atos de serviço

Atos de serviço: saiba mais sobre essa linguagem de amor

Atitudes são mais importantes do que palavras que podem ser ditas apenas por dizer! Existem infinitas formas de expressar algo, mas se não forem demonstradas, podem ser vazias. Algumas pessoas preferem demonstrações práticas para expressar sentimentos em vez de declarações verbais. Essas pessoas valorizam os atos de serviço como uma linguagem do amor.

Segundo o filósofo americano Gary Chapman, esse é um modo comum de expressar sentimentos positivos para uma pessoa amada. Diante disso, trouxemos mais detalhes sobre o assunto. Confira conosco a seguir.

Como é a linguagem de amor atos de serviço?

Atos de serviço representam a linguagem do amor expressa por meio de ações que demonstram sentimentos e preocupação pelo outro. Pessoas que valorizam esse tipo de linguagem preferem receber apoio e ajuda em tarefas do dia a dia em vez de estímulos verbais. Isso as faz sentir-se amadas e valorizadas.

Indivíduos que apreciam esse gesto não se importam apenas em receber ajuda, mas também em oferecer sem esperar nada em troca. É importante conversar com o parceiro sobre suas reais necessidades e expectativas em relação aos atos de serviço. Um diálogo honesto pode ajudar a garantir que ambos estejam na mesma sintonia e que os esforços para ajudar sejam valorizados.

Para demonstrar essa linguagem de amor, busque realizar gestos de serviço. É necessário observar as tarefas que podem ser difíceis ou cansativas para ela e, então, oferecer ajuda para concluí-las. Isso vai desde o ato de cozinhar algo especial para o jantar ou somente lembrar o quanto aquela pessoa possa querer um copo com água do lado da cama antes de dormir.

Quando você encher esse copo, sem que ela tenha que pedir, é garantido que você estará enchendo o tanque de amor dela. Quando se entende e coloca m prática a linguagem do amor atos e serviços, é possível fortalecer o relacionamento e aumentar a comunicação emocional de ambos.

Como demonstrar seu amor por meio de atos e serviços?

1. Anote os pedidos que ele/ela fez nos últimos dias

“Preciso trocar a tomada”. “Quero visitar minha família no próximo final de semana”. Frases simples assim revelam pequenas atitudes que o seu parceiro espera de você. Ficar atento a essas solicitações e efetivamente realizá-las sem cobranças revela que você não somente presta atenção no que ela diz, mas também está disposto a fazer para vê-la bem.

Logo, se não for possível fazer esse favor de imediato, anote os pedidos e realize-os quando der, mas como prioridade. Assim, seu parceiro se sentirá amado e perceberá o quanto você o valoriza e se esforça. São pequenas ações práticas que revelam o amor e carinho.

2. Invista em pequenos favores do dia a dia

Muitas vezes, são os pequenos gestos que revelam os nossos sentimentos mais profundos sobre a pessoa que amamos. Falar em atos e serviços não precisa ser pagar uma cara, por exemplo.

Pode ser coisas mais simples, como lavar a louça quando o parceiro estiver cansado. Além disso, existem outros caminhos, como dar carona, comprar um utensílio doméstico que facilitará o dia de ambos ou cozinhar numa sexta-feira.

3. Agradeça pelos atos e serviços recebidos

O grande segredo dos atos e serviços enquanto linguagem de amor é a reciprocidade. Logo, não devemos permitir que apenas nós façamos a vontade do outro, enquanto ele não está se esforçando para retribuir. Da mesma maneira, não podemos nos descuidar.

Por isso, agradeça sempre por tudo o que está sendo feito e procure métodos de devolver. Se você está em um dia ruim, por exemplo, a ela cozinhou o seu prato preferido para levar o seu astral, tente fazer o mesmo no dia seguinte.

4. Prepare surpresas maiores nas datas especiais

As ações que já foram citadas são rotineiras. Contudo, algumas datas são especiais e podem permitir que você seja mais criativo e elaborado nos seus atos de serviço. Alguns bons exemplos são: o aniversário do parceiro, a data que marca o início do namoro ou dia dos namorados, por exemplo.

Nesses dias em específico, você pode dar um bom presente, fazer um passeio diferente ou leva-la a um lugar especial para dois. Seu parceiro, por exemplo, pode amar um show de sua banda preferida. Acompanhe-o pelo menos para fazer companhia, mesmo se não gostar. Isso não será o fim da sua vida. Demonstre que o ama.

5. Diga o que você quer que ela faça

Da mesma forma, você também pode ter solicitações de atitudes que gostaria de receber. É um erro querer que o outro adivinhe suas vontades. Logo, saiba que você tem todo o direito de ser claro nas solicitações em relação ao parceiro.

Dessa forma, explique claramente o que você gostaria que a pessoa fizesse. Uma massagem depois de um dia estressante, um jantar diferente ou um abraço apertado. Essas são coisas simples que mudam o dia. Assim, ambos trocam entre si os favores desejados e expressam o quanto se amam.

O que não fazer a uma pessoa que possui essa linguagem do amor?

1. Esperar que ela adivinhe tudo

Como foi dito, a comunicação é essencial. Assim como você gosta de ouvir da parceria o que ela quer para ficar bem, deixe claro as suas vontades. Quando isso acontece, o relacionamento é fortalecido e ambos se agradam simultaneamente! Além de que evitar frustrações é sempre o melhor caminho.

2. Se esquecer das pequenas coisas

Tenha sempre algo para fazer anotações por perto, caso seja uma pessoa com a memória ruim. Pequenas coisas, como lavar a louça ou trocar uma lâmpada podem parecer pequenas para quem esquece. Mas para quem segue essa linguagem do amor, pode ser a ponta do iceberg e causar grandes danos.

3. Ser ingrato

Reconhecer os esforços do parceiro é essencial para fazer com que ele se sinta bem e amado. Demonstre o que você sente em relação às ações dela antes de fazer o mesmo. Diga claramente como está grato e o quanto todo esse cuidado faz bem.

Fontes: JRM Coaching; IBC Coaching; Ilha de Toque Toque; Use Altar

Recomendados para você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *