curiosidades sobre a libido

13 curiosidades interessantes sobre a libido

Assim como tudo que envolve sexualidade, existem várias curiosidades sobre a libido que você provavelmente não sabe. Antes de tudo, a libido é o mesmo que desejo sexual. Ou seja, representa a intensidade de cada pessoa em relação à vontade de manter relações sexuais.

Vamos saber mais sobre ela.

13 curiosidades sobre a libido que todo mundo deveria saber

1. Quanto mais testosterona, mais libido

Geralmente a testosterona é associada somente aos homens. Mas esse hormônio causa forte efeito no desejo sexual também das mulheres. A testosterona costuma ser mais presente em mulheres mais novas. Ou seja, a falta de libido durante a menopausa está relacionada com a queda dos níveis do hormônio. Sendo assim, quanto mais, maior a vontade de manter relação sexual.

2. A comida, em si, não aumenta a libido

Muitas pessoas investem em vários alimentos durante um encontro, afirmando que eles despertam o desejo sexual. No entanto, não existe qualquer comprovação científica a respeito disso. Ainda assim, não dá para negar que um bom jantar, principalmente a dois, ajuda a esquentar o clima entre o casal.

3. Boa circulação sanguínea ajuda a elevar a libido

Embora não haja comprovação científica de que alguma comida seja realmente afrodisíaca, uma boa alimentação ajuda! De acordo com profissionais da saúde sexual, investir em uma dieta composta por alimentos ricos em antioxidantes, como morangos, aspargos e salmão, faz com que o sangue circule melhor. O que, consequentemente, aumenta a libido.

4. Mulheres atingem o ápice sexual mais tarde

Homens e mulheres têm um amadurecimento sexual diferente! A libido pode variar de acordo com cada pessoa, mas existem evidências suficientes para sustentar que, de modo geral, as mulheres atingem o seu auge sexual aos 32 anos.

Enquanto isso, os homens sentem isso mais cedo, aos 18. A causa disso seriam os hormônios. O homem carrega um nível muito maior de testosterona, o principal responsável pelo aumento do apetite sexual.

5. O álcool é um inimigo

Um drink antes do encontro? Ok! No máximo 2! O excesso de álcool pode ser um grande vilão da libido. É comprovado que a bebida alcoólica deprime o sistema nervoso. Mas se a ansiedade é um obstáculo e anda prejudicando sua vida sexual, algumas doses de álcool podem, sim, ajudar a relaxar. Ressaltamos novamente que isso só deve ser feito de forma moderada.

6. O apetite sexual aumenta durante a gravidez

A maioria das mulheres sente essa alteração por causa do aumento dos níveis de hormônio no sangue. No lado psicológico, defende-se que isso acontece porque elas não têm mais medo de engravidar, então conseguem relaxar mais durante as relações.

7. Antidepressivos podem atrapalhar

Alguns medicamentos podem diminuir o desejo sexual. Os antidepressivos são fortes exemplos disso. Pessoas que estão fazendo um tratamento para depressão, ansiedade ou outro problema psicológico sentem isso na pele.

Quanto aos anticoncepcionais, ainda não há um consenso científico sobre. Existem estudos que indicam essa queda na libido. Mas, por outro lado, existem pesquisadores que apontam o contrário, ou seja, um aumento.

8. O auge do desejo sexual acontece durante a ovulação

Muitas mulheres sentem, em determinado período, um aumento do apetite sexual, mas não sabem quando ou o motivo. A resposta é: período da ovulação. E há uma explicação científica para isso. De acordo com estudos, isso acontece devida a combinação de altos índices de estrogênio e testosterona que ocorre durante a ovulação.

A natureza pensa em tudo! Com o aumento da libido, fica mais fácil a reprodução das espécies.

9. A idade interfere

Essa é uma das curiosidades sobre a libido mais comuns! Sim, a idade interfere. A tendência é que, quanto mais velha for ficando a pessoa, mais o seu desejo sexual diminui. Profissionais afirmam que a idade pode dificultar todas as fases do sexo.

Ou seja, o orgasmo, a excitação, a ereção e, é claro, o desejo estão inclusos. Com o passar dos anos, principalmente depois dos 40 anos, nota-se uma grande queda na produção da testosterona. Isso influencia no desejo sexual de cada pessoa. Existem alguns tratamentos para isso, mas o principal é a reposição hormonal indicada por um profissional.

10. Homens bissexuais têm uma vida sexual mais agitada

De acordo com algumas pesquisas, os corpos de homens bissexuais respondem de forma mais intensa as imagens eróticas de homens do que mulheres. Essa foi uma descoberta que contribuiu para o ceticismo injusto e ultrapassado a respeito da bissexualidade ser ou não uma orientação sexual distinta.

Portanto, um estudo de 2013 destacou uma característica chave capaz de explicar porque alguns homens bissexuais se excitam mais por mulheres do que outros. Homens atraídos igualmente por homens e mulheres tendem a uma curiosidade sexual maior, e isso se reflete na libido.

11. A libido de transexuais é alterada no processo de mudança de sexo

Pessoas trans sofrem uma alteração no apetite sexual durante a transição. Segundo estudo publicado no Journal of Sexual Medicine, em 2014, 71% dos homens transexuais relataram um aumento no desejo por sexo após a terapia de reatribuição sexual.

“Homens transexuais tomam testosterona, e testosterona aumenta naturalmente o desejo sexual”, disse Stefan Rowniak, professor da Universidade de San Francisco. O oposto também acontece. 62% das mulheres transexuais dizem que o apetite sexual diminui depois da terapia. A causa disso é o tratamento hormonal que regula a produção de testosterona.

12. A queda da libido é real

Defende-se que ninguém é obrigado a estar sempre interessado em sexo. Mas o problema de queda de libido é preocupante. São vários os motivos para isso. “Esta diminuição é uma das principais queixas nos consultórios de urologia. Pode ter origem no uso de medicações, drogas, problemas hormonais e questões psicológicas”, disse o urologista e sexólogo Danilo Galante.

13. Homens não têm mais

Os homens produzem mais testosterona. Isso é fato! Mas não quer dizer que eles sentem mais vontade de fazer sexo do que as mulheres. Existem diversas outras coisas que pesam além do hormônios, como ansiedade e hábitos saudáveis, por exemplo. Então, não é certo afirmar, de forma geral, que os homens tem mais libido que as mulheres.

Agora que você já sabe todas essas curiosidades sobre a libido, leia também: Por que o desejo sexual diminui com o tempo?

Fontes: O Globo; iBahia; Revista Galileu; Metropoles

Recomendados para você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *