mapa do prazer

Mapa do prazer: descubra os pontos erógenos do seu corpo

O sexo está entre as coisas mais prazerosas da vida! Por isso, estamos sempre em busca de intensificar as nossas relações. Realizamos fantasias, adicionamos elementos eróticos e procuramos explorar cada vez mais o nosso próprio corpo. E essa é a parte mais importante, até porque existem vários pontos erógenos que fazem o sexo ser muito mais prazeroso. O conjunto dessas zonas é o que chamamos de mapa do prazer.

O que é mapa do prazer?

Quando falamos de zonas de prazer, automaticamente pensamos no pênis e na vagina. Mas devemos deixar esse pensamento fechado de lado e não limitar o prazer às genitálias. Isso pode bloquear as infinitas possibilidades de vivenciar coisas prazerosas que o nosso corpo pode oferecer.

De acordo com a educadora sexual Claris Leal, o sexo é muito mais do que os princípios básicos que nos ensinaram desde muito cedo. O nosso corpo conta com diversos pontos sensíveis e que podem elevar o nível de prazer quando bem estimulados. O conjunto desses pontos é o que chamamos de “mapa do prazer”.

“Temos um corpo erógeno, passível de receber sensações maravilhosas. Quando nos privamos disso e partimos direto para os genitais, perdemos o prazer em uma área específica. Com isso, podemos experimentar orgasmos menos intensos”, disse ela.

Ainda de acordo com Claris Leal, qualquer parte do nosso corpo que possa despertar prazer ou sensações excitantes pode ser considerada uma zona erógena. Ou seja, cada pessoa tem o seu próprio ponto de prazer.

“Não vai ser igual para todo mundo. Mas a grande beleza da descoberta é saber que não há um manual de instruções. A delícia é ir explorando, pois essa é uma jornada eterna”, declarou ela. Inclusive, não é porque descobrimos uma zona erógena em algum momento da vida que aquela região vai para sempre nos trazer satisfação.

A educadora sexual ressalta também que o nosso mapa do prazer pode mudar com o passar dos anos. Enquanto alguns pontos deixam de dar prazer, outros começam a ser totalmente prazerosos quando estimulados.

Mapa do prazer feminino

1. Orelhas

Muitos não sabem, mas o lóbulo, parte de trás da orelha, e também a cavidade do pavilhão, são áreas extremamente sensíveis. Quando a mulher está excitada, essa zona fica com uma sensibilidade ainda maior. É por isso que, quando tocadas nas orelhas, as mulheres arrepiam.

Na hora H, a mulher pode pedir ao parceiro para usar a boca, a língua e os dentes para estimular as orelhas com leves mordidas. Acredite em mim: você vai se surpreender! Muitos casais chegam ao fim da vida sem saber o quanto esse local pode ser prazeroso e um forte aliado do prazer. Vale a pena investir um tempo nessa área.

2. Parte interna da coxa

Antes de finalmente chegar à vulva, é interessante dar uma paradinha na parte interna da coxa. Essa é uma das partes mais sensíveis do corpo da mulher! Vale a pena fazer um carinho, de baixo para cima, sem pressa. Arranhar devagarinho provoca sensações deliciosas na parceira.

Se quiser deixar a relação ainda mais quente, peça ao parceiro para se ajoelhar e distribuir beijos ao longo dessa região. Você escolhe a posição e deixa o caminho livre para ele ousar um pouco mais em seguida.

É importante deixar de lado a ideia de que precisamos ir direto à região genital. Homens e mulheres na casa dos 40+ aprenderam sobre a sexualidade de uma forma diferente. São ensinamentos antigo que precisam ser atualizados. E nunca é tarde para isso!

3. Aréolas

Os seios são muito estimulados durante o sexo, já que eles podem despertar o prazer tanto dos homens quanto das mulheres. Pois saiba que é possível aperfeiçoar o estímulo na região. Basta investir na aréola e na ponta do seio. Claro, com muito cuidado, já que se trata de uma região muito sensível, e que pode machucar.

Peça ao parceiro para começar com carinhos leves e, conforme o clima for esquentando, aumentar a intensidade dos toques. Beliscões e mordidas suaves podem ser ótimas escolhas.

4. Baixo ventre

O que é baixo ventre? Em poucas palavras, é a zona entre o umbigo e o púbis. A maioria das mulheres sente muito prazer quando são estimuladas nessa região. A dica é: peça ao parceiro para esfregar suavemente a palma da mão nessa parte, como se quisesse esquentar a pele.

Esse carinho, por mais que pareça sutil e discreto, pode despertar o tesão e deixar a barriga cheia de borboletinhas internas, implorando por mais.

5. Clitóris

Claro que não poderia deixar o clitóris de fora! O certo é que essa área seja estimulada quando a mulher já estiver bem relaxada. Durante a relação, ela mesma pode fazer os estímulos ou pedir ao parceiro. Quando se está bem excitada, não há o incômodo de quando não está. A língua é uma ótima ferramenta para levar qualquer mulher à loucura.

6. Ponto A

De acordo com a sexóloga clínica Megwyn White, “para encontrar o ponto A, você precisa encontrar a ponta do seu colo do útero. Pode fazer isso usando a mão ou um brinquedo. Quando tocar na cérvix, no fim da vagina, você vai sentir a ponta do colo do útero, uma região macia e bulbosa”.

Essa é uma forte zona erógena vaginal que pode render orgasmos intensos quando bem estimulada.

7. Por trás dos joelhos

Essa é uma área pouco explorada, mas extremamente prazerosa! A parte de trás dos joelhos e dos cotovelos é uma área com a pele muito fina, assim como na virilha. Nesses pontos, as terminações nervosas ficam mais expostas, ou seja, a sensibilidade ao toque é imensa.

Mapa do prazer masculino

1. Virilha

A virilha, por estar bem próxima ao pênis, tende a ser uma das mais poderosas zonas erógenas do homem. De acordo com sexólogos, quando estimulada, pode até mesmo resultar em orgasmos intensos.

Basta passar a mão com um toque firme ou, se preferir, dar algumas mordidas leves e beijos calorosos. Faça isso olhando para cima, fazendo com que o seu olhar se encontre com o do parceiro. Essa troca desperta sensações únicas no homem.

2. Dedos das mãos

Muitos não sabem, mas os dedos são muito sensíveis. Essa parte do corpo possui uma grande quantidade de terminações nervosas. Para desfrutar disso, deixe o nojo de lado na hora H e sugue um por um.

O parceiro ficará nas nuvens com a sensação, principalmente por parecer com um sexo oral. Por fim, faça com que ele passe os dedos por todo o seu corpo, indo dos seios para a barriga e depois na sua região mais íntima.

3. Pescoço

Além de extremamente sensual, o pescoço e a nuca são áreas muito sensíveis. É a mesma coisa que o arrepio atrás da orelha.

Para tirar proveito disso, basta beijar e dar leves mordidas no pescoço durante a relação. Ao final, quando já estiverem na parte da penetração, passe sua mão pela nuca do parceiro e puxe devagar os cabelos próximos a região.

4. Costas

Muitas mulheres admiram e adoram essa parte do corpo do homem. E sim, ela também é uma forte zona erógena. Então, durante a relação, não hesite quando quiser ir além. Passe as unhas suavemente, dê beijos calorosos, com desejo. Pode começar de baixo e ir subindo, depois descendo na velocidade que achar mais prazeroso.

5. Glande

Assim como o clitóris, a glande – ou melhor, a cabeça do pênis – é a área mais sensível e prazerosa do homem. Por isso ela exige um cuidado especial. Nada de mordidas fortes ou uma pegada muito bruta logo de cara. Na hora de masturbar, vá com calma, com movimentos suaves para não machucar.

5 dicas para explorar e ampliar seu mapa do prazer

1. Foco nas preliminares

As preliminares são muito importantes no sexo. Aquele momento antes da penetração faz com que o ato em si se torne mais intenso e, é claro, resulte em orgasmos mais poderosos. Então não tenha pressa e explore bem o corpo do seu parceiro, permitindo que ele faça o mesmo.

Isso irá aumentar a intimidade do casal e as chances de boas descobertas.

2. Toque-se

Só conhecemos as zonas erógenas se tocarmos em alguma parte e sentirmos prazer. Então, fica claro que isso só é possível quando colocamos a mão na massa. Permita que o parceiro ajude na hora de explorar cada parte do seu corpo.

Foque em sentir para descobrir onde o prazer é maior. Uma boa dica é: experimente uma boa massagem com óleos que tenham perfumes diferentes, texturas e que dão a sensação de esquentar ou esfriar, por exemplo.

3. Combine os estímulos

O segredo para aproveitar ao máximo o prazer nas diferentes zonas erógenas é combinar simultaneamente estímulos de diferentes áreas. Um exemplo clássico é estimular o clitóris durante a penetração, ou massagear os testículos enquanto faz o sexo oral no corpo do pênis.

4. Deixe a curiosidade fazer o seu papel

Ser curioso durante o sexo é algo bom! De acordo com sexólogos, uma boa forma de descobrir o próprio corpo é com a ajuda do parceiro. Mas para isso a vergonha precisa ficar fora do quarto. Não deixe que nada impeça suas ações.

5. Caça ao tesouro

Se você já conhece bem as zonas erógenas do seu corpo, então ensine ao seu parceiro. Mas faça um joguinho antes! Dê dicas de onde e como você mais gosta de ser tocada, coloque a mão dele próxima a região e deixe que ele procure exatamente onde você quer ser estimulada. Esse pode ser um jogo extremamente prazeroso.

6. Lábios

Ao beijar, os lábios aumentam de volume por causa do fluxo de sangue na região. A pele fina dos lábios é supersensível a toques, estímulos e temperaturas diferentes. Sendo assim, mordidas leves costumam aumentar o entusiasmo e deixar o homem mais excitado. Mas cuidado, pois mordidas fortes podem acabar completamente com o clima.

7. Pés

Os pés são partes do corpo que dividem opiniões! Eles possuem todas as características de uma zona erógena, mas podem despertar arrepios de prazer ou calafrios de repulsa. Por isso é importante saber se a pessoa gosta de estímulos nessa região e, se não gostar, precisamos respeitar.

Fontes: Pátio Hype; Claudia Abril; Gaucha ZH; Metropoles; Delas; Mariza Frade

Recomendados para você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *