Dor no pênis

22 causas de dor no pênis e como tratar

Diferente das dores musculares, a dor no pênis não é considerada muito comum. E mesmo que seja fraca, é preciso se atentar, porque pode ser sinal de várias doenças que, uma vez negligenciadas, são capazes de causar sérios problemas no futuro.

Trauma peniano, câncer no pênis e trombose no órgão genital são algumas das causas mais graves da dor no pênis. Mas fique tranquilo: pode ser um sintoma mais comum. Diante do assunto, decidimos trazer uma lista completa das causas. Então, confira conosco a seguir e fique atento.

22 causas de dor no pênis e como tratar

1. Trauma peniano

Não é tão difícil assim causar um trauma no pênis. Durante uma briga, por meio de um esbarrão ou até mesmo durante o sexo, quando o órgão se “dobra” de forma indesejada na hora H. Nesses casos, pode ocorrer uma dor muito forte que se estende por dias.

De modo geral, durante uma estocada forte no sexo, o pênis pode até mesmo ser fraturado. Essa condição exige ajuda médica com urgência. Quando isso acontece, o pênis fica muito inchado e perde a ereção. O especialista precisa ser consultado o quanto antes para evitar o surgimento da doença de Peyronie.

2. Doença de Peyronie

Mais comum entre os homens a partir dos 40 anos, a doença de Peyronie causa inflamação e fibrose. É possível percebe-la por conta do formato do pênis, que começa a entortar para um dos lados. Além disso, outro sintoma muito comum é a dor durante a relação sexual, quando o pênis está ereto. O incômodo interno ocorre na fase inflamatória da doença e pode durar dias, semanas e até meses.

Homens com essa doença podem perceber uma diminuição no tamanho e no calibre peniano. Um médico especialista precisa ser consultado, pois essa infecção pode causar curvaturas que inviabilizam a relação sexual. O tratamento, na inicial, pode ser feito com remédio e reabilitação. No entanto, quando a curvatura está sedimentada, é preciso se submeter a uma cirurgia para que o órgão volte ao normal.

3. Uretrites

Uretrites são infecções que provocam dor no canal da uretra. De modo geral, é quando uma bactéria coloniza o órgão, fazendo com que o homem sinta fortes dores no canal do pênis. O homem pode notar a doença quando sente incômodo na hora de urinar. É uma ardência no canal da urina que pode vir acompanhada de secreção. O tratamento é feito com antibióticos prescrevidos por um médico.

4. Priapismo

O priapismo é a condição que faz com que o pênis fique ereto por mais de 4 horas seguidas. Alguns homens acreditam que isso é um benefício surpreendente, mas eles estão enganados. A ereção prolongada pode causar fortes dores e até mesmo lesões no tecido peniano. Então é um caso de emergência urológica.

Esse problema pode acontecer porque o homem injetou alguma medicação no pênis para deixa-lo ereto ou porque sofre de anemia falciforme, uso de medicamentos e etc. A condição, cujo nome tem origem na Mitologia Grega, exige um tratamento urgente para que não provoque fibroses irreversíveis.

No pronto-socorro, os profissionais realizarão um procedimento para drenar o sangue retido no pênis. Assim a ereção será revertida.

5. Balanopostite

Essa doença é caracterizada por inflamações na glande ou na pele do pênis. A balanopostite pode ser causada por bactérias ou fungos (que são mais comuns), dermatite de contato, falta de higiene e etc.

No geral, ela causa pequenas fissuras no órgão sexual, causando dor, coceira, ardor, sangramentos e secreções com um cheiro bastante desagradável. Ao ficar com o pênis ereto durante a relação, o homem sente dores fortes. Além disso, a pele machucada também causa bastante incômodo. O profissional precisa analisar cada caso individual antes de prescrever o tratamento.

6. Cálculo uretral

O cálculo uretral faz com que o homem sinta fortes dores na região do pênis por causa do deslocamento da pedra nos rins em direção à uretra. Porém, nessa saída, o cálculo uretral pode obstruir o canal urinário, causando uma forte e intensa dor no pênis.

Nesse processo, a pedra também pode machucar as estruturas do ureter. Sendo assim, é preciso procurar por ajuda médica para receber o remédio adequado para a dor e, em alguns casos, um procedimento cirúrgico para desobstrução da uretra.

7. Trombose do pênis

Embora seja raro, é possível que ocorra uma trombose no corpo cavernoso do pênis. Também conhecida como priapismo parcial, ela pode até mesmo aparecer em homens mais jovens, na faixa dos 30 anos em diante.

Além de causar dor no pênis, a principal complicação da trombose é a disfunção erétil. O tratamento é feito com anticoagulante, anti-inflamatórios e até cirurgia, caso seja necessário. Os medicamentos só podem ser consumidos após serem indicados por um profissional.

8. Trombose da veia dorsal do pênis

Outra doença que causa dor no pênis é a trombose que ocorre na veia dorsal do órgão genital. Essa também é conhecida como Doença de Mondor, caracterizada por um endurecimento na veia dorsal do pênis.

As causas podem ser traumas provocados durante o sexo; “estrangulamento” peniano por diversos motivos; injeções; neoplasias e alguns tipos de cirurgias. Homens que sofrem dessa condição podem buscar tratamento por meio de medicamentos anti-inflamatórios. Mas alguns casos exigem uma medida mais extrema, especialmente quando o paciente não responde bem à medicação. Assim, uma cirurgia é prescrita pelo profissional que está fazendo o acompanhamento.

9. Câncer de pênis

Muitas pessoas não sabem, mas o câncer de pênis existe! É um tumor bastante raro que, no começo, não costuma causar dor. Quando começa a ser um incômodo, significa que está em um estágio mais avançado, se infiltrando nas terminações nervosas do homem.

O paciente pode notar o problema por conta de uma ferida persistente, que não se cura sozinha. Ela fica localizada na glande, no prepúcio ou no corpo do pênis. Quando isso acontecer, o médico precisa ser procurado imediatamente.

Existem algumas situações que aumentam o risco de câncer no pênis, como a má higiene íntima, infecções pelo vírus HPV e estreitamento do prepúcio, por exemplo. Usar preservativos nas relações sexuais e realizar a cirurgia de fimose são formas de prevenir o problema. O tratamento de câncer no pênis é feito por meio de cirurgia, radioterapia ou quimioterapia.

10. Linfagite esclerosante

A linfagite esclerosante também causa dor no pênis, mas não é muito comum. Ela ocorre porque os vasos linfáticos penianos, que transportam a substância conhecida como linfa, podem infeccionar, causando sérios problemas.

A doença começa a se manifestar como um cordão que fica próximo à glande, embaixo do sulco coronal. Sendo assim, acaba provocando uma dor no freio do pênis. De modo geral, o diagnóstico é muito difícil e precisa ser realizado por um especialista que esteja familiarizado com patologias na região genital.

11. Fimose ou parafimose

Quando o homem não consegue expor totalmente a glande ao tracionar o prepúcio, ele sofre de fimose. Embora comum, a condição não é tão simples, e pode causar fortes dores no pênis.

Além disso, homens adultos com fimose podem enfrentar problemas no desempenho sexual. Por esse motivo, o recomendado é procurar ajuda médica o mais rápido possível. O tratamento é realizado por meio de uma cirurgia e traz muitos benefícios, como permitir a melhor higienização do pênis, diminuir as chances de contrair alguma doença sexualmente transmissível (DST) e evitar quadros de infecções fúngicas.

Vale ressaltar que a cirurgia de fimose pode ser feita ainda na infância. Inclusive é o momento ideal para ser feita, já que o processo de cura pode ser mais rápido e preciso.

12. Doenças sexualmente transmissíveis

Existem algumas doenças sexualmente transmissíveis, as chamadas DST’s, que provocam dor no pênis. A herpes é um exemplo bem comum. De modo geral, essa doença pode iniciar sua ação com a manifestação de dor, uma sensação de “pinicamento” na região e, posteriormente, o surgimento de algumas bolhas.

Já a gonorreia, ou a infecção por clamídia, podem apresentar dor e ardência no pênis ao urinar. Além disso, o órgão costuma a soltar secreções nada agradáveis de ver ou sentir. Ao suspeitar de qualquer um desses problemas, recomenda-se buscar por ajuda médica.

13. Pós-operatório

Muitos homens enfrentam dores no pênis depois de realizar alguma cirurgia, como a de fimose, prótese peniana, implante, correção da Doença de Peyorine e outras. Todas elas podem desencadear fores dores durante o processo de cicatrização.

Existem ainda alguns casos mais raros, nos quais os pacientes ficam com dores crônicas no órgão genital, mesmo após a recuperação. Um desses casos é a cirurgia de fimose quando o paciente é criança. Sendo assim, torna-se indispensável o acompanhamento médico. O profissional pode indicar o que precisa ser feito para lidar com as dores e somente ele pode indicar algum tipo de medicamento.

14. Causas psicossomáticas

Nem sempre as causas terão, de fato, um fator físico. Em algumas situações, a dor no pênis pode ter causas psicossomáticas. Por exemplo, em algumas situações o paciente pode sofrer com esse tipo de dor no pênis ou na uretra quando tem uma ansiedade moral, geralmente por ter vivido uma relação extraconjugal, entre outros.

15. Prostatites

A prostatite é outro motivo para que um homem tenha dor no pênis! O tipo mais comum é a Síndrome Pélvica Perineal Dolorosa, uma inflamação crônica bastante problemática.

Essa síndrome pode provocar dor no tronco do pênis, nos testículos e até mesmo no períneo, o espaço entre os testículos e o ânus. A prostatite pode, ainda, levar o paciente à ejaculação precoce, disfunções urinárias, impotência sexual e dor no órgão genital após a ejaculação.

Todos os sintomas afetam diretamente na qualidade de vida e podem provocar grandes problemas emocionais. Então, exige um tratamento multidisciplinar, com fisioterapeutas, andrologista, psiquiatra e psicólogos.

16. Excesso de masturbação

Esse caso é bastante comum, principalmente na fase da adolescência, quando os hormônios masculinos estão agindo de forma fervorosa no organismo. Desse modo, os garotos tendem a praticar a masturbação de forma excessiva, quase compulsiva. Em alguns casos, isso acontece até mais que 5 vezes por dia.

O adolescente que segue uma rotina dessas poderá ter episódios de fortes dores no pênis após a ejaculação em excesso, justamente por estimular demais o órgão. A forma de lidar com isso é diminuir a frequência dos estímulos. Afinal, o pênis precisa de um descanso após uma série de ejaculações.

17. Uso exagerado de extensor peniano e bomba de vácuo

Esses são dispositivos criados para auxiliar a reabilitação peniana e melhorar a ereção. No entanto, o uso exagerado pode causar dores intensas no órgão. Isso porque ele se estica excessivamente e continuamente.

Para usar esses recursos, o homem precisa de orientação e acompanhamento de um especialista. Sendo assim, deverá fazer o alongamento do pênis no limite indicado pelo médico. Quando esse limite é ultrapassado, o homem pode sentir dor e até mesmo lesionar o órgão.

18. Câncer de próstata

O câncer de próstata pode causar diversos danos ao corpo, inclusive ao pênis. É possível suspeitar da doença por meio dos vários sintomas, como dor na lombar, problemas de ereção, dor na bacia ou joelhos, sangramento pela uretra e, é claro, a dor no pênis.

O tratamento pode ser feito por meio de radioterapia, quimioterapia ou, em alguns casos, procedimento cirúrgico. Ao sentir qualquer um desses sintomas, o médico precisa ser consultado para fazer a avaliação de forma singular. Lembrando sempre do exame do rotina que deve ser realizado com frequência após os 40 anos.

19. Belanite

A belanite é outra doença que causa fortes dores no pênis. Essa é uma condição que ocorre devido a uma inflamação no prepúcio, a pele que recobre a cabeça do pênis e na própria cabeça. Geralmente está associada a várias causas, sendo mais comum em homens portadores de fimose.

Somente um profissional pode fazer a avaliação e recomendar o tratamento correto.

20. Síndrome de Reiter

A Síndrome de Reiter, também conhecida como artrite reativa, é caracterizada pela presença de uretrite não gonocócica, artrite, conjuntivite e lesões mucocutâneas. Ela é mais comum em homens de 20 a 40 anos e com uma história prévia de infecções.

O tratamento é feito com anti-inflamatórios não esteroides. Mas somente o médico poderá receita-los, assim como a quantidade a ser consumida e a frequência.

21. Cálculo na bexiga

O cálculo na bexiga é bastante comum! Os pacientes podem identificar a doença quando vão ao banheiro, já que esse problema resulta em dificuldade para urinar e presença de sangue na urina. Além disso, outros sintomas são: infecções, febre e mal-estar, assim com dores na cabeça do pênis (glande), no saco escrotal, quadril, costas e abdômen.

O tratamento do cálculo na bexiga é feito por meio de cirurgia convencional, com incisão na bexiga. Assim, retira-se os cálculos. Esse procedimento não deixa complicações ou lesões em outros órgãos do homem.

22. Candidíase

Essa é uma infecção causada pelo fungo Candida albicans. A candidíase provoca inflamações na glande e coceira, além da presença de placas esbranquiçadas e outros sintomas. Apesar de ser mais comum nas mulheres, homens também podem sofrer com isso, principalmente os que possuem diabetes, se não fizerem a higiene íntima de forma adequada ou se estiverem com o sistema imunológico frágil.

Situações de abafamento prolongado, uso de roupas íntimas molhadas, umidade e calor também favorecem a infecção.

O tratamento consiste no uso de medicamentos e pomadas antifúngicas prescritas por um profissional.

Fontes: Omens; Dr. Marco Túlio Urologista; Minha Vida; Dr. Bruno Garcia; Dr. Paulo

Referências bibliográficas:

Angelo M. Penello, Bianca C. Campos, Marcela S. Simão, Michelle A. Gonçalves, Pedro M. T. Souza, Roberto S. Salles, Edilbert Pellegrini. Herpes Genital.

Gabriel Zanotto dos Santos, Márcia Regina Terra. Sífilis e seus diferentes estágios infecciosos.

Pediatria Moderna 50 (julho 2014); Albany Braz. Fimose: o que se deve saber a respeito.

Recomendados para você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *