palavras de afirmação

Palavras de afirmação: saiba mais sobre essa linguagem de amor

Ouvir elogios ou palavras positivas de pessoas próximas faz com que nos sintamos amados. As palavras de afirmação são uma forma de demonstrar carinho e afeto e representam uma das linguagens do amor. Considerando que cada pessoa é singular, existem várias linguagens para expressar e receber esse sentimento.

Entre as cinco linguagens do amor descritas pelo escritor e conselheiro Gary Chapman, neste artigo abordaremos as palavras de afirmação. Continue lendo para obter mais detalhes sobre o assunto e aprender como colocar esse método em prática.

Como é a linguagem do amor palavras de afirmação?

As palavras de afirmação representam a linguagem do amor mais comum. Normalmente, aqueles que têm esse método de demonstrar afeto sentem-se realizados quando alguém expressa seus sentimentos verbalmente, falando coisas gentis que elevam a autoestima.

Isso pode incluir dizer ‘eu te amo’, fazer declarações, escrever textos, enviar mensagens amigáveis e elogios. São pessoas que sentem que as coisas precisam ser comunicadas! Além disso, quem entende o amor por meio das palavras de afirmação costuma ser muito perceptivo e sensível, observando até os menores detalhes. Nada passa despercebido por eles.

Portanto, ao se declarar, lembre-se de que é importante ser genuíno, pois se a pessoa tem essa linguagem do amor, ela vai perceber

Como mostrar seu amor por meio de palavras de afirmação?

1. Demonstre empatia

Mostre seu apoio ao sucesso de outra pessoa e compreenda suas dificuldades. É essencial que o outro perceba que você reconhece como ele se sente, principalmente se estiver tendo um dia ruim. Portanto, demonstre empatia e coloque-se no lugar dele.

Demonstre diariamente que você imagina como ele está se sentindo. Se não puder resolver o problema sozinha, ajude-o listando e verbalizando suas melhores qualidades, aquilo que você realmente gosta nele. Isso pode ser muito útil

2. Mostre que se importa

Esse é outro ponto essencial! Quem aprecia as palavras de afirmação, gosta quando outras pessoas reconhecem e apreciam o que eles fazem. Seja sobre como eles preparam a comida, arrumam algo em específico ou buscam algo que façam bem para todos.

Desse modo, quando isso acontecer, é bom falar para ele como você gostou do que ele fez e que está feliz com isso. Fale diretamente. Mais do que isso, mostre que se importa na frente de outras pessoas. Não precisa fazer coisas exageradas, principalmente se ele não gostar de exposição. Mas um elogio é sempre bem-vindo.

3. Deixe mensagens durante o dia

Esta é uma ótima maneira de demonstrar que você se lembra da pessoa ao longo do dia. Deixe uma mensagem a qualquer momento, pode ser algo simples, como um bilhete. Em datas especiais, escreva uma carta de amor mostrando o que realmente sente. Se não for bom com palavras, compre um cartão pronto. O importante é surpreender.

4. Elogie na frente de outras pessoas

Elogie a pessoa na frente dos outros. Mas vale lembrar que isso não se resume a falar as qualidades dele diretamente. Isso também pode ser visto por terceiros.

Elogie algo que ele fez e você gostou ou como ele enxerga certas situações. Deixe claro que você gosta de ver sua evolução constante e que é feliz por tê-lo do seu lado.

5. Texto nas redes sociais

Na era da tecnologia, as redes sociais desempenham um papel extremamente importante, especialmente no contexto do convívio social. Por esse motivo, é essencial utilizá-las para se comunicar com aqueles que amamos, perguntando como estão e expressando palavras que gostariam de ouvir. Também é benéfico postar regularmente fotos com seus queridos, incluindo legendas que reflitam sobre a história compartilhada.

Você pode começar falando sobre como os sentimentos crescem ao longo do tempo e os motivos pelos quais os admira. Essa demonstração de amor pode ser estendida aos amigos também.

6. Faça elogios sinceros

Muitas pessoas acreditam que todos os elogios tem a mesma conotação, uma vez que, teoricamente, enaltecem a pessoa. Contudo, a forma de falar pode mudar completamente a maneira como o mesmo é recebido. “Você é inteligente” e “acho a forma como você pensa e organiza as ideias, maravilhosa”, são ótimos exemplos.

Quando for fazer um elogio, lembre-se de não enaltecer somente os seus adjetivos físicos. Tente explicar o motivo da admiração. É essencial que os elogios tenham significados mais profundos.

7. De forma constante

Como diz Gary Chapman, o autor do livro que estabeleceu as linguagens do amor, é importante “encher o tanque”. Ou seja, é algo que precisa ser recarregado sempre. Então, lembre de fazer pequenas ações ao longo do dia em torno das palavras de afirmação, como dizer “eu te amo” aleatoriamente.

O que não fazer a uma pessoa que possui essa linguagem de amor?

1. “Você sabe que eu te amo, não preciso dizer”

É importante que você demonstre o seu amor, sempre que puder. Na correria do dia a dia podemos nos esquecer de demonstrar para as pessoas o quanto elas são importantes, mas vale a pena focar um pouco nesses pequenos pontos para não deixar passar despercebido. Essa é uma maneira de fortalecer os vínculos.

2. Usar mensagens monossilábicas

Principalmente quando a outra pessoa mandar uma mensagem se declarando ou lembrando o quanto e porque te ama. Não responda com “sim”, “não” e “ok”. Tire dois minutos do seu dia para responder à altura. Além de ser agradável para ela, pode fortalecer o vínculo de ambos.

3. Guardar tudo para você

Não tenha medo de ser inconveniente ou “melosa” demais. Esse receio pode ser um grande bloqueio e afetar negativamente a relação. Não guarde o que sente! Diga sempre que sentir vontade, sem medo. As pessoas com essa linguagem do amor vão se sentir bem; não enxergar como exagero.

Fontes: Use Altar; Eco Amor; JM Coaching; Instituto do Casal

Recomendados para você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *