Motivos que levam à separação

Os 10 motivos mais comuns que levam à separação

Nem sempre a falta de amor é um dos motivos que levam à separação. Da mesma forma, a traição não é a causa de vários divórcios. Infelizmente, nem todos os casais alcançam um final feliz, mas é possível trabalhar em alguns pontos importantes para manter a relação sólida e saudável.

Uma vida a dois precisa enfrentar certos conflitos, desde que estes não se tornem algo constante, ocorrendo diariamente. Isso, na verdade, enfraquece consideravelmente as estruturas do relacionamento. Abaixo, apresentamos alguns dos principais motivos que levam ao término.

Além dessa lista esclarecedora, ao final do texto, incluímos um vídeo da Marcela Benati, sexóloga e terapeuta de casais da Vibrio. Ela aborda o tema de forma dinâmica e direta. Confira a seguir.”

Quais são os 10 motivos mais comuns que levam à separação?

1. Traição

A traição ainda é um dos principais fatores por trás de um término. Muitas pessoas não levam um relacionamento com sinceridade e honestidade. Alguns inclusive mantêm relacionamentos com terceiros por muito tempo.

A infidelidade responde por 21% das separações. Ela pode começar com um simples olhar, evoluindo para um pensamento, uma conversa até que chega ao ato sexual. Olhar e desejar uma pessoa estando em um relacionamento não é errado! Todos nós passamos por isso. O problema é “deixar-se levar”.

Vale ressaltar que traição não é somente o ato sexual em si! A quebra de acordos entre o casal, mentiras e desconfiança também são tipos de traição. Trair é desrespeitar e enganar o parceiro.

2. Diferenças em excesso

As diferenças são essenciais para formar um casal completo. Mas em excesso pode ser um problema. Histórias e opiniões diferentes precisam de respeito em dobro. Quando não se respeita como deveria, as coisas tendem a ficar mais difíceis.

Por isso é importante manter um diálogo aberto e claro, principalmente em situações de discordância em excesso. É preciso colocar as divergências na mesa para chegar a um acordo.

3. Falta de intimidade

A falta de intimidade nesse caso é a falta de proximidade. Antes de qualquer coisa, é preciso sair com a parceria. Deixe à mostra sua verdadeira personalidade, mostre quem você é. Os dois precisam se conhecer bem e se ajudar em momentos difíceis como: desafios profissionais, criação dos filhos e até nos afazeres mais simples. Isso faz com que a intimidade aumente dentro e fora do quarto.

4. Companheiro negativo

Poucas coisas são mais ‘desprazerozas’ do que acordar feliz e já se deparar com uma pessoa reclamando por coisas banais. Vez ou outra é normal reclamar para aliviar. Mas têm pessoas que fazem isso constantemente, vendo tudo de forma negativa. Essa atitude acaba sugando as emoções e felicidades da parceria. São as famosas “pessoas tóxicas”.

5. Vida sexual

O inicio do relacionamento é perfeito. Tudo é maravilhoso. Mas com o passar do tempo as chamas se estabilizam. Aí que está o problema! Um relacionamento longo não significa estabilidade, não significa estar livre de desmoronamento.

Qualquer relação pode acabar quando um dos dois não se propõe a estimular a parceria. Por isso, é sempre bom preparar uma lingerie especial para alguma noite em especifico. Outra coisa que ajuda muito é fazer uma sessão de cinema só para o casal, se esforçando para terminar na cama. Essa é uma das coisas que mantém um casamento em pé.

6. Falta de um sonho ou objetivo em comum

Se você está casada com alguém, você planeja um futuro bom ao lado dele. E isso é muito saudável quando compartilhado. Aliás, os relacionamentos se tornam muito mais harmônicos quando compartilhamos os mesmos objetivos pessoais ou profissionais. A falta desse detalhe está entre os principais motivos pela separação!

7. Controle em excesso

O relacionamento para dar certo, não é preciso estar 24 horas com o parceiro. Relacionamento é compreender que a outra pessoa precisa de um espaço para si mesma. É preciso passar um tempo com os amigos ou até mesmo visitar um familiar sozinho.

Quando há controle em excesso por uma das partes, o futuro da relação não é dos melhores! Saber onde a parceria vai ou com quem vai sair é normal. O problema é quando há aquela necessidade de impedir, querendo ser superior e até mesmo agressivo.

8. Falta de apoio

O casal antes de ser um par amoroso, precisa ser amigo. Todo mundo precisa de alguém com quem confiar, desabafar e o melhor é que esse alguém seja o parceiro. Por isso, ambos precisam se apoiar, seja nos afazeres de casa, até nos maiores desafios, como no trabalho, por exemplo. Quando não existe isso, a confiança vai se tornando escassa e ficar sozinha pode ser até uma boa opção. A falta de apoio é, de fato, um dos grandes motivos por términos!

9. Falta de comunicação

Não importa o que aconteça, exponha o que está sentindo. O relacionamento não se constrói sozinho e muito menos por telepatia. Fale, leve a vida com mais leveza e não tenha medo de conversar sobre qualquer assunto com o seu marido. A falta de diálogo complica mais ainda os assuntos inacabados e o relacionamento se torna carregado pelo “achismo” e nunca pela certeza.

Infelizmente, é comum ver casais onde a omissão de sentimentos acaba levando ao término.

10. Desgaste da vida a dois

O desgaste está entre os principais motivos que levam à separação. Isso acontece pela rotina maçante e também pela falta de inovação na vida a dois. Cerca de 35% das pessoas afirmam que já terminaram uma relação por causa do cansaço da convivência, ou até mesmo pelo tédio que se desencadeia com o passar dos anos.

Por isso, muitos casamentos que são embalados pela mesmice, pela rotina cansativa, terminam em separação. Além de manter um diálogo aberto e constante, é importante não deixarmos de fazer “surpresas” para mudar esse cenário.

E aí, o que você achou essa lista? Confira também o vídeo da sexóloga e terapeuta de casais da Vibrio, Marcela Benati:

Aproveite para ler também: Como saber se ele é o homem certo para você?

Fontes: Área de Mulher; Mulheres bem Resolvidas; Isto É; GShow; Forbes

Recomendados para você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *