Microtraição

Microtraição: o que é e como isso afeta o relacionamento?

A expressão ‘microtraição’ tem ganhado destaque, especialmente na internet, nos últimos tempos. Apesar de parecer uma novidade, ela se refere a algo que já conhecemos há muito tempo: a insegurança que pode surgir nos relacionamentos amorosos. Esse sentimento aflige várias pessoas e está impactando muitos relacionamentos.

A microtraição, em termos gerais, é uma atitude considerada um indício de traição. Mesmo que alguns comportamentos pareçam suspeitos, é crucial avaliar cada situação de forma única, considerando o perfil de cada relacionamento. Dessa forma, podemos evitar ações impulsivas que possam prejudicar nossa relação.

A seguir, apresentaremos um vídeo informativo da Marcela Benati, sexóloga e terapeuta de casais da Vibrio, que aborda esse tema de maneira esclarecedora. Não deixe de conferir para obter insights valiosos sobre como fortalecer a saúde emocional de seu relacionamento

O que é microtraição?

A microtraição é um comportamento que sugere algum tipo de interesse ou envolvimento físico/emocional com outra pessoa, geralmente alguém que não faz parte do relacionamento. De forma mais direta, a microtraição está relacionada aos comportamentos de alguém que mantém contato ou interage com outras pessoas, caracterizando-se por uma proximidade íntima e suspeita.

Essas interações podem ter uma conotação de paquera ou, como é mais conhecido hoje em dia, flerte. Normalmente, são interpretadas como algo que pode evoluir com o passar do tempo até se transformar em uma traição propriamente dita. Na prática, são pequenos comportamentos que abrem precedentes para interpretações indicativas de interesse físico em outra pessoa.

Geralmente, a microtraição soa naturalmente como um desejo de trair, como um investimento e envolvimento com outra pessoa, sendo este o primeiro passo para a traição. Outra característica desse termo é que os sinais de sua ocorrência costumam ser bastante sutis

Popularmente, seria algo como “jogar um verde para colher maduro”, “buscar o sim, pois o não eu já tenho” ou “traindo, mas só um pouco”.

Mas como definir uma microtraição no na sua relação?

Como definir uma microtraição no seu relacionamento?

Antigamente, bem antes dos smartphones se tornarem tão acessíveis, a microtraição poderia ser o ato de tirar a aliança de casamento antes de ir a uma festa, por exemplo. Mas hoje em dia é mais fácil do que nunca dar sinais de que você está “disponível”.

Nichi Hodgson, autor de livros sobre namoro, concorda que esse tipo de “traição” dá nome a uma coisa que já existe há muito tempo. “Mesmo no século 18, as pessoas flertavam com cartas inadequadas ou revelavam pensamentos indevidos em seus diários”, disse ele à BBC. “O que mudou é que agora temos ferramentas que facilitam a microtraição mais do que nunca.”

Mas Martin Graff, professor de psicologia da Universidade de South Wales, no Reino Unido, diz que, embora a microtraição nem sempre quer dizer que você esteja traindo o seu parceiro, ela é um comportamento capaz de levar à infidelidade posteriormente. É como preparar o terreno!

“O fato de nos comunicarmos cada vez mais na internet torna as relações cada vez mais ambíguas”, explicou. Então, a microtraição é essa pequena prévia de algo que pode se aprofundar caso continue avançado.

Como saber se você está passando por isso?

Mesmo com a facilidade de “microtrair” com as redes sociais, é preciso se atentar a alguns pontos para notar isso no próprio relacionamento. Você acaba descobrindo que o seu parceiro está mantendo algumas amizades no trabalho de forma mais intensa do que deveria. Esse é um sinal!

Se você descobre que ele dormiu com outra pessoa meses atrás, naturalmente sentirá que foi traída. Esse é um caso bem simples de causa e efeito. Mas, por outro lado, se você descobre que ele tem almoçado diariamente com uma colega de trabalho atraente, você pode se encontrar em uma situação um pouco mais ambígua ao processar essa informação. Você então toma uma atitude.

Uma delas é confrontar o parceiro sobre o motivo de ter mantido isso em segredo. Nesse caso, ele pode sentir que você está o acusando de traição ou que está insegura em relação à amizade deles. Isso pode rapidamente transformar uma situação delicada em um momento desagradável e capaz de destruir a confiança que vocês construíram ao longo dos anos.

Ou você pode simplesmente ignorar isso, enxergando como algo irrelevante para o seu relacionamento. Nesse caso, você está dando o benefício da dúvida ao parceiro e assumindo que eles apenas esqueceram de lhe comunicar sobre esses “encontros” porque não era algo importante para eles. Mas isso também pode fazer com que você fique remoendo sobre o que mais eles podem ter se esquecido de te contar.

O que você achou de toda essa explicação? Aproveite para ver o vídeo que a sexóloga e terapeuta de casal da Vibrio, Marcela Benati, preparou para você. Confira a seguir:

Aproveite para ler também: Como superar uma traição: dicas e conselhos do que fazer

Fontes: Forbes; Elidio Almeida; BBC; UOL

Recomendados para você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *