10 sinais que indicam que você encontrou sua alma gêmea

10 sinais que indicam que você encontrou sua alma gêmea

Alma gêmea existe ou é apenas uma fantasia popular sobre o amor? Bem, não temos como comprová-la de forma científica. Há quem jure que achou a sua metade da laranja e outros que ainda estão à procura da sua.

Mas você sabe de onde veio esse mito?

Em suma, essa visão de que existe uma pessoa que nos completa encontra inspiração na fábula de Aristófanes, narrada por Platão em seu livro “O banquete”.

Na fábula, erámos seres duplicados: com quatro braços, quatro pernas, duas cabeças e dois sexos. Havia os que tinham dois genitais masculinos, os com dois genitais femininos e outros com os sexos feminino e masculino.

Com toda essa duplicidade erámos seres fortes. Então, os deuses teriam se voltado contra nós. Com o medo de que poderíamos tomar o lugar deles. E, portanto, Zeus nos cortou pela metade e nos espalhou pelo mundo. Após isso, passamos a viver sentindo a falta da nossa outra metade e à procura dela.

É importante ressaltar que a fábula contempla o amor homossexual, além do heterossexual. Mas será mesmo que temos outra metade?

A busca pela completude

No livro “A gente mira no amor e acerta na solidão”, a psicanalista Ana Suy conta a fábula de Aristófanes sobre a alma gêmea. Em seguida, ela faz uma observação interessante. Partindo do seu olhar psicanalítico, ela pontua:

Pensamos que, no amor, encontraríamos a parte que supostamente nos falta, a parte que nos livraria da nossa própria falta, a parte que nos preencheria. No entanto, quando amamos alguém, a nossa falta tende a ser duplicada. A gente não encontra a parte que nos faltava, até então. A gente encontra a metade que fará falta a partir dali.

Nesse sentido, a autora diz que “somos seres faltantes” e que isso não é um problema. É justamente essa falta que nos apresenta a solução: a de fazer parcerias.

Você já quis fazer parceria com alguém? Aquela pessoa que você quer caminhar ao lado? Ela não te completa, mas junto dela você pode transcender.

10 sinais de que você encontrou a sua “alma gêmea”

Agora que você já sabe o que é uma alma gêmea, como saber se a pessoa é a “certa” para você? Confira alguns sinais:

1- Você consegue ser você mesmo (a)

O primeiro sinal de que você pode ter encontrado o parceiro (a) perfeito para o amor é se sentir confortável diante dessa pessoa. Nesse sentido, você se sente à vontade para ser você, com suas “perebas transgeracionais” nas palavras de Ana Suy, também com suas faltas e qualidades e vice-versa.

2- A alma gêmea te apoia

O cara ou a menina com quem você tá saindo é super legal, mas do nada some. Passam-se dias e ele, ou ela, aparece novamente, apenas porque quer sexo.

Se para você se trata apenas de sexo, beleza. Mas a dica é não se contentar com migalhas quando você realmente tem vontade de dar mais de si para esse alguém. Nesse sentido, é interessante ser um pouco racional. Ou seja, se a pessoa mostra que não se importa com você, parta para outra.

Agora, se ela te apoia, se preocupa com o seu bem-estar e o sentimento de estar perto é recíproco: se joga!

3- Admiração

Não existe amor sem admiração. Assim, esse é um dos sinais de que você encontrou um parceiro em potencial. Você o admira e ele também sente admiração por você.

4- Conexão dentro e fora da cama

Para a maioria das pessoas, o sexo é a chave para uma relação. É o amor erótico ou a chama da paixão que nos move à princípio. Nesse sentido, essa atração sexual é arrebatadora e nos une com o outro.

A partir daí, vocês podem ou não construir aquilo que chamamos de amor. Um sentimento mais tranquilo, que nos traz paz, segurança e conexão emocional, não só no sexo.

5- A sua alma gêmea te desafia

Nenhuma relação é só um mar de rosas, até porque rosas também têm seus espinhos. Por isso, é justamente durante os obstáculos e desafios que se forma a “cola” que vai manter o casal unido durante a relação.

Então, preste atenção se aquela pessoa está disposta a encarar os bons e maus momentos com você. E, sobretudo, se ela quer te ver crescer e evoluir e te ajudar, na medida do possível para tal.

6- Individualidade

Quando os dois conseguem dar conta da falta um do outro, entra a maturidade. Assim, a individualidade é respeitada e ninguém busca se fundir no outro.

O ideal é que não haja relação de dependência entre as partes. Vocês não se completam, mas escolhem compartilhar momentos juntos.

7- Linguagem corporal

Ele ou ela identifica, a partir do seu corpo ou expressões, o que você está sentindo. Existe, então, uma intimidade. Como se os dois dividissem um segredo. É a conversa entre olhares.

8- Empatia

Muito importante saber se colocar no lugar do outro. É aí que mora a empatia, a compaixão e o amor. Dentro de um relacionamento significa que ele fica triste ao te ver triste e consegue celebrar as suas conquistas e compartilhar da sua felicidade e vice versa.

Há muitos casais que, ao contrário, sentem inveja um do outro e vivem em um clima de competição. O que, acima de tudo, é um sinal de que a relação não é saudável.

9- Algo que você não vê mais sente

É fácil entender por que muita gente acredita em alma gêmea. Afinal, existem pessoas que nos conectam profundamente. O seu corpo reage de outra maneira com ela. Você se sente nas nuvens. O sentimento, nesse sentido, é que suas almas e corações estão interligados.

10- Você encontra um lar na sua “alma gêmea”

Pela primeira vez você sente que o seu lugar é ao lado daquela pessoa.

Portanto, o sentimento é de segurança e estabilidade e isso é bom demais! Confira mais detalhes sobre alma gêmea no vídeo a seguir:

Gostou deste conteúdo?

Fontes: bonde; casareumbarato; wemystic.

Referência Bibliográfica: Livro: A gente mira no amor e acerta na solidão. Autora: Ana Suy.Ano: 2022. Editora: Paidós.

Recomendados para você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *