amendoim

Amendoim realmente aumenta o desejo sexual?

Todo mundo já ouviu falar, pelo menos uma vez, que o amendoim é um estimulante sexual natural. Esse alimento está entre as maiores fontes vegetal de proteínas, com grandes quantidades de vitaminas que fazem bem ao corpo.

Conforme afirmado por Nara Limeira, nutricionista do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF), o amendoim contribui para a melhoria da circulação sanguínea, facilitando a ereção peniana. Diante desse contexto, optamos por fornecer detalhes mais aprofundados sobre a relação entre esse alimento e o apetite sexual. Confira a seguir.

Amendoim realmente aumenta o desejo sexual?

Segundo Nara Limeira, o amendoim é rico em vitaminas do complexo B e em um aminoácido chamado arginina. “Essas substâncias melhoram a circulação do organismo como um todo, inclusive dos órgãos sexuais”, afirmou.

No entanto, não existem comprovações científicas de que o amendoim aja diretamente nos órgãos sexuais. Embora não se comprove o caráter afrodisíaco do amendoim, diversos estudos confirmam que o consumo de pelo menos 30 gramas por dia pode trazer muitos benefícios para o corpo.

“O que é apontado em estudos é que o amendoim tem em sua composição a gordura monoinsaturada que diminui o colesterol LDL (nocivo para a saúde), e uma substância chamada resveratrol, que age como antioxidante. Essas substâncias acabam diminuindo o risco de doenças cardiovasculares”, comentou a profissional.

Embora ofereça muitos benefícios para a saúde, é importante tomar alguns cuidados com a procedência do alimento. Segundo Nara, o consumo de amendoim contaminado por determinado tipo de fungo pode causar sérios problemas.

“Caso seja conservado em locais úmidos e com pouca luz, pode ser que ele desenvolva um bolor chamado aspergillus flavus, que produz uma toxina chamada aflotoxina, que causa intoxicações neurológicas, podendo levar a pessoa ao coma”, explicou Nara.

O que é verdade sobre a relação entre amendoim e libido?

De acordo com a nutricionista Bianca Pires, o amendoim, assim como qualquer outro alimento,não é capaz de fazer milagre na vida sexual. No entanto, ele pode sim ajudar uma pessoa que busca melhorar o desempenho, pois é fonte de zinco, arginina e vitaminas E e B3.

Isolado ele não é capaz de aumentar drasticamente o desejo sexual. Porém, o amendoim possui as vitaminas e componentes que citamos, o que melhora a circulação de sangue nos órgão genitais e, consequentemente, ajuda a elevar a libido.

Outros alimentos podem ser combinados, como beterraba e espinafre, por exemplo, que são alimentos vasodilatadores. O zinco presente no amendoim e outras castanhas é muito importante na produção de testosterona e na vitalidade e motilidade dos espermatozoides.

A profissional explica ainda que a oleaginosa é mais rica em vitaminas do complexo B, principalmente B3, que podem ajudar no controle de hormônios e no combato ao estresse. Esses são fatores que prejudicam a atividade sexual quando não controlado.

Segundo a nutricionista, não existe de fato uma comprovação científica que prove com eficácia o beneficio de alimentos isolados no apetite sexual.

No entanto, uma alimentação equilibrada e saudável, que forneça ao corpo os sais minerais e vitaminas como os presentes no amendoim, é sim fundamental.

Quais são os benefícios desse alimento para a saúde?

Embora não se comprove cientificamente o caráter afrodisíaco do amendoim, estudos apontam que o consumo de apenas 30 gramas por dia pode gerar diversos benefícios para o corpo.

O alimento tem em sua composição a gordura monoinsaturada que diminui o colesterol LDL (nocivo para a saúde), além de conter antioxidante que age lutando contra doenças cardiovasculares. O zinco, que é encontrado no amendoim e vários outros alimentos, pode ajudar os homens a prolongar a ereção!

O amendoim ajuda ainda na perda de peso, justamente por ser rico em gorduras monoinsaturadas. Ele ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue, ativando assim o metabolismo e auxiliando na perda de gordura.

Para os atletas, o alimento auxilia no desenvolvimento de massa muscular, que é uma etapa fundamental para quem deseja um corpo definido.

De acordo com uma pesquisa publicada na revista JAMA, o consumo da manteiga de amendoim, 5 vezes por semana, está associado à redução do risco de diabetes do tipo 2, principalmente em mulheres.

Quais são os cuidados que deve ser tomados?

Mesmo sendo saudável, é preciso alguns cuidados na hora de consumir, principalmente se for amendoim misturado à outras receitas.

O “chá” de amendoim junino, por exemplo, está entre as bebidas populares das festividades sazonais, mas não é recomendado em grandes quantidades, pois costuma levar ingredientes como leite condensado e açúcar.

De acordo com a coordenadora do projeto Nutrição é na Cozinha, Manuela Mika Jomori, o recomendado é não comer mais do que 30 gramas por dia.

“Ao acrescentar o amendoim em suas preparações na culinária, você melhora o aporte de boa gordura, antioxidante e fibras, além de sabor e textura. Quando torrado ou cozido, também aumenta a concentração de antioxidantes, mas é preciso tomar cuidado com os excessos, porque o amendoim é altamente calórico”, recomendou Jomori.

Além disso, especialistas afirmam que é muito importante tomar cuidado com esse alimento quando plantamos em nosso quintal. Por ficar embaixo da terra por um tempo, pode acabar adquirindo mofo e desenvolver aflatoxina, que é uma substância cancerígena.

Aproveite para ler também: 11 dicas importantes para seu bem-estar sexual

Fontes: Dr. Formen; UOL; Conexão; Globo; Unimed Pinda

Recomendados para você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *