É melhor investir no relacionamento ou optar por viver sozinho em busca de mais qualidade de vida? Essas questões costumam surgir quando a fase da paixão arrefece e as diferenças no casal começam a se destacar. Afinal, é um equívoco acreditar que uma relação saudável e harmoniosa é isenta de conflitos. Na verdade, os atritos são naturais e exigem habilidade para lidar com eles de maneira construtiva.
Pensando nisso, reunimos dicas práticas para ajudar quem deseja fortalecer o relacionamento. Em outras palavras, abordaremos como prevenir e solucionar pequenos problemas que, assim como ervas daninhas, podem comprometer o “jardim do amor”.
Como melhorar meu relacionamento em 11 passos
O Brasil registrou mais de 17 mil divórcios apenas nos primeiros meses de 2022, segundo o Colégio Notarial do Brasil, que reúne mais de 9 mil tabeliões.
No ano passado, foram concluídas mais de 80 mil separações consensuais. Este é o maior número desde 2007, quando uma lei federal permitiu a formalização do divórcio diretamente em cartórios. Se você tem o desejo de manter o seu relacionamento e não entrar nessas estatísticas, aplique as dicas a seguir:
1- Dedique-se a um tempo que seja apenas do casal
Naquele começo de namoro é comum que os casais fiquem “viciados” um no outro e que eles tenham mais disposição para planejar coisas juntos. Com o passar do tempo, é normal eles se afastarem. Afinal, a vida mesmo trata de chamar cada um dos pombinhos para suas obrigações, que são individuais.
No entanto, separar um tempo da semana para ser só de vocês é fundamental. Para fazer o que? Aí entra a parceria. Vocês podem, por exemplo, criar uma lista de interesses de cada um, e separar um dia da semana para colocar o item da lista em prática.
Pode ser ver um filme, ir ao cinema, clube, fazer um jantar especial, com drinks afrodisíacos. Enfim, alguma coisa que saia da rotina e quebre a monotonia.
2- Não deixe acumular pequenos incômodos
Não fique guardando pequenas coisinhas que o seu parceiro ou parceira faz e que te incomoda. Já ouviu aquele ditado “água mole em pedra dura, tanto bate até que fura”? Pois é, muitas relações acabam por mágoas que não receberam a devida atenção.
Por causa disso, dialogue sempre e fale o que te incomoda. Muitas vezes a pessoa faz aquilo sem saber que é um problema para você. Então, ajude o outro a te ajudar.
3- Saiba respeitar os valores e diferenças um do outro
Por mais que vocês tenham interesses em comum, cada um foi criado de uma forma, com uma família singular. Nesse sentido, é importante saber respeitar os valores e diferenças de cada um.
Lembre-se, o que faz sentido e é uma verdade para você pode não ser para o outro, o que entra crenças religiosas, gostos pessoais, entre outras coisas. O importante é saber respeitar a opinião do outro, mesmo não concordando com ela. E isso vale para os dois.
4- Seja gentil
Nenhum relacionamento frio e, acima de tudo, abusivo vai para frente. Então, não custa nada ser gentil com a pessoa que deveria ser a mais importante para você.
Tenha o hábito de agradecer e pedir desculpas caso seja necessário. Também não deixe de elogiar, mesmo se a pessoa está contigo há muito tempo. Isso também inclui cuidar um dos outro, dividir as tarefas da casa e as responsabilidades com os filhos, caso tenha, etc.
5- Faça pequenas surpresas
A rotina é a grande vilã do relacionamento. Por isso, não espere datas especiais para fazer surpresinhas para seu par. Isso pode ser desde um beijo mais intenso quando vocês se despedirem ou mensagens carinhosas, bilhetinhos fofos, um café na cama, uma lingerie nova, e por aí vai…
6- Controle o ciúme
Outra coisa que desgasta, e muito, a relação é o ciúme. Mas eu estou falando daquele ciúme sem motivos. Claro que, se o seu companheiro (a) estiver dando sinais para que você se sinta insegura, o ideal é chamar para uma conversa sincera. Dependendo do caso, pode ser até motivo para a separação.
Contudo, devido a traumas de relacionamentos passados ou baixa autoestima, algumas pessoas podem sentir um ciúme exacerbado e que não condiz com a realidade. Tal ação sufoca o outro e torna o relacionamento pesado. Caso você se sita assim, procure tentar resolver esses conflitos internos. Talvez seja necessário a ajuda de um profissional, como um psicólogo.
7- Interferência de terceiros
A não ser por questões extremas como abuso e violência, ninguém deve meter o pitaco no relacionamento alheio. Afinal, são dois adultos que sabem, ou pelo menos, deveriam saber resolver seus problemas sozinhos. Evite colocar pai, mãe, amigo dentro dos seus conflitos. Isso pode colocar ainda mais” fogo na fogueira”, porque as pessoas têm a tendência de escolher lados e o conflito nem sempre é culpa só de uma parte.
8- Dinheiro
A falta e até a abundância de dinheiro pode ser um fator de conflito e briga em um casamento. Depois de casar vocês passam a compartilhar uma vida juntos: o que também envolve o dinheiro. A administração financeira deve ser muito bem definida pelo casal.
O que acontece, geralmente, é que um pode ter mais descontrole financeiro e isso pode interferir, de forma direta, no dia a dia do casal.
9- Não idealize o seu relacionamento
Os filmes e livros costumam acabar com “e eles foram felizes para sempre”. Ninguém mostra o depois da frase. Mas todo mundo sabe que vem os boletos, as diferenças, filhos para alguns, e nem sempre tudo será um conto de fadas. Na verdade, “fadas” só existem na ficção.
Portanto, não idealize demais seu relacionamento e tenha os pés no chão. Nem idealize o seu par: todo mundo tem defeitos e eles são naturais em qualquer pessoa. Quando você diz sim, você deve estar ciente que as qualidades virão junto com as imperfeições.
10- Sexo
Esta aí uma coisa que não pode faltar em um relacionamento: um bom sexo. Durante o contato íntimo você está vulnerável diante do outro e entregue. Além disso, é durante o sexo que o corpo libera hormônios do prazer como o ocitocina, capaz de desenvolver laços e conexões. O que é fundamental para que uma relação dure.
Caso o sexo não esteja bom, ou pior, se ele não existe mais, deve-se procurar ajuda de um profissional, como um sexólogo. Além disso, com pequenas mudanças e atitudes vocês podem reacender o fogo sexual.
11. Sem comparações
Jamais compare sua relação com a de outras pessoas, principalmente porque cada casal tem seus próprios hábitos e acordos. Tenha sempre em mente que os relacionamentos têm altos e baixos, então é impossível viver feliz o tempo inteiro. Foque em sua relação e esqueça o jardim do vizinho. A grama dele não é mais verde que a sua!
Dicas da Vibrio não faltam para você acender esse fogo: como levar brinquedos eróticos para usar com o seu parceiro, fazer sexo em lugares diferentes, testar posições sexuais diferentes. Enfim: a palavra de ordem é INOVAR!
Confira a seguir mais dicas para melhorar o seu relacionamento:
Gostou destas dicas?
Fontes: agenciabrasil; eurekka; psicologiaviva; nsc total