atração sexual

Atração sexual: o que é e por que sentimos?

A atração sexual pode ser muito mais complexa do que imaginamos e, para algumas pessoas, identificar esse sentimento é um grande desafio. Ainda é difícil abordar o assunto, embora seja necessário e algo que a maioria de nós sente. Verbalizar a atração sexual possui sua própria intensidade.

Existem também pessoas que não sentem atração sexual, ou sentem de forma tão baixa que passa quase despercebida. Por quê? Como? Decidimos trazer mais detalhes neste texto. Confira conosco a seguir.

O que é a atração sexual?

Atração sexual é o desejo sexual, quando nos sentidos atraídos fisicamente por alguém. A atratividade sexual, portanto, é a capacidade que temos em atrair o interesse erótico de outra pessoa. Trata-se de um fator de seleção sexual ou escolha do indivíduo com quem desejamos nos relacionar.

Essa atração pode ser pelas qualidades de uma pessoa, traços físicos ou pela forma como ela leva a vida. Há também a atração estética, que pode surgir a partir dos movimentos de uma pessoa, seu cheiro ou voz, entre outras coisas. Esse magnetismo sexual pode aumentar com adornos, estilo ou perfume.

A atração sexual pode ser influenciada por diversos fatores, como psicológicos, genéticos, culturais ou por qualidades mais sutis. Ela também é uma resposta a outra pessoa que depende da combinação de traços e critérios corretos para a pessoa atraída.

Quais são os fatores que influenciam a atração sexual?

– Fatores biológicos

A atração sexual que sentimos pelo sexo oposto pode estar relacionada com um termo médico chamado antígeno leucocitário humano (HLA). A explicação para essa atração estaria ligada ao sistema imunológico. De acordo com um estudo publicado na revista científica Nature, procuramos parceiros sexuais que tenham HLA diferente do nosso próprio.

O HLA, também conhecido como Complexo Principal de Histocompatibilidade, é um sistema que permite ao nosso corpo identificar células perigosas, bactérias e vírus. Em outras palavras, ele é fundamental para o desenvolvimento do sistema de defesa do organismo humano.

Pode parecer estranho, mas a atração sexual estaria diretamente relacionada aos anticorpos. Segundo pesquisadores da Universidade de Dresden, na Alemanha, que estudaram o comportamento sexual de 254 casais, o HLA também está relacionado ao desejo de procriar.

– Fatores sociais

A aparência física de uma pessoa tem um impacto crítico na atratividade sexual, especialmente no início de um relacionamento. Socialmente, tendemos a nos atrair com mais facilidade por pessoas que seguem determinados padrões de beleza. Esses padrões são frequentemente ditados pela sociedade e influenciam nossa percepção do que é bonito e agradável aos olhos.

Embora muitos evitem esses padrões e não procurem parcerias que se encaixem neles, a relação entre atração sexual e fatores sociais ainda é muito presente.

– Outros fatores

Há fatores sociais e biológicos, como mencionado acima, mas esses não são os únicos! Existem outras coisas que nos fazem sentir atração por outras pessoas, como a percepção visual, por exemplo. Isso inclui a simetria do rosto, a atividade física e a maneira como o indivíduo se move enquanto dança ou pratica alguma atividade física.

Há também o fator da audição, que é quando nos atraímos pela forma como soa a voz e os movimentos da outra pessoa, bem como o olfato, que diz respeito ao cheiro natural ou artificial.

Por que sentimos atração sexual?

Muitas pessoas sentem um tipo de energia diferente ao tocar em uma pessoa atraente. Isso se chama química sexual, um processo do organismo que envolve feromonas em pessoas que sentem uma atração muito forte. O próprio corpo é responsável pela atração como um todo.

“É um processo cerebral”, disse a psicoterapeuta Selma Alves, especialista em sexologia. “As feromonas são substâncias químicas que são ativadas instintivamente no contato com o outro através de gestos, cheiro, beijo, causando então o desejo sexual”, afirmou a profissional.

Qual é a diferença entre desejo, paixão e atração sexual?

Embora pareça ser a mesma coisa, tem muita diferença! O desejo sexual está ligado à libido, que é basicamente a vontade de se relacionar sexualmente com alguém. É causado pela excitação sexual e pode ter picos altos ou diminuir drasticamente dependendo do estado físico ou psicológico de cada um.

O desejo sexual é um desejo geral, não direcionado a uma pessoa em específico. Ao ver um filme erótico, por exemplo, a pessoa pode despertar o desejo sexual, sentindo vontade de se relacionar com outras pessoas que lhe atraiam.

Enquanto isso a atração sexual é especificamente direcionada a um ou mais indivíduos alvo. Excitação sexual são as reações biológicas do nosso corpo a determinados estímulos e o desejo sexual é a vontade de se relacionar somente.

A paixão, por sua vez, está muito ligada à atração sexual. Mas nela influenciam outros fatores, como as circunstâncias e o tempo em que cada pessoa se encontra, afinidade, desejos, receptividade, valores ou interesses compartilhados. Tudo isso tem o seu peso singular.

Fontes: A Mente é Maravilhosa; BBC; UOL; Diversidades; Mundo Educação; Flash

Recomendados para você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *