Impotência ao usar preservativo

Por que alguns homens têm impotência ao colocar preservativo?

Muitos homens já enfrentaram a impotência ao usar preservativo. A ereção desaparece e eles simplesmente “brocham”. Esse é um dos motivos pelos quais o uso do preservativo está perdendo forças, pois a impotência é o maior dos temores masculinos na hora do sexo.

De acordo com Jefferson Lopes, urologista do Instituto de Sexualidade Masculina, essa queixa é muito comum. O profissional ainda ressaltou que esse não deve ser um motivo para abrir mão da camisinha e que, independente da idade, é sempre válido se proteger contra vários IST’s. Confira um pouco mais sobre o assunto a seguir.

Por que alguns homens têm impotência ao colocar preservativo?

Já deixando claro, a culpa não é da camisinha! Essa é uma afirmação do profissional. “Na maioria dos casos, essa perda de ereção é psicológica. O preservativo não corta a circulação… É tudo mito”, explicou o coordenador do departamento de sexualidade humana da Sociedade Brasileira de Urologia, Eduardo Bertero.

Então, por qual motivo alguns homens sofrem impotência ao usar preservativo? A resposta é: na hora de colocar o preservativo, muitos homens experimentam sentimentos de insegurança e ansiedade. Isso pode afetar diretamente a ereção.

É mais comum na primeira relação sexual com a parceira, mas também pode acontecer quando já é uma relação estabelecida. Tem tudo a ver com a falta de intimidade e, também, com o nervosismo – a depender da situação.

E quanto menos acostumado o homem for com o uso da camisinha, pior a situação. “Muitos não tem uma ereção tão boa ou tem menor sensibilidade, o que dificulta a colocação da camisinha. E ele acha mais fácil atribuir isso ao preservativo”, completa Jefferson Lopes.

Mais uma vez, ainda de acordo com os profissionais, nenhum preservativo é apertado ao ponto de cortar a circulação. Se a camisinha está “apertada”, a solução é trocar por um modelo maior. Mas é importante ressaltar que preservativos largos demais também podem ser perigosos, pois o tamanho errado prejudica a proteção.

Quando usar o preservativo é um problema, o ideal é ter muita calma e treinar muito. “Concentre-se no prazer da outra pessoa, curta e você tirará o peso da situação”, sugere Jefferson. Dá até para transformar o ato de colocar a camisinha em uma preliminar bem sensual.

Como resolver esse problema?

Agora que ficou claro que a camisinha não é a vilã dessa história, permanece a dúvida de como resolver o problema da impotência ao colocar o preservativo. A primeira recomendação é ter calma! Não adianta forçar uma situação de forma desesperada e com intenção de resolver o problema magicamente.

Isso tende a gerar ainda mais ansiedade, culpa e pressão. A dica primordial é: dialogar! Conversar com a parceria sobre os medos, anseios e dificuldades é o primeiro e mais importante passo. O jogo aberto deixa o casal mais cúmplice e íntimo para lidar com todos os problemas.

Também é muito importante que se crie uma intimidade maior com a camisinha. Masturbar-se sozinho ou com o auxílio da parceira pode melhorar a relação com o preservativo, deixando-o menos aversivo e natural no sexo. Vale lembrar que a camisinha é o método mais eficaz na hora de evitar doenças sexualmente transmissíveis.

Por que não deixar de usar o preservativo?

É comum se deparar com homens, especialmente os mais velhos, que se recusam a usar preservativo. Até mesmo os que não possuem uma parceira fixa. Geralmente a justificativa é que não estão mais na idade de contrair alguma doença sexualmente transmissível. Mas isso é mentira!

Os casos de infecções por HIV aumentam numa velocidade considerável entre a população. Todos estão propensos a contrair se não usar o preservativo! De acordo com os dados da ONU, os casos de contaminação por HIV no Brasil aumentaram 3% entre os anos de 2010 e 2016.

Enquanto isso, no resto do mundo os casos caíram 11%. Mas esse não é o principal problema! A camisinha previne a transmissão de outras doenças, como: sífilis, gonorreia, herpes e etc. Segundo os profissionais da saúde, o preservativo é o único método seguro que existe para a prevenção de doenças.

Como essas doenças são invisíveis e muitas vezes silenciosas, o uso do acessório sexual se torna ainda mais necessário. Sendo assim, recomenda-se não fazer sexo casual sem proteção. E lembre-se: a culpa pela perda de ereção não é do preservativo!

Em caso de qualquer problema, procure por ajuda médica!

Fontes: Elidio Almeida; Manual do Homem Moderno; Delas; Diário Gaúcho;

Recomendados para você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *