Existem diversos costumes depois de um momento íntimo. Algumas pessoas preferem tomar banho em seguida, outras optam por um copo com água e a maioria costuma urinar depois da relação sexual. Inclusive, é normal que homens e mulheres sintam vontade de usar o banheiro, mesmo que a vontade não seja tão grande, a ponto de não conseguir se segurar. Para quem não sabe, isso é importante!
As mulheres principalmente precisam fazer isso para evitar algumas doenças, como infecção urinária. Após a relação sexual, elas podem ficar mais expostas a bactérias que se alojam no canal vaginal. Diante do assunto, que é de extrema importância, trouxemos mais detalhes a seguir. Confira.
- Leia também: 7 fatos sobre o períneo que valem a pena conhecer
Por que é importante urinar após a relação sexual?
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a saúde sexual é um dos pilares da qualidade de vida humana. Por isso conseguimos notar uma melhora no humor após uma noite intensa e prazerosa, por exemplo. Com os cuidados certos, os benefícios vão além dos prazeres psicológicos, podendo resultar em melhoria física.
Em relação ao sexo, existem coisas que principalmente as mulheres podem fazer para preservar a saúde física, como urinar após a relação sexual. O motivo disso é a proximidade da bexiga e uretra ficarem tão próximas da vagina. Durante a penetração, ocorre um atrito. Nesse momento, as secreções e bactérias podem se deslocar da parte externa para o interior da uretra e bexiga.
Com isso, as mulheres ficam expostas a doenças como candidíase, cistite, clamídia, infecção urinária e outras. Fazer xixi depois de um momento de prazer funciona como uma espécie de lavagem do canal da uretra, colocando pra fora qualquer os perigos das doenças citadas.
Se a mulher tem dificuldades para urinar naturalmente, a dica é: experimente tomar um banho quente depois da relação. Isso ajuda a relaxar, facilitando o esvaziamento da bexiga, com o adicional de ainda remover as secreções e eventuais bactéria que podem ficar em contato com a região.
Quais são outras práticas importantes para evitar infecções urinárias?
1. Beber água
Beber água é a principal maneira de evitar infecção de urina. Ao se hidratar, ocorre naturalmente a diluição urinária. Assim, os germes encontram menos nutrientes para se multiplicarem.
2. Não segure o xixi
Urine sempre que sentir vontade, com frequência, esvaziando bem a bexiga. Isso porque um dos mecanismos de defesa do nosso corpo contra as infecções de urina é o esvaziamento frequente e completo da mesma. Tente urinar no máximo a cada quatro horas e após cada relação sexual. Permita-se um tempo para fazer isso por completo.
3. Tome sucos cítricos
Os sucos cítricos deixam a urina mais ácida. Essa é uma das defesas naturais contra a proliferação de germes. Laranja, limão e acerola são ótimos exemplos.
4. Mantenha as consultas ao ginecologistas em dia
Os corrimentos e outras afecções ginecológicas locais podem ajudar a surgir infecções, principalmente urinárias. Então, mantenha as visitas anuais ao médico. O recomendado é que haja uma consulta pelo menos uma vez por ano ou, como muitas não sabem, sempre que identificar algo errado. O profissional poderá sugerir as melhores formas de tratar.
- Aproveite para ler: 10 mitos e verdades sobre o uso de sabonete íntimo
Fontes: Dasa; Cuidados Pela Vida; Tua Saúde; Uroville