pompoarismo

Pompoarismo: o que é, quais são os benefícios e como praticar?

O pompoarismo é o nome dado a uma série de exercícios com o objetivo de fortalecer a musculatura da região pélvica.

A prática milenar contribui para o desempenho sexual e ajuda a prevenir doenças como a incontinência urinária. Vamos entender mais sobre ela?

O que é o pompoarismo?

Em poucas palavras, o pompoarismo se refere a movimentos de contração e relaxamento dos músculos do assoalho pélvico a fim de fortalecê-los.

Em 1949, a ginástica pélvica se popularizou no ocidente por meio do ginecologista Arnold Henry Kegel. Na época, o médico americano desenvolveu uma série de exercícios para fortalecer os músculos da pelve. O objetivo era tratar a incontinência urinária por meio dos exercícios, sem a necessidade de cirurgia.

Antes disso, o pompoarismo surgiu no oriente como parte de uma tradição que era passada de mãe para filha. Desse modo, as meninas aprendiam desde muito cedo a ter uma relação saudável com sua região íntima. Na contramão do ocidente, em que as meninas aprendem que é errado se tocar, por exemplo.

Os exercícios também estão presentes em textos antigos de filosofias milenares como o tantra e o taoísmo. O termo “Pompoar” vem do Tamil, língua da região do Sri Lanka. Foi nessa região que a prática se transformou em ferramenta de trabalho para as prostitutas.

Até hoje são populares os shows exibicionistas na região, em que mulheres atiram objetos de suas vaginas. Entretanto, para além do desempenho sexual, a técnica é uma ótima terapia para a prevenção de disfunções em mulheres.

Benefícios do pompoarismo

A Organização Mundial de Saúde (OMS) entende que o prazer sexual é um requisito para a saúde como um todo, já que a falta de prazer pode provocar problemas como o mau humor, insônia, depressão, entre outros.

Nesse sentido, o pompoarismo pode ajudar mulheres a ter mais prazer no sexo. Mas não para por aí, a técnica também contribui para:

1. Controle

Os exercícios do pompoarismo auxiliam no controle voluntário do relaxamento da musculatura. É um importante fator no tratamento do vaginismo, por exemplo. Pode se considerar uma alternativa natural e mais saudável para lidar com o problema.

2. Ajuda as gestantes

O fortalecimento da musculatura pélvica ajuda muito as gestantes, uma vez que são esses os músculos que suportam o útero. Isso faz com que melhore a coordenação motora da grávida, facilitando, assim, o trabalho de parto normal – se for sua opção.

3. Trata problemas de saúde

O pompoarismo é utilizado principalmente para o tratamento de incontinência urinária. Inclusive, foi assim que surgiu essa prática! Os exercícios ajudam a prevenir a incontinência em mulheres sem queixas.

4. Maior prazer durante o sexo

O fortalecimento dos músculos na região pélvica ajuda o casal a sentir mais prazer durante o sexo, uma vez que as contrações feitas durante a relação aumentam o contato ao redor do órgão genital masculino, melhorando assim a sensibilidade tanto do parceiro, quanto da mulher.

5. Melhora o pós-parto

O pompoarismo ajuda na hora do parto normal. A prática constante melhora ainda o pós-parto, uma vez que fortalece e auxilia na reparação da musculatura. Desta maneira, a mulher consegue se recuperar mais rapidamente.

6. Aumenta a autoestima

A prática constante faz com que ocorra a ativação de áreas do cérebro que aumentam a autoestima, autoconfiança e empoderamento. Assim, as mulheres têm a oportunidade de aumentar sua sensibilidade, se entregando mais nas relações sexuais e mostrando um lado diferente também fora da cama.

7. Regulação hormonal

Ao realizar as práticas de pompoarismo, é liberado no corpo da mulher mais estrogênio, o que regulariza a sua produção de hormônios. Por isso mesmo, a pele e o cabelo ficam mais bonitos. Além disso, essa autoconfiança pode impactar positivamente na vida do casal.

Como praticar o pompoarismo?

Os exercícios da ginástica íntima não são difíceis de fazer e uma série de 10 minutos por dia já é o suficiente para que, em pouco tempo, você já sinta o resultado.

– Com acessórios

1. Com vibrador

O pompoarismo com vibrador ajuda a aumentar a coordenação motora, a sensibilidade e força das diferentes partes da vagina. Isso porque simula os movimentos sexuais. Veja como fazer:

  • Comece usando o lubrificante a base de água no vibrador e introduza-o na vagina. Não coloque tudo. Apenas dois terços do toy.
  • Contraia e relaxe a musculatura interna por pelo menos 10 vezes. Depois disso, retire o sex toy, ligue novamente e realize 10 movimentos de contração e relaxamento.
  • Repita esse exercício várias vezes, até sempre que está cansada.

2. Com cone

Os cone vaginais usados no pompoarismo têm a mesma resposta das famosas bolinhas tailandesas. Cada cone possui um peso diferente e você vai precisar segurá-lo dentro da vagina. Um kit de cones costuma ser composto por cinco ou seis cones, com pesos que vão de 20 a 70 gramas.

A indicação vai depender de cada objetivo! Mas de modo geral, não precisa chegar ao cone mais pesado se a finalidade não for a melhora no desempenho sexual. Como usar o cone:

  • Escolha o cone de acordo com a força que você tem na região;
  • Coloque o cone com a parte mais larga entrando primeiro. Introduza-o até a metade da vagina;
  • Fique de pé com o acessório no interior da vagina. Você precisa contrair a vagina e segurá-lo por até 8 segundos;
  • Se ele cair antes, está muito pesado. Diminua o peso;
  • Se o cone ficar dentro da vagina sem que você precise forçar, está muito leve. Assim como se você conseguir mantê-lo dentro por mais de 10 segundos;
  • Aumente o peso do produto gradativamente conforme o aumento da sua força;
  • Realize a higiene dos cones antes e após o uso. Utilize água corrente e sabão.

3. Com bolinha tailandesas

Quando falamos em pompoarismo, a primeira coisa que vem à mente são as bolinhas tailandesas. Veja como usá-las:

  • Insira a primeira bolinha na vagina e tente sugar a próxima, usando apenas a força da musculatura da região;
  • Depois de introduzir as bolinhas, tente expulsá-las apenas relaxando os músculos do assoalho pélvico;
  • Evite fazer força com a barriga;
  • Lave bem as bolinhas antes e depois do uso.

Sem acessórios

O exercício mais popular e simples é o que imita a contração que fazemos para “segurar” o xixi. Entretanto, quando for fazer esse exercício a bexiga deve estar vazia para evitar infecções.

Para que a prática fique mais fácil e menos cansativa você deve fazer a sincronização dos movimentos com a respiração. Assim, inspire pelo nariz ao contrair a musculatura e solte o ar pela boca ao relaxar os músculos da pelve.

Contraindicações:

Embora o pompoarismo ofereça muitos benefícios para a saúde da mulher, a prática não é para todas. A mulher deve evitar ou interromper os exercícios se tiver alguma das contraindicações a seguir:

1- Mulheres com DIU

Quem usa o Dispositivo Intrauterino (DIU) deve esperar pela adaptação dele no organismo.

2- Mulheres com endometriose

A prática do pompoarismo pode ser desagradável e dolorosa para quem sofre de endometriose. Nesse sentido, a paciente pode buscar outras alternativas junto com o seu médico.

3- Mulheres com infecções ou inflamações

Diante de qualquer inflamação ou infecção na região íntima, espere o fim do tratamento para voltar a realizar a prática.

4- Mulheres com mioma

Mulheres com mioma em seu estado inicial não devem fazer a ginástica íntima. Elas devem, nesse caso, buscar a orientação de um especialista.

5- Mulheres gestantes

Gestantes devem evitar a prática do pompoarismo por, pelo menos, os três primeiros meses de gestação. Afinal, há o risco de contrair o útero durante os exercícios e provocar um aborto espontâneo.

Após esse período é possível fazer os exercícios, mas sob orientação médica.

6- Durante o período menstrual

No período menstrual a mulher pode fazer o pompoarismo, mas evitar o uso de acessórios.

Assim, ela consegue manter a higiene e previne possíveis infecções

Existe pompoarismo masculino?

Sim. O pompoarismo masculino existe. Apesar de ser pouco falado, já que as pessoas tendem focar principalmente nos exercícios vaginais, também é possível que os homens sejam adeptos à prática. O pompoarismo masculino, assim como o feminino, oferece diversos benefícios para a saúde física e emocional, como:

  • Controle da ejaculação precoce;
  • Prevenção ao câncer de próstata;
  • Auxilia no orgasmo;
  • Prolonga a ereção;
  • Ajuda na autoconfiança e autoestima;
  • Ajuda a prevenir incontinência urinária.

Mas, diferente do feminino, os exercícios masculino são feitos sem o uso de acessórios como cones, vibradores e etc. Para realizar, é preciso estar em um ambiente calmo. Pode ser durante o banho, por exemplo. Os exercícios podem ser feitos das seguintes formas:

  • Contraindo as nádegas;
  • Contraindo o períneo (que fica entre o ânus e o pênis)
  • Tentar movimentar somente o pênis.

Gostou deste conteúdo? Portanto, confira também: 20 curiosidades sobre o orgasmo

Fontes: unimed fortaleza, minha vida, zenklub, tua saude; Fernando Guastella; Terra; Fetal Med

Referência Bibliográficas: FONTANELLA, Tamaris. A arte do pompoarismo: autoconhecimento, prazer e alegria. (2010).

Resultado de intervenções médicas e psicossexuais para o vaginismo: uma revisão sistemática e metanálise. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/30446469;

Intervenções para o vaginismo. https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/23235583/;

Diagnosticando e tratando o vaginismo. https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/19541697/;

Sugestões de leitura em inglês. Cosmopolitan.comWomenshealth.

Recomendados para você

One thought on “Pompoarismo: o que é, quais são os benefícios e como praticar?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *