o que eu sinto é amor

Como saber se o que eu sinto é amor?

Quando alguém está apaixonado, o nível de dopamina aumenta, e o corpo parece viver uma experiência de outro mundo na presença da pessoa amada. Isso fica ainda mais intenso quando esse amor é recíproco, e ambos vivem uma relação tranquila e prazerosa. No entanto, muitas vezes, pode ser apenas uma paixonite passageira. Então, como saber se o que eu sinto é amor?

É possível diferenciar esses dois sentimentos observando alguns detalhes no dia a dia. Dessa forma, é possível lidar com a situação sem se iludir excessivamente com algo que vai passar. Listamos algumas formas de identificar o que está sentindo. Confira a seguir

9 sinais de como saber se o que eu sinto é amor

1. Você sente vontade de ver a pessoa a todo o momento

Quando estamos apaixonados, queremos estar sempre perto da pessoa, mesmo quando não há nada de especial. E isso está longe de ser dependência emocional! O importante é compartilhar o momento. Você liga, manda mensagens e está sempre procurando novas formas de se encontrar. Mesmo após um dia inteiro juntos, você sente que ainda não é o suficiente. E não importa para você se o outro está de mau humor. O importante é estarem juntos.

Além disso, sempre que se encontram, você fica com os nervos à flor da pele e o coração bate mais rapidamente. Quando pensa no futuro com aquela pessoa, a ansiedade toma conta

2. Vocês tem um relacionamento leve e você se sente segura

Quando se está apaixonada, você sente uma relação leve com a pessoa e não vê dificuldades em se encontrar, mesmo quando está muito ocupada. Sempre arranja um tempo para se verem. Além disso, quando se encontram, procuram formas de se comunicar sem brigas ou desentendimentos, pois o relacionamento está acima do ego e do orgulho.

O amor normalmente vem acompanhado de um sentimento de segurança, como se vocês pudessem confiar cegamente um no outro. Quando estão juntos, não sentem qualquer medo ou preocupação. Você sente que pode compartilhar seus aspectos mais vulneráveis porque sabe que a outra pessoa não quer te machucar.

3. Você sente vontade de apresentar a pessoa amada aos amigos e familiares

Quando você começa a se relacionar com a pessoa de forma mais séria e natural, surge o desejo de apresentá-la aos amigos e familiares. Afinal de contas, você quer compartilhar essa parte tão importante da sua vida com as pessoas queridas. E mais do que isso: você quer que eles gostem uns dos outros. É importante isso!

4. Você dá muitos sinais de afeto

O carinho entre duas pessoas que se amam é algo totalmente natural, seja dentro de casa ou em ambientes com mais pessoas. Quando estamos apaixonados, queremos manter o contato físico sempre que possível. Esses afetos podem se manifestar de diversas maneiras, como andar de mãos dadas ou fazer um cafuné. Se, em algum momento, você notar que não quer mais fazer isso, talvez o amor esteja diminuindo.

5. Você planeja o futuro

Essa é uma das coisas que você precisa notar quando se pergunta: ‘o que eu sinto é amor?’. Quando se ama, sempre inclui a outra pessoa nos planos futuros. Mas isso não quer dizer que precisa fazer o que ela quer. Significa que os caminhos serão trilhados juntos. De modo geral, quando amamos, queremos que o outro venha conosco aos encontros com a família, a uma viagem de férias ou para uma cidade nova

6. Você sempre empatia e compaixão pela outra pessoa

Se o amor é verdadeiro, vocês ficam lado a lado nos bons e maus momentos! E quando um não está muito animado, permite-se sentir as coisas boas do outro para se sentir melhor. Esse nível de intimidade costuma existir em casos de amor verdadeiro, não de paixões passageiras. Isso se dá, inclusive, em casos de doenças, afinal de contas, queremos sempre ajudar a pessoa que amamos a melhorar o mais rápido possível.

7. Você sente ciúmes

É comum sentir ciúmes da pessoa que você ama quando a vê com outras pessoas do lado. Não há nada de errado em pergunta-la quem é tal pessoa, afinal de contas pode ser alguém importante. O mais correto é saber que nem todo mundo deve ser visto como ameaça.

Mas, se esse ciúme começa a ficar exagerado e pouco saudável, nasce um problema. Esse comportamento é tóxico e pode causar sérios problemas no relacionamento. Jamais podemos saber onde o parceiro está o tempo todo, até porque cada um tem uma vida fora da relação.

8. Você pensa na outra pessoa o tempo todo

Quando amamos uma pessoa, ficamos com ela na cabeça o tempo todo. Lembramo-nos dos momentos juntos e o quanto isso é bom. Até mesmo ficamos olhando as fotos que tiramos em alguma situação e falamos dela constantemente com outras pessoas que nos cercam. A pessoa amada é sempre a primeira coisa que passa pela nossa cabeça.

Esperamos sempre uma mensagem para conversar à toa ou uma ligação para sabermos como ela está. Esse sentimento que antes parecia chato, agora é o que nos move diariamente.

9. Você se sente livre para ser quem realmente é

É difícil se soltar com qualquer pessoa. No entanto, quando está apaixonada, sente que está livre para se mostrar para a outra pessoa. A confiança fala mais alta e você vive livremente quando estão juntos. É, inclusive, uma forma de analisar se ele vai ou não gostar de você como realmente é.

Agora que você já sabe se o o que eu sinto é amor, aproveite para ler também: 9 dicas para se relacionar novamente depois uma separação

Fontes: Incrível; Portal Insights; Psicólogo

Recomendados para você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *