Masturbação masculina: benefícios e perigos da prática

Masturbação masculina: benefícios e perigos da prática

Sabemos que a masturbação masculina não é tão polêmica socialmente quanto a das mulheres, mas ainda existem alguns tabus que precisam ser respondidos. Sejam eles sobre a importância, e também sobre os riscos, que existem.

Falaremos mais a respeito a seguir.

O que é a masturbação masculina?

De forma simples, a masturbação masculina é o ato de tocar, acariciar ou estimular o pênis em busca de prazer sexual. Essa prática é muito comum, natural e está diretamente ligada à intimidade que muitos homens praticam ao longo de toda a vida.

A masturbação pode começar ainda na infância, bem cedo. Mas é na adolescência que essa prática fica mais acentuada devido ao aumento da produção hormonal. Os jovens tendem a despertar a curiosidade sobre o próprio corpo, explorando cada parte dele para saber o que lhe dá mais prazer.

“A adolescência é uma fase de autoconhecimento muito intensa. Isso passa por experiências emocionais e físicas. O corpo é exposto a níveis mais altos de hormônios e, consequentemente, a libido fica mais aflorada”, explicou Willy Baccaglini, médico urologista da Comunidade Saúde da Alice.

Como se pratica a masturbação masculina?

Como foi dito, a masturbação masculina é quando o homem toca o próprio pênis e o estimula, de alguma forma, até que chegue ao orgasmo. O modo e a força de tocar depende de cada um, mas geralmente começa com uma massagem suave.

Uma das mãos segura o corpo do pênis, de modo que envolva toda aquela região. Aí é feito o movimento de vai e vem, estimulando a glande do pênis. Isso pode ser feito pelo próprio homem ou então pela parceira – ou parceiro.

Lembrando que é possível deixar o momento ainda mais prazeroso com o uso de lubrificante. Esse produto ajuda a evitar atrito entre a mão e o órgão genital, permitindo que o deslizamento seja mais suave. Além disso, o efeito de lubrificação deixa tudo mais intenso.

Existem ainda sex toys desenvolvidos exclusivamente para o momento, como as Cápsulas Masturbadoras Dionísio da Vibrio, que podem ser encontradas em seis texturas diferentes. E cada uma delas fará muita diferença na hora de estimular a glande. Conheça um pouco mais clicando aqui.

Quais são os riscos da masturbação masculina?

A masturbação é saudável, mas tudo o que é feito de forma exagerada pode oferecer alguns riscos. Confira:

1. Dependência

Muitas pessoas se tornam totalmente dependentes da masturbação quando a praticam em excesso. Ou seja, elas começam a encontrar dificuldade em controlar a frequência e a duração desse momento. Além disso, acostumam-se tanto com o próprio toque que não conseguem alcançar o orgasmo quando se relacionam com outras pessoas.

2. Problemas de relacionamento

Quando você só sente prazer com o próprio toque, as relações sexuais com outras pessoas pode não parecer tão interessante, o que faz esfriar os relacionamentos das pessoas mais dependentes da masturbação.

3. Ansiedade ou culpa

Algumas pessoas podem sentir ansiedade ou culpa relacionadas ao ato de se masturbar, principalmente quando são ensinadas que isso é errado ou imoral.

4. Problemas de saúde mental

A masturbação excessiva pode ser um sintoma, ou mesmo um fator que contribui para problemas de saúde mental, como a depressão ou ansiedade.

5. Irritação da pele

A masturbação geralmente é feita com movimentos de vai e vem. Então, se o homem pratica com muita frequência, a pele da região pode ficar irritada, especialmente se a pele for muito sensível e a mão áspera.

Quais são os benefícios da masturbação?

1. Melhora o conhecimento do corpo

Um dos principais benefícios da masturbação é o conhecimento sobre o próprio corpo. Ela ajuda o homem a identificar os pontos mais sensíveis, excitáveis, dolorosos e os sinais pré-orgasmo. Desse modo, é possível melhorar a qualidade e a segurança na relação sexual.

2. Melhora a imunidade corporal

De acordo com vários estudos, se masturbar com frequência faz com que o corpo aumente a produção de anticorpos, aumentando assim a imunidade. Isso acontece porque a ejaculação aumenta os níveis de endorfina e cortisol endógenos. Desta foram, melhora a regulação do sistema imunológico.

3. Melhora o humor

A masturbação libera também endorfinas (neurotransmissores), citocinas (substâncias que modulam a resposta imune) no organismo. São substâncias capazes de aumentar a sensação de prazer, sono e relaxamento. Esse fenômeno no corpo ativa circuitos de recompensa, deixando o homem mais feliz, relaxado e bem-humorado.

4. Diminui o risco de problemas de ereção

Quando o assoalho pélvico começa a perder tônus muscular, as chances de problemas de ereção e incontinência urinária são aumentadas. A masturbação ajuda nisso, pois fortalece a musculatura nessa região do corpo.

5. Reduz o risco de câncer de próstata

De acordo com um estudo da Universidade de Harvard, publicada no Journal of American Medical Association, homens que ejaculam pelo menos 21 vezes durante o mês têm 33% menos chances de desenvolver câncer de próstata.

Por não ser tão simples assim alcançar essa marca com sexo, a masturbação entra como uma grande aliada. Mas é preciso mais estudos para comprovar, de fato, esse levantamento.

COMPRE AQUI A SUA CÁPSULA MASTURBADORA DIONÍSIO DA VIBRIO

Como saber se a masturbação masculina virou um vício?

Muitas vezes o vício em se masturbar está ligado ao hábito de consumir pornografia. Quando essa é a realidade, é preciso identificar em quais situações a pessoa recorre à prática.

Existe uma série de sinais que podem levar alguém a acreditar que pode estar, de fato, viciado em masturbação. Como por exemplo:

Em situações assim, indica-se conversar com um psicólogo ou terapeuta sexual. Eles poderão entender melhor se há um problema e qual a seriedade dele.

Fontes: Homem no Espelho; Upmen; Omens; Clínica Unix; Centro Clínico do Homem

Recomendados para você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *