Sabemos que chegar ao orgasmo não é tão simples assim, especialmente para as mulheres. “Chegar lá” significa finalmente alcançar o ápice do prazer durante os estímulos sexuais, seja durante a relação com outra pessoa ou sozinha. Esse momento pode resultar em relaxamento, felicidade e satisfação. Mas existem algumas reações pós-orgasmo um tanto quanto diferentes, que varia de pessoa para pessoa.
De acordo com estudos, algumas mulheres costumam ter reações estranhas e não tão prazerosas quando finalmente chegam ao ápice. Diante disso, decidimos trazer algumas das reações mais comuns. Confira conosco a seguir.
- Leia também: 5 benefícios do orgasmo para nossa pele
Conheça 7 reações inusitadas pós-orgasmo
1. Espirros
Muitas mulheres já relataram sofrer crises de espirros após o clímax! De acordo com um artigo publicado no Journal of the Royal of Medicine, essa não é uma reação tão incomum quanto parece. Muitas pessoas podem sofrer com isso. A condição pode ser o resultado da estimulação do sistema nervoso parassimpático, o que desencadeia espirros pós-orgasmo.
2. Choro
Chorar após o orgasmo é normal! Isso acontece por causa da liberação de hormônios durante o ápice do prazer. Nesse caso, o choro é um efeito colateral. A condição é conhecida como disforia pós-coito e refere-se às sensações de tristeza, melancolia e ansiedade após a relação sexual.
De acordo com um estudo recente, 46% das entrevistadas relataram ter apresentado o sintoma pelo menos uma vez durante toda a vida. Não se trata da experiência sexual em si, mas sim de um conjunto de emoções no geral.
3. Dores de cabeça
Um estudo feito pela Mayo Clinic, uma associação que realiza pesquisas médico-hospitalares nos Estados Unidos, apontou que as dores de cabeça também podem ser comuns nesses momentos e consequências no momento íntimo. Esses sintomas podem durar de minutos a três horas e tendem a ser fortes e bilaterais, ou seja, de ambos os lados da cabeça, podendo ainda se estender até o pescoço.
4. Alucinações
As relações podem, de fato, levar uma pessoa ao “mundo paralelo” por um curto período. Um estudo turco realizado em 2011 apontou que é possível vivenciar alucinações após o orgasmo. A pesquisa analisou cerca de 50 mulheres que admitiram uma “resposta sexual expandida”. 75% das entrevistadas relataram sentir como se tivesse saído do próprio corpo após o clímax. Enquanto isso, 24% delas imaginaram estar em um mundo de desenhos animados.
5. Sono intenso
Outro efeito comum é o sono intenso. Muitas mulheres alcançam o clímax e, quase que imediatamente, viram para o lado e adormecem. E há explicação para isso! O orgasmo é uma grande descarga de tensão sexual, ou seja, ele proporciona relaxamento e sensação de bem-estar que favorecem a soneca. Logo, o corpo fica tão leve que o sono é uma realidade.
6. Hiperatividade
Como efeito comum e contrário do sono intenso, o orgasmo pode fazer com que a pessoa se sinta superpoderosa após a liberação de endorfina, que desperta vontade imediata de viver, viajar, sair, fazer coisas que exigem movimentos físicos e até mesmo superar algumas barreiras.
7. Frio
Existem mulheres que sentem o corpo tremer fortemente após o orgasmo, como se estivessem com frio. De acordo com profissionais da área feminina, esta é uma resposta incontrolável do corpo ao período de contração e relaxamento que foi submetido durante a relação.
Para chegar ao orgasmo, todo corpo se contrai fortemente. Depois que a sensação de prazer passa, há um forte relaxamento, seguido de novas contrações que podem fazer o corpo tremer.
- Depois de aprender sobre as reações pós-orgasmo, aproveite para ler: 7 mitos e verdades sobre orgasmos múltiplos
Fontes: Isto É; Gaucha ZH; Mulher; Activa; Luciane Angelo