Conforme profissionais da saúde física e mental ao longo do tempo, o prazer sexual humano alcança sua plenitude quando seguimos e experimentamos intensamente algumas etapas específicas. Essas etapas constituem o ciclo da resposta sexual humana e incluem o estímulo, o desejo, a excitação e o orgasmo.
Neste contexto, apresentaremos uma explicação mais detalhada sobre a resposta sexual humana e as quatro fases mencionadas anteriormente. Acompanhe abaixo.
O que é o ciclo da resposta sexual humana?
Após extensivos estudos sobre sexualidade, a dupla Master & Johnson, constituída pelos ginecologistas norte-americanos Virginia E. Johnson e William Masters, desvendou, entre as décadas de 1950 e 1960, a fisiologia do orgasmo, permitindo o mapeamento das quatro fases da resposta sexual tanto em homens quanto em mulheres: excitação, platô, orgasmo e resolução.
Na década de 1970, esse modelo foi objeto de questionamento por Helen Kaplan, uma sexóloga austríaca que enfatizava a importância do desejo e do apetite sexual desencadeados no cérebro, como um gatilho para as próximas etapas em direção ao clímax.
A partir da década de 1980, a Associação Psiquiátrica Americana (APA) passou a considerar o ciclo de resposta sexual composto por quatro fases: desejo, excitação, orgasmo e resolução. Esse modelo influenciou diversas classificações diagnósticas atuais e é adotado por especialistas em todo o mundo.
Quais são as fases do ciclo da resposta sexual humana?
1. Desejo
O desejo marca a primeira fase da resposta sexual humana. É quando nossos órgãos sensoriais (paladar, visão, audição, tato e olfato), em conjunto com a imaginação, enviam um sinal ao corpo de que algo extremamente prazeroso está prestes a acontecer. O desejo, em termos gerais, representa a vontade de fazer alguma coisa no âmbito erótico sexual.
2. Excitação
O corpo entra na fase da excitação quando o desejo se manifesta. É nesse momento que os órgãos sensoriais e a imaginação começam a ser estimulados sexualmente, marcando a segunda fase da resposta sexual. Durante essa fase, o corpo masculino inicia naturalmente o processo de ereção, à medida que os batimentos cardíacos aumentam, fazendo com que o sangue flua com maior intensidade para o pênis e o dilate internamente. Assim que o sangue entra, ele fica retido, o que resulta em uma ereção mais forte.
Enquanto isso, no corpo feminino, a vagina naturalmente se alarga, se aprofunda e lubrifica para que a penetração, caso ocorra, seja mais prazerosa. Essas são as principais modificações e reações do prazer sexual.
3. Orgasmo
Muitas pessoas, ao ouvirem falar das quatro fases, pensam que o orgasmo em si é a primeira! No entanto, essa é a terceira fase da resposta sexual. Quando a estimulação aumenta constantemente, chega um momento em que atinge o ápice, o clímax. Esse é o orgasmo, o ponto máximo de prazer que dura alguns segundos.
Durante o orgasmo, uma série de contrações prazerosas ocorre nas partes genitais tanto masculinas quanto femininas. No homem, essas contrações resultam na ejaculação do esperma. No corpo da mulher, o orgasmo não necessariamente leva à emissão de qualquer líquido, mas existem relatos de mulheres que liberam certa quantidade de líquido, às vezes em um pequeno jato, ao atingirem o orgasmo
4. Resolução
A resolução é a quarta e última fase da resposta sexual! Ela ocorre logo após o orgasmo e é um momento de profundo relaxamento. Ou seja, nessa etapa, tanto o corpo dos homens quanto das mulheres exige um tempo para descansar. O mais correto é atender a esse pedido antes de retomar as atividades.
- Leia também: 20 filmes eróticos perfeitos para ver a dois
Fontes: Psicanálise Clínica; UOL; Folha