Vinhos e encontro romântico são uma combinação perfeita. A bebida é ideal para esquentar o clima, principalmente quando bem escolhida. Mas aí que tá o problema. Muitas pessoas não sabem como fazer essa escolha, normalmente por falta de conhecimento sobre os tipos e harmonização.
Mas não é preciso ser um verdadeiro amante dos vinhos para fazer uma boa escolha. Confira a seguir:
6 dicas de como escolher vinhos para um encontro romântico
Trouxemos uma lista sobre os principais vinhos de algumas partes do mundo e em quais situações você pode escolher cada um. Lembrando que cada tipo de uva combina com um tipo de comida. Confira:
1. Vinhos da América do Sul
Os vinhos da América do Sul são conhecidos como vinhos do Novo Mundo. Os rótulos mais populares são do Chile, da Argentina e do Uruguai, e oferecem sabores únicos ao paladar. E quando falamos de uvas, as mais produzidas são: Malbec, Carménère e Tannat.
A sofisticação de um bom Malbec é ideal para acompanhar pratos apimentados no primeiro encontro, assim como molhos agridoce ou barbecue. Enquanto isso, os vinhos feitos com a Tannat harmonizam perfeitamente com carnes assadas e até um bom churrasco, caso for do seu desejo ir a uma churrascaria mais refinada.
Os casais que optam por peixes gordurosos, como o dourado, ou carnes vermelhas com pouca gordura, podem se aventurar com um bom rótulo de uvas Carménère.
2. Vinhos europeus
Os vinhos europeus são conhecidos como Vinhos do Velho Mundo. França, Portugal e Itália estão entre os principais produtores do continente.
As uvas mais famosas por lá são a Pinot Noir, da França; a Sangiovese, da Itália e a uva Castelão, de Portugal. Todas elas se destacam por ser clássicas e elegantes. Além disso, produzem vinhos tintos secos com sabores singulares e incríveis.
Esses vinhos vão perfeitamente bem com carnes saborosas, como um bom pato, linguiças e filé bovino. Além disso, se o casal prefere uma mesa de frios, esses rótulos são perfeitos, visto que harmonizam muito bem com queijos azuis e gorgonzola.
3. Vinhos de Guarda
Todo mundo já ouviu a frase “envelheceu como um bom vinho”, né? Bom, essa frase faz referência aos vinhos de guarda, que são os que têm grande potencial de envelhecimento. Eles correspondem a cerca de 10% da produção de vinhos em todo o mundo.
Vinhos como os italianos Barolo, os franceses Grand Crus de Bordeaux e os rótulos do Porto, de Portugal, são grandes exemplos desse tipo de bebida. Esses vinhos harmonizam muito bem com entradas feitas com frutas secas e queijos azuis. E casam super bem com sobremesas no geral.
4. Espumantes
Espumantes são perfeitos para finalizar a noite da melhor forma. Esses vinhos são usados para brindes e possuem grande versatilidade. Mas não somente isso! Eles podem acompanhar vários pratos, desde entradas até sobremesas. Os vinhos espumantes secos costumam ter um toque adocicado. Isso faz com que harmonizem muito bem com alimentos salgados e crocantes.
Nessa dica, um destaque vai para os espumantes nacionais, as cavas espanholas e as clássicas champagnes francesas. Mas um dos preferidos dos brasileiros é o Moscatel, que combina com sobremesas feitas a base de frutas. Saladas de frutas e pratos com morangos, por exemplo, são perfeitos para essa combinação.
Enquanto isso, o Champagne produzido na região de mesmo nome, na França, harmoniza com salmão, camarão e lagosta.
5. Vinhos leves (rosés e brancos)
Há quem prefira vinhos mais leves e ácidos, principalmente quem não conhece muito da bebida. Os vinhos brancos são perfeitos e combinam muito bem com um clima mais quente e pratos leves. A combinação ideal é de vinhos brancos com saladas, peixes e frutos do mar. Ou seja, nada de pedir um rótulo desses se o jantar for pratos muito temperados ou carnes vermelhas.
Enquanto os rosés secos são ótimos para acompanhar carnes magras grelhadas, além de verduras, massas e charcutaria. Eles possuem a acidez do vinho branco e o sabor frutado do vinho tinto. Assim, tornam-se perfeitos para uma boa tábua de queijos também.
6. Vinhos premium
Para os mais exigente, existem os vinhos premium. Esses contam com técnicas que aprimoram a qualidade do vinho, safras únicas e cuidados especiais que se estendem até o armazenamento. Uma garrafa de vinho premium pode custar muito dinheiro, mas é perfeita para um jantar romântico.
Mas esse rótulo precisa ser respeitado! Então, o acompanhamento ideal é um prato que ofereça uma quantidade variada de texturas, aromas, especiarias e sabores. Assim será possível combinar da melhor maneira todas as notas que somente um vinho premium pode oferecer.
13 sugestões de vinhos para um encontro romântico
– Vinhos importados
1. Vinho Português Aliança Dão D.O.C
Esse é um blend produzido na região do Dão, em Portugal, sob fortes critérios de qualidade DOC (Denominação de Origem Controlada). A bebida tem uma cor rubi intensa, característica de uma das principais uvas, a Touriga Nacional. No paladar, taninos e acidez estão muito presentes.
Os rótulos Touriga Nacional estão entre os melhores e mais tradicionais vinhos para encontro romântico. Seus aromas são frutados, com notas tostadas. É perfeito para encontros que tenham, no cardápio, filé mignon, massas ao molho sugo e queijos curados, como o parmesão, por exemplo.
2. Vinho Argentino Go Malbec
Os rótulos argentinos costumam estar entre os melhores para se tomar a dois, visto que são intensos e ideais para dividir com a pessoa amada. Para os fãs de tintos estruturados, vale a pena investir nessa bebida para o encontro.
Esse rótulo em específico possui aroma de frutas pretas em compota e especiarias como pimenta do reino. Além disso, possui uma acidez muito equilibrada, perfeita para harmonizar com carnes vermelhas, lasanha a bolonhesa e um bom queijo.
3. Faustino Crianza D.O.C
Tempranillo espanhol produzido na região de Rioja, este é um bom rótulo, muito bem elaborado conforme os padrões de qualidade da Denominação de Origem Controlada. Seu envelhecimento é feito em barris de carvalho americano, por isso possui aroma de frutas pretas em compotas, como o mirtilo e a ameixa, além do leve toque adocicado, notas picantes e de especiarias.
Os taninos desse vinho são redondos e o final na boca é frutado. Especial para dividir com a pessoa amada. A bebida vai muito bem com lasanha de berinjela ou iscas de filé ao molho gorgonzola. São ótimas comidas para o encontro a dois.
4. Montgras Aura Reserva Chardonnay
Esse vinho é produzido na região do Vale Central, no Chile. Esse rótulo tem coloração amarela com reflexos dourados e notas de frutas tropicais, que é um dos seus diferenciais. No paladar, ele chama a atenção pela leveza, por seu aroma e a acidez perfeita, que no final oferece uma sensação de cremosidade.
Se o encontro vai ter no cardápio carnes brancas, frutos do mar e aperitivos com queijo crie, gouda ou suíço, essa é a bebida perfeita. Impossível não surpreender com essa escolha.
5. Séptimo Sentido Rosé
Mais um vinho rosé na lista. Esse tipo de escolha é perfeita para o encontro a dois. O rótulo em questão é espanhol e chama a atenção pela elegância. Ou seja, é ideal para um encontro repleto de boas conversas. Tem acidez pouco presente, um aroma incrível de frutas vermelhas, como cerejas e ameixas e um toque especial que você sente ao degustar.
Sofisticado, como foi dito, ele é muito versátil no quesito harmonização. Você pode facilmente combiná-lo com carnes brancas, como o peito de peru que tantos adoram, cortes de porco e queijos curados. Mas, se preferir, ele vai muito bem com massas ao molho vermelho.
6. Vinho Tinto Português Bacalhôa Santa Sara Blend
Para os casais apaixonados por vinho tinto, este rótulo produzido a partir de castas Syrah, Castelão e Aragonez oferece aromas frutados muito especiais e bastante agradáveis. Para os casais que não tem muita afinidade com vinhos, ele é a escolha perfeita, principalmente para o primeiro encontro.
A dica de harmonização é: combine-o com pratos mais leves, como algo feito de carne de bacalhau. Diferente dos vinhos tintos, esse rótulo pode ser servido mais fresco que de costume. Ao final da refeição, uma boa taça cai perfeitamente para elevar o nível e, como todos esperam, esquentar o clima entre o casal.
– Vinhos nacionais
7. Espumante Salton Brut
O Brasil é um ótimo produtor de espumantes. O Salton Brut, por exemplo, é uma excelente opção. Esse rótulo apresenta no paladar frescor e cremosidade ao mesmo tempo, características típicas de uma bebida incrivelmente saborosa.
Com um tom amarelo palha, reflexos esverdeados e borbulhas abundantes, o Salton Brut possui um aroma de flores cítricas com pão tostado. Então, se o encontro for em dias mais quentes, esse espumante está entre as melhores opções. Harmoniza muito bem com aperitivos e frutos do mar.
8. Sanjo Nobrese Cabernet Sauvignon
Essa empresa é o que podemos chamar de definição de globalização. Ela foi fundada nos anos 1990 em São Joaquim, Santa Catarina. Imigrantes japoneses foram os responsáveis pela criação. A princípio, a empresa era uma produtora de maçãs. Mas, hoje, faz vinhos maravilhosos a partir de uvas francesas.
O terroir da região dos planaltos catarinenses está muito presente nesse rótulo, que traz diversas características de frutas vermelhas e ervas frescas. E está entre os melhores vinhos para encontro romântico, principalmente se tiver carne vermelha no cardápio. Ele harmoniza muito bem!
9. Casa Perini Tannat
A Casa Perini Tannat é bem prestigiada no universo dos vinhos, inclusive já recebeu duas importantes premiações: medalha de ouro no VI Concurso Internacional de Vinhos do Brasil em 2012, e 88 pontos no Guia Adega 2013/2014.
O motivo é óbvio: um rótulo saboroso, com coloração rubi, feito para os paladares estruturados. Esse vinho possui taninos marcantes e aromas de chocolate e baunilha. É perfeito para pratos encorpados. Os casais podem, por exemplo, optar por churrascos e queijos picantes durante o encontro romântico.
10. Vinho Luiz Agenta Jovem Riesling
Essa vinícola está localizada na região I.P. Altos Montes, em Flores da Cunha, Santa Catarina. Os vinhos da empresa são conhecidos por vir em garrafas inusitadas. Este riesling, em específico, tem uma coloração amarelo pálido com reflexos esverdeados.
Um perfil aromático intenso de flores brancas e um leve toque de pêssego, lichia e pera. O frescor desse rótulo faz com que ele harmonize perfeitamente com risotos, molhos leves e carnes brancas. Perfeito para os casais que desejam uma alimentação mais “clean”, se assim podemos dizer.
11. Vinho Tinto Guatambu Rastros do Pampa Tannat
Esse vinho é produzido pela vinícola Guatambu, localizada na Campanha Gaúcha. Ele é um tinto brasileiro com uma coloração vermelho brilhante. Possui aromas de frutas pretas sobremaduras e especiarias como baunilha. Os taninos redondos desse rótulo fazem do exemplar uma ótima escolha para acompanhar churrasco.
Além disso, cai bem com uma boa costela assada, tábua de charcutaria ou um bom fondue de queijo. Se o encontro for em um dia mais frio, esse rótulo pode deixar o momento ainda mais prazeroso.
12. Villagio Grando Innominabile Blend Tinto
Esse é um dos mais elegantes rótulos, produzido na região Água Doce, em Santa Catarina. Possui uma tonalidade rubi e bordas vermelhas. Seu perfil aromático compreende especiarias, frutas pretas e menta.
O vinho é encorpado, possui boa acidez e perfeito para quem não tem grandes conhecimentos, mas desejam uma boa bebida. Suas propriedades o tornam perfeito para harmonizar com carnes vermelhas mais intensas e gordurosas, como carnes de caça ou churrasco de costela. Mas, também vai bem com um risoto de charque.
13. Casa Valduga Origem Cabertnet Sauvignon
A linha Raízes, da vinícola Casas Valduga, tem como missão traduzir toda a tradição terrois do Sul do país. Esse solo, segundo a história, já foi palco de grandes batalhas e hoje abriga ricos vinhedos com uvas suculentas e muito maturadas.
Esse cabernet sauvignon é um rótulo potente e de muita amplitude aromática. Seu estágio em madeira que ultrapassa dois anos é o responsável pelos aromas de frutas maduras, como a ameixa e amora, além de cafés e especiarias que se desenvolvem em raça durante a degustação.
Por ser um vinho de sabor mais intenso, recomenda-se a passagem por decanter por pelo menos 20 minutos antes de ser consumido. Esse rótulo harmoniza muito nem com queijos, carnes, massas e molhos condimentados.
Fontes: Divvino; Forbes; Divvino; Pacoteshyatt; Revista Adega; Terra