TOC de relacionamento

TOC de relacionamento: conheça esse transtorno

Relações amorosas costumam ser a receita perfeita para a felicidade física e mental. Fortes conexões com o parceiro podem reduzir o estresse e até mesmo impulsionar o sistema imunológico. No entanto, mesmo estando em um relacionamento, algumas pessoas sofrem com o TOC de relacionamento. Isso significa que têm dúvidas constantes sobre o que estão vivendo.

O TOC (Transtorno Obsessivo-Compulsivo) de relacionamento ocorre quando as dúvidas e desconfortos sobre a relação se tornam incontroláveis, prejudicando o vínculo. Diante desse tema, decidimos trazer mais detalhes sobre ele, principalmente porque pouco se fala a respeito. Acompanhe conosco a seguir.

O que é TOC de relacionamento?

O TOC de relacionamento é um subtipo de TOC caracterizado por pensamentos intrusivos e comportamentos compulsivos contínuos relacionados a dúvidas e incertezas em vários aspectos da relação amorosa. Pessoas que sofrem com isso costumam duvidar constantemente dos sentimentos de seu parceiro e das experiências que estão vivenciando.

Dúvidas como ‘Será que meu parceiro é bom o suficiente para mim?’ e ‘Quais são os meus sentimentos em relação ao meu parceiro?’ são comuns.

Esses pensamentos de dúvida são frequentemente interpretados como evidências significativas de problemas no relacionamento, o que, por sua vez, mantém a ansiedade elevada. Isso pode levar as pessoas com TOC a se envolverem em diversas compulsões na busca por certeza sobre a solidez de seu relacionamento.

Quais são as causas do TOC de relacionamento?

De acordo com especialistas, ainda não há certezas sobre o processo químico no cérebro que causa o TOC e o TOC de relacionamento. No entanto, provavelmente há alguma ligação com a maneira como diferentes partes do cérebro se comunicam por meio de hormônios e sinais elétricos.

Pessoas que sofrem com TOC geralmente desejam ter certeza de que as coisas estão corretas ou completas. Um relacionamento pode servir como válvula de escape para as obsessões e comportamentos compulsivos relacionados à “correção” do relacionamento.

Quais são os sintomas do TOC de relacionamento?

Os sintomas de TOC de relacionamento incluem muitos pensamentos obsessivos sobre a relação que podem aparecer em seu comportamento. Esse problema causa pensamentos repetitivos de dúvidas sobre os sentimentos da parceria e de si próprio. Mas há outros fatores importantes, como:

1. Obsessão de amor

As pessoas que sofrem com esse tipo de TOC têm pensamentos intrusivos e recorrentes sobre o amor, seu parceiro ou seus relacionamentos como um todo. Por exemplo, podem duvidar dos sentimentos de seu parceiro e também podem sentir medo constante de perdê-lo.

2. Busca por certezas

Sofrer desse tipo de TOC pode levar as pessoas a pedir constantemente explicações ao parceiro, sinais de amor e compromisso para confirmar se desejam estar com eles.

3. Impacto no bem-estar emocional

O TOC de relacionamento pode impactar fortemente o bem-estar emocional. Obsessões e compulsões constantes podem resultar em ansiedade, frustração, tristeza e baixa autoestima. Se esses sintomas afetam significativamente e comprometem sua qualidade de vida, o aconselhável é procurar ajuda profissional para aprender a lidar e superar essas dificuldades emocionais.

4. Necessidade de orientação e apoio

Quem sofre desse transtorno pode experimentar sentimentos de confusão e insegurança em seus relacionamentos amorosos. Se isso acontecer com você e sentir que precisa de ajuda ou orientação, não hesite em buscar auxílio de um profissional especializado.

5. Dificuldades em controlar os sintomas

Muitas pessoas tentam controlar as obsessões, mas se sentem sobrecarregadas e incapazes de fazê-lo. Isso é um sinal de que é hora de procurar um profissional de saúde mental. Um especialista em transtorno obsessivo-compulsivo pode fornecer o apoio necessário para gerenciar e reduzir os sintomas, melhorando assim sua qualidade de vida

6. Interferência na vida amorosa

Sofrer com TOC amoroso torna as pessoas incapazes de manter relacionamentos satisfatórios e saudáveis. Em casos assim, é preciso buscar ajuda de um profissional de saúde mental que possa tratar desse problema.

7. Medo de rejeição

Essas pessoas costumam se preocupar constantemente com a rejeição e abandonos pelo parceiro. Isso pode levar a comportamentos de busca de segurança, como exigir demonstrações de amor a todo o momento, assim como evitam situações que possam desencadear o medo da rejeição.

Como tratar o TOC de relacionamento?

A terapia de exposição e prevenção de resposta (EPR) está entre os tipos mais eficazes de tratamento do TOC de relacionamento. Esse tipo de procedimento envolve se expor de forma lenta aos gatilhos, como uma foto pouco lisonjeira do seu parceiro, por exemplo. Com o tempo, a terapia pode reduzir o poder desses gatilhos.

Outro método a ser utilizado é o uso de medicamento que aliviam a ansiedade e depressão causadas pelo TOC. Os inibidores de receptação de serotonina são um tipo comum de medicamento utilizado no tratamento. Essa medicação costum estar disponível somente com receita médica, ou seja, um profissional deve estar por dentro do tratamento.

Fontes: Cenário MT; Doutor Jairo; Womens Health; A Mente é Maravilhosa

Referências bibliográficas

Cain, N. M., Ansell, E. B., Simpson, H. B., & Pinto, A. (2015). Interpersonal functioning in obsessive-compulsive personality disorder. Journal of personality assessment97(1), 90–99. https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/25046040/

Doron, G., Derby, D., Szepsenwol, O., Nahaloni, E., & Moulding, R. (2016). Relationship Obsessive-Compulsive Disorder: Interference, Symptoms, and Maladaptive Beliefs. Frontiers in psychiatry7, 58. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4834420/

Recomendados para você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *