libido na menopausa

Libido na menopausa: como aumentar o desejo sexual?

A libido na menopausa costuma ser um problema para as mulheres. Isso porque, no período, é comum que ela diminua por vários motivos. As questões fisiológicas, como queda na taxa de alguns hormônios, por exemplo, interferem diretamente no apetite sexual. Mas também há outros fatores relevantes, como ordem da saúde mental.

Embora seja algo preocupante, é possível reverter o quadro. Manter o hábito de vida saudável é uma forma de aumentar a libido na menopausa, assim como se submeter a tratamento médicos especializados. O primeiro passo é consultar com um profissional que indicará a melhor opção.

Como aumentar o desejo sexual na menopausa?

O tratamento adequado varia de mulher para mulher. Por exemplo, a recomendação de reposição hormonal não é para todas. Mas essa não é a única alternativa efetiva para lidar com os problemas da baixa libido na menopausa. Listamos alguns métodos eficazes abaixo.

1. Cuidados com a alimentação

Uma alimentação saudável melhora a qualidade de vida como um todo. Portanto, um plano alimentar que supra todas as carências nutricionais pode combater a baixa libido na menopausa. Sendo assim, inclua alimentos que melhorem o bem-estar e alivie desconfortos.

Nesse período da vida da mulher, as mudanças do corpo e a queda na produção do estrogênio causam efeitos. O metabolismo desacelera, resultando no ganho de peso. Quando não tratado da forma correta pode evoluir e virar obesidade, trazendo outros problemas como diabetes, por exemplo. Entre os melhores alimentos para mulheres na menopausa, estão:

  • Grãos e cereais integrais;
  • Frutas e vegetais;
  • Peixes e frutos do mar;
  • Chocolate acima de 70% de cacau;
  • Fontes de cálcio, como iogurte natural, por exemplo;
  • Gorduras boas (óleos vegetais e azeite extravirgem).

2. Acupuntura

Uma alternativa muito útil e procurada é a acupuntura. Esse método tem se mostrado bastante efetivo no tratamento da libido na menopausa. Mas é preciso manter um acompanhamento profissional para saber como estão evoluindo as coisas.

3. Maca peruana e tribulus para mulher

Esse é outro método alternativo com ótimos resultados. O uso de fitoterápicos, como tribulus terrestres e maca peruana, é ótimo.

4. Atividade física

Assim como a alimentação saudável, a prática de exercícios físicos é recomendada em qualquer período da vida. Mas não melhora somente o físico, como muitos acreditam! Uma rotina com  exercícios diários traz efeitos positivos também para a saúde mental e autoestima da mulher, aumentando assim a libido.

5. Fisioterapia pélvica e pompoarismo

A fisioterapia pélvica e o pompoarismo são ótimos aliados para lidar com problemas de baixa libido na menopausa. Isso porque as técnicas utilizadas auxiliam no autoconhecimento feminino, ou seja, na segurança da mulher. Além disso, fortalecem o assoalho pélvico, o que ajuda a amenizar diversos sintomas da síndrome urogenital na região íntima.

6. Reposição hormonal

Alguns casos só melhoram com reposição hormonal. Sendo assim, o profissional recomenda alguma terapia para repor estrogênio. Geralmente está associado à progesterona e essa pode ser conseguida de diversas maneiras, tais como: pílula, adesivo, gel ou implante hormonal.

7. Laser de CO2 íntimo

Atualmente, esse é um dos tratamentos mais procurados por mulheres na menopausa. Trata-se de um tratamento regenerativo, capaz de combater as queixas da Síndrome Urogenital da Menopausa. O laser repara com a hidratação, lubrificação e aspecto vaginal.

Quais fatores influenciam na libido durante a menopausa?

Como falamos antes, existem diversos motivos para a mulher sofrer de falta de apetite sexual durante a menopausa. Mas os principais são:

1. Síndrome urogenital

Essa síndrome está ligada principalmente à queda hormonal local, mais precisamente do estrogênio. As consequências são várias, mas entre as principais estão: secura vaginal, sensação de incômodo durante o sexo e dor.

2. Alteração na qualidade do sono

Assim como comer bem e se exercitar, o corpo precisa de descanso. É essencial dormir bem para manter a saúde em dia, principalmente durante esse período. Portanto, a insônia é uma das principais culpadas pela baixa libido na menopausa.

3. Sintomas e problemas de saúde mental

Nesse período da vida, as mulheres podem apresentar desde irritabilidade até alterações de humor. O corpo está passando por uma mudança muito intensa. Mas também há casos de depressão e ansiedade nesta fase. Sendo assim, manter o acompanhamento médico é algo indispensável.

4. Modificação do metabolismo

Do mesmo modo, o metabolismo fica desacelerado, o que pode resultar no aumento de peso. Portanto, essas novas condições acabam reduzindo o apetite sexual das mulheres, visto que mexe com a autoestima.

5. uso de determinados medicamentos

A libido pode ser interferida por várias coisas, como o uso de medicamentos. Destaque para os ansiolíticos e antidepressivos.

E aí, gostou da matéria?

Fontes: Dr. Fernanda Torres; A Psiquiatra; Bel Nutrition; O Globo

Recomendados para você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *