lidar com a insegurança

10 formas de como lidar com a sua insegurança com o corpo

A falta de segurança em relação ao próprio corpo é algo comum, mas não deve ser romantizada! É preciso saber lidar com a insegurança para alcançar a felicidade plena. Embora seja mais comum em mulheres na adolescência, essa grande vilã da autoestima não tem idade para aparecer e pode nos assombrar por toda a vida.

Com a popularização das redes sociais e o nosso contato com figuras públicas, essa pressão aumentou ainda mais. A busca pelo corpo perfeito, que muitas vezes nem existe fora das telas, se tornou um objetivo. De acordo com uma pesquisa feita pelo Badoo, um dos maiores aplicativos de relacionamento, 63% das pessoas entrevistadas se sentem inseguras com seus próprios corpos quando se comparam com os corpos que veem na mídia.

Por isso, decidimos trazer uma lista de coisas que você pode fazer para lidar com a insegurança, além de um vídeo maravilhoso da sexóloga e terapeuta sexual da Vibrio, Marcela Benati. Confira a seguir.

10 formas de lidar com a sua insegurança com o corpo

1. Identifique seus próprios pensamentos negativos

Sempre que pensar algo negativo a respeito do próprio corpo, faça uma pausa e observe o que estava fazendo quando esse pensamento se manifestou. O que esse sentimento evoca? O primeiro passo é reconhecer o momento em que você pensou de forma negativa sobre o seu corpo e o gatilho dessa reação para poder remodelar suas perspectivas.

Muitas mulheres, especialmente as mais maduras, sentem-se mal quando estão em um vestiário experimentando roupas. Antes de vesti-las, vem à mente: ‘Sou gorda demais para caber em qualquer uma delas. Nem deveria tentar.’ Esse é um gatilho. Então, antes de tudo, é preciso identificar esses momentos onde a insegurança bate.

2. Desafie os seus pensamentos negativos

Faça com que seus pensamentos negativos se tornem positivos. Não é preciso aceita-los. Então, pergunte a si mesma se você está sendo justa consigo ou se essa crítica toda está ajudando em algo. Você teria coragem de dizer o que pensa do seu próprio corpo a uma amiga? Logo, não diga a você.

“Essa roupa não faz com que eu me sinta bem, mas eu tenho outras que me deixam mais confiante”, esse é um exemplo de como tornar a negatividade em positividade.

3. Escolha roupas que te façam se sentir bem

Todos nós temos estilos próprios. Basta encontrar um que te deixe confortável e aumente a sua confiança. Muitas mulheres se apegam à pressão da moda, querendo seguir as tendências, mesmo que não seja adequado ao seu estilo corporal.

É comum encontrar pessoas se ‘obrigando’ a caber em um número menor apenas para estar bem diante da sociedade. Isso está errado! Use roupas confortáveis e que trazem o estilo que te faz bem. Você se sentirá muito mais atraente para os outros quando se sentir atraente para você mesmo.

Não se sinta envergonhada por comprar alguma roupa que se ajuste ao seu corpo. Logo você descobrirá que elas destacam melhor seus atributos físicos e caem super bem.

4. Escreva detalhadamente tudo o que gosta no próprio corpo

É importante focar no que você aprecia no próprio corpo em vez de remoer mentalmente o que não gosta. Passe um tempo listando tudo o que tem de maravilhoso aos seus olhos. Pode descrever características físicas ou alguma habilidade que você consegue realizar com ele. Quando se sentir inseguro, leia essa lista e lembre-se de quão perfeito é o seu corpo.

5. Faça atividades que te ajude a relaxar

Uma forma de lidar com a insegurança é realizar atividades que relaxem o corpo e a mente. Malhe, cuide do jardim ou medite! Tudo isso faz com que você encontre a paz necessária. Você pode aproveitar o comecinho da manhã para correr no bosque, em contato com a natureza, ou fazer yoga para acalmar a mente.

Dessa forma, você começará a apreciar o próprio corpo e tudo o que ele é capaz de fazer. Só não se esqueça de incluir essas atividades na lista de positividade.

6. Respeite o seu corpo

O corpo precisa ser respeitado principalmente por você. Então, alimente-se de coisas nutritivas, descanse bastante e mantenha-se ativo. Se não tiver uma atitude saudável com o próprio corpo, você começará a sentir-se tentada a muda-lo. Esse pensamento pode desencadear uma série de autocríticas severas.

Coma alimentos saudáveis que tragam prazer quando estiver com fome, por exemplo. Proteja o seu corpo de vícios, como drogas e álcool. Quando nutrimos bem o corpo, estamos trabalhando em prol da saúde mental. Esse é o caminho para lidar com a insegurança da melhor forma.

7. Converse com sua parceria sobre suas inseguranças físicas

Se a intimidade física lhe deixar desconfortável, converse com sua parceria de forma honesta. Muitas pessoas se sentem incomodadas com o próprio corpo durante as relações sexuais, especialmente porque esse é um momento de bastante vulnerabilidade.

Para melhor a segurança em relação ao próprio corpo, tenha uma conversa aberta sobre como está se sentindo. Em seguida, converse também sobre as inseguranças da outra pessoa para que possam se alinhar. Falar o que te incomoda geralmente ajuda no processo de diminuir a insegurança.

8. Opte por estar ao lado de pessoas que te apoiem

Uma das melhores maneiras de elevar a autoestima e se aceitar é ficando longe de pessoas que lhe cause insegurança. Se tem um familiar falando sobre o seu peso ou um familiar afirmando que está magra demais, se afaste. Fique ao lado de pessoas que se importam com você sem fazer julgamentos.

Não é preciso confrontar os amigos e familiares sobre isso, a menos que você queira impor respeito. Se esse for o seu desejo, você pode simplesmente recusar convites e deixar claro que se sente mal ao lado de determinada pessoa.

9. Ignore corpos irreais nas redes sociais

Um dos motivos pelos quais muitas mulheres não se aceitam, é a comparação com outras mulheres nas redes sociais. Mas nem sempre os corpos postados são reais! É comum encontrar modelos que fizeram inúmeros procedimentos cirúrgicos e editam as fotos em busca da perfeição superficial.

Ignore perfis assim e, se possível, deixe de seguir. Não existe um padrão de beleza que devemos seguir e, mesmo se esforçando, nunca teremos o corpo idêntico ao de outra pessoa. Cada um é individual e cada mulher possui suas próprias belezas.

10. Se olhe no espelho com mais frequência

É difícil aceitar o que não conhecemos bem! Muitas mulheres têm medo de se olhar no espelho, de conhecer o próprio corpo. Elas temem não aceitar o que estão vendo, mas isso está errado! Então, uma boa dica é: dê uma olhadinha no seu próprio corpo depois do banho, quando ainda estiver nua.

Em frente ao espelho, observe cada curva e admire-as. Em seguida, quando for passar o hidratante, não tenha pressa. Toque cada parte dos seus braços e pernas, observando os movimentos que faz com as mãos. Desta forma você vai aprender a lidar com a insegurança.

Veja a seguir o vídeo da nossa sexóloga e terapeuta sexual, Marcela Benati, que preparou de forma mais interativa várias dicas maravilhosas:

Aproveite para ler também: 9 dicas de programas românticos para casais sem sair de casa

Fontes: Wiki How; Doutor Jairo; Portal Cantu; IPCAC

Recomendados para você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *