É impossível afirmar, de maneira científica, que encontramos nossa alma gêmea. No entanto, muitos casais relatam ter encontrado sua “cara metade”, a pessoa que os completa. Todos nós buscamos por essa conexão especial, acreditando que, assim, será mais fácil alcançar a felicidade plena.
Mas será que a alma gêmea realmente existe? E como podemos identificar essa pessoa tão especial que se conecte profundamente conosco? Nossa sexóloga e terapeuta sexual Marcela, da Vibrio, aborda mais sobre esse tema no vídeo que você encontra ao final deste texto. Confira!
A busca pela completude
No livro A Gente Mira no Amor e Acerta na Solidão, a psicanalista Ana Suy aborda a fábula de Aristófanes sobre a alma gêmea e faz uma reflexão interessante. A partir de sua perspectiva psicanalítica, ela destaca que costumamos acreditar que o amor trará a parte que nos falta, aquela que nos completará e nos libertará de nossa própria incompletude. No entanto, ela aponta que, ao amar alguém, essa sensação de falta tende a ser amplificada. Não encontramos a metade que nos faltava, mas sim uma nova metade que fará falta a partir daquele momento.
Nesse contexto, a autora afirma que “somos seres faltantes”, e isso não é um problema. Pelo contrário, é essa falta que nos oferece a solução: a possibilidade de formar parcerias.
Você já quis fazer uma parceria com alguém? Encontrar aquela pessoa com quem deseja caminhar ao lado? Ela não te completa, mas juntos vocês podem transcender.
12 sinais de que você encontrou a sua “alma gêmea”
Agora que você já sabe o que é uma alma gêmea, como saber se a pessoa é a “certa” para você? Confira alguns sinais:
1. Você consegue ser você mesmo (a)
O primeiro sinal de que você pode ter encontrado a parceria perfeita para o amor é se sentir confortável diante dessa pessoa. Nesse sentido, você se sente à vontade para ser você, com suas “perebas transgeracionais” nas palavras de Ana Suy, também com suas faltas e qualidades e vice-versa.
2. A alma gêmea te apoia
A pessoa com quem você está saindo é super legal, mas de repente some. Dias se passam e ela reaparece, mas só porque quer ter relações sexuais. Se, para você, isso se resume apenas a sexo, tudo bem. No entanto, a dica é não se contentar com tão pouco quando você realmente deseja entregar mais de si para essa pessoa. Nesses casos, é importante ser um pouco mais racional. Se a pessoa demonstra que não se importa com você, talvez seja hora de seguir em frente.
Por outro lado, se ela te apoia, se preocupa com o seu bem-estar e o sentimento é recíproco, não hesite: se joga!
3. Admiração
Não existe amor sem admiração. Esse é um dos sinais de que você encontrou um parceiro em potencial. Você o admira e ele também sente admiração por você.
4. Conexão dentro e fora da cama
Para a maioria das pessoas, o momento íntimo é a chave para uma boa relação. É o amor erótico ou a chama da paixão que nos move à princípio. Nesse sentido, essa atração sexual é arrebatadora e nos une com o outro. A partir daí, vocês podem ou não construir aquilo que chamamos de amor. Um sentimento mais tranquilo, que nos traz paz, segurança e conexão emocional, não só no sexo.
5. A sua alma gêmea te desafia
Nenhuma relação é só um mar de rosas, até porque rosas também têm seus espinhos. Por isso, é justamente durante os obstáculos e desafios que se forma a “cola” que vai manter o casal unido durante a relação. Então, preste atenção se aquela pessoa está disposta a encarar os bons e maus momentos com você. E, sobretudo, se ela quer te ver crescer e evoluir e te ajudar, na medida do possível para tal.
6. Individualidade
Quando os dois conseguem dar conta da falta um do outro, entra a maturidade. Assim, a individualidade é respeitada e ninguém busca se fundir no outro. O ideal é que não haja relação de dependência entre as partes. Vocês não se completam, mas escolhem compartilhar momentos juntos.
7. Linguagem corporal
Ele ou ela identifica, a partir do seu corpo ou expressões, o que você está sentindo. Existe, então, uma intimidade. Como se os dois dividissem um segredo. É a conversa entre olhares.
8. Empatia
Muito importante saber se colocar no lugar do outro. É aí que mora a empatia, a compaixão e o amor. Dentro de um relacionamento significa que ele fica triste ao te ver triste e consegue celebrar as suas conquistas e compartilhar da sua felicidade e vice versa.
Há muitos casais que, ao contrário, sentem inveja um do outro e vivem em um clima de competição. O que, acima de tudo, é um sinal de que a relação não é saudável.
9. Algo que você não vê mais sente
É fácil entender por que muita gente acredita em alma gêmea. Afinal, existem pessoas que nos conectam profundamente. O seu corpo reage de outra maneira com ela. Você se sente nas nuvens. O sentimento, nesse sentido, é que suas almas e corações estão interligados.
10. Você imagina sua vida ao lado dela
Quando se encontra a alma gêmea, é comum experimentar uma conexão tão profunda e significativa que vai além da compreensão racional. Essa ligação está acima das afinidades e passa para um nível espiritual e emocional. Você não consegue imaginar a sua vida sem aquela pessoa. Ela também te vê ao lado para todo o sempre.
11. Você ama os defeitos
É por meio dos defeitos que você encontra autenticidade e vulnerabilidade que une vocês dois. Isso permite enxergar além das imperfeições superficiais e mergulhar na essência da parceria. Em meio ao processo, você aprende a valorizar as virtudes, assim como as falhas, pois são elas que nos tornam humanos e conduzem uma conexão verdadeira e inabalável. É aceitar que o outro erra e que nada disso apaga a admiração que você sente por sua alma gêmea.
12. Você encontra um lar na sua “alma gêmea”
Pela primeira vez você sente que o seu lugar é ao lado daquela pessoa.
Portanto, o sentimento é de segurança e estabilidade e isso é bom demais! Confira mais detalhes sobre alma gêmea no vídeo a seguir:
Gostou deste conteúdo?
Fontes: bonde; casareumbarato; wemystic; Área de Mulher
Referência Bibliográfica: Livro: A gente mira no amor e acerta na solidão. Autora: Ana Suy.Ano: 2022. Editora: Paidós.