penetrar fundo a alma do outro, transcendê-la.

Um exemplo: você está compartilhando algo importante para o seu cônjuge e ele não olha em seus olhos, te escuta ao mesmo tempo que rola a tela do celular. Você sente que ele não está interessado no que você diz. As pessoas precisam dessa linguagem no amor, especialmente as mulheres.

Então, separe um momento na semana para se dedicar, apenas, um ao outro.

3- Receber presentes

“Presentes são símbolos visuais do amor” de acordo com Gary Chapman. Para algumas pessoas eles não têm muito significado. Por outro lado, outras dão muito valor a esses símbolos. De novo, isso tem a ver com a criação.

Quando o autor fala em presentes, ele deixa claro que o valor é sentimental e não monetário. Ou seja, para as pessoas que gostam de receber presentes, não importa se ele custou X reais, ou Y dólares. O que realmente importa é o gesto. Uma forma de demonstrar que ela pensou em você.

O presente pode ser a própria presença. Estar ali quando o outro mais precisa de carinho e atenção. Se você é do tipo que, em aniversários e datas especiais, se preocupa em receber presentes e também ama presentear, talvez essa seja uma das suas linguagens de amor.

4- Atos de serviço

“Formas de servir” pode ser a primeira linguagem de amor de uma pessoa. O que significa que ela demonstra o seu afeto, não com palavras, mas com ações. Nesse sentido, ela está dizendo “eu te amo” quando arruma a casa, faz a comida, leva seu carro para a revisão, planeja viagens, entre outras ações práticas.

No entanto, esse tipo de linguagem deve eliminar qualquer estereótipo dos “papéis de esposos e esposas”.  Sendo assim, as tarefas domésticas também são responsabilidades masculinas. A mulher que tem essa como sua primeira linguagem do amor vai se sentir desvalorizada e usada se o cônjuge não demonstrar seu amor por meio de atos de serviço.

5- Toque físico

De acordo com o livro “As Cinco Linguagens do Amor”, o toque físico é uma forma óbvia de comunicar amor emocional. Por meio do contato físico, o corpo libera hormônios do prazer e bem-estar.

Além disso, pesquisas indicam que bebês que são tomados no braço e recebem carinho desenvolvem uma vida emocional mais saudável do que aqueles que são deixados de lado, sem contato, por um longo período de tempo.

Para encher o “tanque de amor” do seu parceiro por meio de toques físicos, tenha o hábito de andar de mãos dadas, lembrar de beijá-la antes de se despedir, passar por ela e dar um beijo na testa ao preparar um café. Enfim, pequenas atitudes que podem transformar o dia para melhor.

Às vezes, para a pessoa em que o toque físico é a primeira linguagem do amor, a presença física do parceiro já é o suficiente para que ela se sinta amada.

Como usar as linguagens do amor?

Para usar as linguagens do amor, a primeira dica é sair do “piloto automático” e estar atento e atenta ao seu parceiro (a). São pequenos detalhes que fazem toda a diferença, mas que no dia a dia são esquecidos e tratados com pouca importância.

Assim, como já foi dito, muitas vezes é uma palavra de encorajamento, um elogio, fazer o café da manhã, ouvir atentamente o outro, fazer carinho por meio de toques físicos que demonstram que você realmente se importa com ele (a).

Como descobrir qual é a sua linguagem do amor predominante?

Para a maioria das pessoas será fácil identificar qual a sua primeira linguagem do amor e a de seus parceiros. Normalmente, a nossa linguagem do amor predominante é aquela que usamos para demonstrar amor aos outros. De igual modo, para descobrir a língua do seu par, basta observar o que ele faz e diz para demonstrar amor por você.

Gostou deste conteúdo?

Então, confira mais detalhes sobre as 5 linguagens do amor no vídeo a seguir:

Fontes: ibccoaching; boaformaabril; istoe.

Referência Bibliográfica: As Cinco Linguagens do Amor, Gary Chapman, 1992.

Recomendados para você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *