Com a popularização das redes sociais, novos temas surgem a cada dia! Um dos assuntos que tem ganhado força é a abrossexualidade. Muitas pessoas que se identificam como abrossexuais compartilham suas experiências, já que é algo ainda pouco discutido e conhecido.
Embora o termo não seja oficialmente reconhecido por órgãos maiores como uma orientação sexual, ele abre espaço para uma discussão mais ampla. Vamos trazer alguns detalhes sobre o tema para que você entenda melhor. Confira a seguir!
O que é abrossexualidade?
A abrossexualidade se caracteriza pela atração por diferentes gêneros, mas essa atração não ocorre de maneira constante. Ela varia de acordo com o período de vida e o estado emocional da pessoa. Usuários do TikTok e outras redes sociais têm compartilhado suas vivências ao se identificarem como abrossexuais.
De acordo com esses relatos, a orientação sexual é descrita como ‘fluida’, podendo mudar ao longo do tempo. Por exemplo, alguém pode se sentir atraído por homens em uma fase da vida, depois se sentir atraído por mulheres, cis ou trans, e em outro momento, isso pode mudar novamente.
Esses relatos estão se tornando cada vez mais comuns nas redes sociais, e muitos falam sobre as dificuldades de explicar essa fluidez para os outros, uma vez que isso pode dar a impressão de que a identidade sexual está mudando o tempo todo.
Um caso que chamou bastante atenção foi o da jornalista Emma Flin, que compartilhou sua experiência em um artigo para o jornal Metro. Emma contou que passou 30 anos sem entender sua própria sexualidade, até que, em 2020, encontrou informações sobre a abrossexualidade por meio da influenciadora americana Zoe Stoller. Emma descreveu essa descoberta como algo revelador, comparando com a sensação de uma lâmpada acesa sobre sua cabeça.
Quais são as características da abrossexualidade?
O Manual de Comunicação LGBTI+, elaborado pela Aliança Nacional LGBTI e a Rede GayLatino, não reconhece oficialmente a abrossexualidade em seu capítulo sobre orientações sexuais. No entanto, o manual recomenda o site como um recurso para a comunidade ampliar seu entendimento sobre a diversidade de orientações sexuais.
A organização inclui regularmente novos termos e descreve o prefixo ‘abro’ como uma maneira de se referir a pessoas cuja atração ou sentimentos sobre a própria orientação sexual são fluidos, ou seja, passam por mudanças ao longo do tempo. Vale ressaltar que, de acordo com a organização, essa fluidez não está relacionada à identidade de gênero, mas sim à mudança nos desejos e atrações sexuais.
Qual a diferença entre abrossexualidade e pansexualidade?
De acordo com a revista especializada no mundo LGBTQIA+, Gay Times, a abrossexualidade é distinta da pansexualidade. Enquanto indivíduos pansexuais não costumam limitar suas escolhas sexuais e amorosas com base em gênero ou orientação, o que pode ocorrer com os abrossexuais é justamente o contrário, com mudanças ao longo do tempo.
A revista descreve que ‘indivíduos abrossexuais podem ser gays por algum tempo, pansexuais depois. A sexualidade deles está sempre em um estado de fluxo’. Esses períodos de mudança podem ser tanto longos quanto curtos, com algumas pessoas vivenciando uma nova mudança em sua orientação depois de vários anos, conforme relatado por aqueles que se identificam como ‘abrossexuais’
- Aproveite para ler: Frayssexualidade: o que é e quais são as características?
Fontes: Metropoles; UOL; F5; OCP; O Hoje;