Fofocar é um ato, essencialmente, humano. Não existe cultura que não se dedique a falar sobre a vida alheia. Nesse sentido, não há nada mais natural do que a fofoca no relacionamento.
O tema veio à tona na internet depois que a influenciadora Mariana Uhlmann revelou ter levado uma bronca do marido, o ator Felipe Simas. Ela contou, por meio do Instagram, que enquanto contava uma fofoca para o companheiro, ele teria questionado seu comportamento. “Isso que você vai me contar vai edificar a minha vida? Edificou a sua? Da nossa família?”.
Sermões à parte, a publicação acabou rendendo cerca de 70 mil curtidas e se tornou meme no Twitter. Além disso, se o intuito do post foi influenciar a eliminação da fofoca no relacionamento, ele teve um efeito contrário: pessoas saíram em defesa dos benefícios da fofoca e a sua importância para a intimidade do casal.
Portanto, confira outros pontos positivos que um mexerico pode trazer para a relação.
5 pontos positivos da fofoca no relacionamento
Quando duas pessoas estão falando, bem ou mal, sobre uma terceira, elas estão formando uma espécie de aliança. Não por acaso, é assim que as amizades acontecem.
1- Aumenta a intimidade entre os dois
A fofoca pode ser um termômetro de que o casal tem intimidade para conversar sobre qualquer coisa e trocar opiniões entre si. Ao contrário, a falta de conversa e leveza pode ser um sintoma de que a relação não está bem.
2- Fortalece o companheirismo e a amizade do casal
Faz bem para a saúde mental dar risadas e compartilhar sobre os fatos da vida alheia. Aquela mensagem dizendo “viu isso” é um ótimo sinal de que você quer incluir o outro no seu mundo. Além disso, demonstra que vocês cultivam uma amizade dentro do relacionamento.
Ademais, a fofoca também contribui para ambos se conhecerem mais e saber seus valores, a maneira de cada um ver o mundo e como estabelecer conexões entre si.
3- Fofoca no relacionamento: tempo de qualidade com o parceiro
Uma conversa leve e descontraída que faz parte de um bom mexerico aproxima o casal. Assim, ao rirem das situações e trocar segredos, vocês se conectam e passam um tempo de qualidade juntos.
4- Melhora a confiança entre os dois
Ao contar segredos ou revelar as suas ideias e opiniões de terceiros para alguém, você está se expondo de certa maneira.
Assim, se cria uma aliança com a outra pessoa e melhora a confiança entre elas. Ou seja, é alguém que você tem a liberdade e a confiança de falar sobre seus pensamentos e sobre a vida dos outros.
Importância da fofoca
Como seres sociais temos “apetite por informações”. Nesse sentido, a fofoca faz parte da essência humana, desde que o mundo é mundo.
É por meio da linguagem e da curiosidade que escolhemos com quem nos vincular e também de quem nós não vamos querer criar laços.
Além disso, é por meio da fofoca que se cria os mitos, as histórias e os personagens.
Em um artigo intitulado “Sobre a fofoca e a vida dos demais” de Atahualpa Fernandez, ela diz:
Um apetite natural, universal e que está enraizado na biologia: a capacidade de cuidar da vida dos demais é parte do que
somos. Ainda que muitos se empenhem em afirmar o contrário, todos somos fofoqueiros por natureza; fofocar é fundamentalmente humano.
Goste ou não da fofoca: convenhamos que, sem difamar nem prejudicar ninguém, o mexerico pode ser compartilhado entre a sua intimidade com o outro e, portanto, fazer uma espécie de “aliança” com ele.
Gostou deste texto? Então não deixe de conferir mais detalhes sobre a fofoca no vídeo a seguir:
Fontes: universa; mulher; reportermt.
Referência bibliográfica: Artigo: “Sobre a fofoca e a vida dos demais”. Autor: Atahualpa Fernandez. Ano: 2015