É comum nos depararmos com relacionamentos terminando antes mesmo de se concretizarem. As pessoas se encontram, ficam juntas por alguns dias e, de repente, seguem seus próprios caminhos. A dificuldade em se relacionar é mais comum do que podemos imaginar. Na maioria dos casos, uma das partes desaparece sem dar explicações ou avisos, nem mesmo pelas redes sociais.
Atitudes como essas criam uma bola de neve, piorando a situação e fazendo com que as pessoas que sofreram o abandono se fechem cada vez mais para novas relações. Pensando nisso, decidimos trazer alguns dos motivos pelos quais está cada vez mais difícil se relacionar. Confira a seguir.
Por que há tanta dificuldade em se relacionar hoje em dia?
1. Falta de empatia
Para simplificar o conceito de empatia, trata-se de projetar o que você sentiria se estivesse na mesma situação que a outra pessoa está passando. É a tentativa de compreender os sentimentos e emoções do outro lado, procurando experimentar de forma objetiva e racional o que a outra pessoa está sentindo. Falta isso nos dias atuais! Diante de tanto egoísmo, muitos relacionamentos acabam rapidamente devido à falta de empatia.
Para se relacionar, é preciso ter disponibilidade e estar preparado. Uma relação amorosa é uma troca constante. É necessário haver abertura, sanidade e disposição para conhecer, conversar e conviver com o outro. Dessa forma, corre-se o risco de se surpreender positivamente e até mesmo de se decepcionar.
Para encontrar a pessoa certa, é necessário se expor. Sem essa disposição, não há possibilidade de dar certo!
2. Determinação precoce de regras
Uma relação amorosa não é, nem deve ser, regida por regras pré-determinadas. Cada casal é único, e torna-se muito difícil se relacionar hoje em dia quando se tem em mãos um roteiro. O ideal é criar as próprias regras de acordo com as vivências do dia a dia. Essas normas precisam ser explícitas, não implícitas.
É essencial deixar claro o que cada um gosta e o que não tolera, sem esperar que o outro deduza. Mas cuidado! Relacionar-se também é saber ceder e negociar. Nem sempre você terá disposição para fazer o que a outra pessoa quer, assim como o oposto também ocorrerá. Portanto, uma conversa pode ser a solução
- Leia também: Quais são as diferenças entre amor e paixão?
3. Falta de clareza
Para manter um relacionamento duradouro e saudável, é essencial compartilhar os mesmos objetivos com a parceria. É preciso deixar claro quais são suas intenções e exigir clareza da outra parte. Não é necessário serem iguais, mas ter um objetivo em comum pode solidificar a relação.
É comum encontrar pessoas que escondem sua verdadeira essência na intenção de conquistar o outro utilizando uma falsa imagem. Relacionar-se é disponibilizar-se, trocar, dividir, ceder, equilibrar e negociar. Tudo isso de forma clara.
4. Redes sociais
Em tempos de redes sociais, estamos constantemente diante de uma grande oferta de pessoas, o que nos dá a ideia de que, se não der certo com alguém, podemos partir para outra tentativa. Afinal, temos muitas opções, então não podemos perder tempo.
Mas essa pressa impede o aprofundamento das relações. Há um desapego, e as pessoas têm dificuldade em se conectar emocionalmente com outras. Existe uma grande troca sexual, mas ainda há uma armadura emocional que impede as pessoas de se expressarem e demonstrarem vulnerabilidade.
As redes sociais ensinam as pessoas a preservar muito a individualidade e pouco a conjugalidade. Ou seja, acabamos não ficando dispostos a abrir mão de certas coisas em prol do relacionamento.
5. Espera pela pessoa perfeita
Todos nós carregamos diversas crenças sobre o amor perfeito, muitas vezes influenciadas pelos contos de fadas da Disney. Acreditamos que encontraremos nosso grande amor de forma inesperada, alguém que nos compreenda apenas com um olhar. Essa idealização pode fazer com que deixemos passar muitas oportunidades que poderiam resultar em lindas histórias de amor.
Não se trata de encontrar um amor pronto, mas sim uma pessoa com características que nos atraem por diversos motivos, e a partir dessa conexão construímos uma relação significativa.
Um relacionamento amoroso não surge do nada. É necessário investir tempo na construção de um patrimônio emocional sólido. E para enriquecer esse patrimônio, é fundamental manter uma atenção constante.
- Agora que você já sabe mais sobre a dificuldade em se relacionar, leia também: Amor romântico – o que é e quais são as características?
Fontes: A Caminho da Mudança; Líder de Si; Zenklub; Fashion Bubbles; Danielle Vieira