Engolir esperma é algo comum, principalmente em relacionamentos fixos e que já duram um bom tempo. No entanto, existem várias dúvidas sobre isso. Muitas pessoas se perguntam se isso faz bem ou mal à saúde. E claro que existem diversos mitos que são repassados para frente.
A princípio, engolir o sêmen não faz mal. Mas existem algumas recomendações e cuidados que devemos ter. Diante de um assunto tão comum entre as pessoas, decidimos trazer algumas explicações úteis e precisas. Confira conosco a seguir:
Engolir esperma faz mal à saúde?
De acordo com a sexóloga Alyne Meirelles, o ato de engolir esperma não faz mal. No entanto, o homem pode ter algum tipo de infecção sexualmente transmissível (IST). Ainda segundo a profissional, as mulheres também liberam fluídos corporais ao gozar. Sendo assim, a regra vale para ambos. “Não faz mal engolir, desde que a pessoa não esteja com alguma infecção”, alerta.
Se for uma escolha sua engolir, existem alguns cuidados que podem ser tomados para evitar problemas. Então Allyne enfatiza: “O ideal seria conhecer a sorologia e condições de saúde da sua parceria sexual. Diálogo é sempre um bom caminho”. Vale ressaltar que existem diversas formas de prevenções para evitar as IST’s. A profilaxia pré-exposição (PrEP), por exemplo, é uma das mais populares.
Além disso existe também a profilaxia pós-exposição ao HIV (PEP). E, claro, a mais comum e recomendada: a camisinha.
Outros mitos e verdades sobre o tema
1. É possível ficar grávida ao engolir esperma?
Esse é um mito muito comum. De acordo com a OMS, cada ejaculação contem entre 1,5 ml e 5 ml de sêmen. E isso pode carregar, no mínimo, 15 milhões de espermatozoides. No entanto, quando engolido, eles vão para o sistema digestivo, não reprodutivo. No estômago todos eles morrem. Para que ocorra a gravidez é preciso que o esperma entre em contato direto com os ovários e útero.
2. O esperma pode transmitir doenças ao ser engolido?
Isso sim é verdade! Se o homem que ejacular for portador de alguma infecção sexualmente transmissível, quem engole pode ser contaminado. Isso acontece quando o esperma entra em contato com a mucosa da boca. No entanto, existem algumas doenças que são mais facilmente transmissíveis do que outras. Mas a recomendação é não arriscar.
3. O sêmen é sujo?
O sêmen não é sujo. Ele não tem nada a ver com sujeira quando não há infecções. Quando o homem está doente, por exemplo, ele muda de cor, ficando mais escuro e com cheiro forte. Se não estiver assim, ‘tá’ tudo certo!
- Leia também: Pouco esperma – descubra as causas que levam a isso
4. É possível mudar o gosto do sêmen
Sim! É possível mudar o gosto do sêmen dependendo do tipo de alimento ingerido. Abacaxi, por exemplo, deixa o esperma mais doce do que o normal. Em contrapartida, café e alho podem deixá-lo com um gosto mais forte.
5. Engolir esperma engorda?
O sêmen de fato contém algumas calorias (como tudo nessa vida). No entanto, a quantidade engolida é tão baixa que não será o suficiente para ganhar uns quilos. Na verdade, é impossível ganhar até mesmo umas gramas. Sendo assim, isso é um mito.
6. É possível ter alergia ao engolir o sêmen?
Embora pareça impossível, algumas pessoas são alérgicas ao esperma. Portanto, ele pode causar alergias em pessoas mais sensíveis. Geralmente é mais comum no sexo anal ou vaginal, mas pode acontecer no sexo oral também.
Fontes: Glamour; Uol; Dicas de Mulher; Viva Bem