Falar sobre sexo no pós-parto, ou mesmo durante a gravidez, ainda é um grande tabu! As pessoas preferem não comentar sobre o assunto, mas fato é que existem várias dúvidas que precisam ser esclarecidas.
Diante disso, achamos que seria uma boa ideia responder as dúvidas mais comuns do sexo no pós-parto, e acabar de uma vez por todas com o mistério.
- Leia também: O que não fazer no sexo durante a gravidez?
Quanto tempo esperar para fazer sexo no pós-parto?
Independente do tipo de parto, se foi normal ou cesariana, depois que o bebê nasce a orientação é de que a mamãe respeite a “quarentena”. Isto é, o período de 40 dias conhecido como puerpério, quando a mulher precisa descartar as relações sexuais.
O objetivo é dar ao organismo o tempo que ele precisa para se recuperar minimamente do processo. Mas a gestação, assim como o parto, são experiências únicas e particulares de cada mulher. Não teria como uma recomendação funcionar para todas.
A verdade é que, enquanto algumas mulheres experimentam muita fadiga, dor e estresse durante o parto, outras passam por isso de forma mais tranquila, e desejam retomar a vida sexual. Diante disso, um grupo de pesquisadores da Universidade Purdue, em Indiana, nos Estados Unidos decidiu fazer um estudo.
Conclusão do estudo
Os cientistas entrevistaram 70 mulheres da Carolina do Sul. “Entre os participantes, a recomendação mais frequente dos profissionais de saúde era retomar o sexo após seis semanas de pós-parto”, disse Andrea DeMaria, professora assistente da Faculdade de Saúde e Ciências Humanas. “Mas descobrimos que algumas mulheres estavam prontas antes das seis semanas devido ao desejo pessoal e do parceiro, enquanto outras mulheres expressaram dificuldades em retomar o sexo, incluindo a dor e a exaustão de cuidar de um novo bebê”.
Diante disso, o Colégio Americano de Obstetrícia e Ginecologia revisou suas recomendações a respeito desse cuidado pós-parto. Foi estabelecido que “deve ser um processo contínuo, em vez de um único conceito, e que todas as mulheres conversem com seus ginecologistas ou outros prestadores de cuidados obstétricos dentro das três primeiras semanas pós-parto”.
Os pesquisadores chegaram à conclusão de que os profissionais de saúde precisam informar às suas pacientes sobre as diversas experiências que as mulheres podem ter em relação à retomada da atividade sexual após o parto, tanto antes quanto depois do nascimento. Portanto, não deve haver uma recomendação única que se aplique a todas as mulheres
Como retomar a sexualidade no pós-parto?
Respeitando o tempo sugerido pelo médico de resguardo, sendo 40 dias em média, a principal regra é ir com calma e aproveitar cada segundo na primeira relação sexual. Para deixar o momento ainda mais prazeroso, recomenda-se adicionar o lubrificante à base de água ao sexo.
“Não existe nenhuma contraindicação do uso, pois pode ajudar no contexto do retorno da sexualidade de uma forma menos agressiva e mais prazerosa”, disse Evandro Oliveira, ginecologista da Maternidade de Brasília em um artigo.
A comunicação é muito importante para o casal que tem como objetivo retomar a conexão fisicamente. O papo sobre sexo no pós-parto é um bom caminho para reativar a libido, retornar aos poucos e encontrar novas maneiras de aproveitar a relação.
Quais podem ser as sensações no primeiro sexo pós-parto?
O sexo no pós-parto é um tanto diferente do que a mulher estava acostumada antes de engravidar! De acordo com a ginecologista Janaína Araújo Ribeiro Bastos, durante entrevista à CNN, a dor “é comum e não importa se você passou por um parto normal ou uma cesárea. A maioria das mulheres apresenta algum desconforto na sua primeira relação após o parto. Isso acontece devido às alterações hormonais”.
É comum encontrar mulheres com essa dúvida. “Nessa etapa, a quantidade de estrogênio no organismo cai muito. A falta desse hormônio resulta em atrofia da área vaginal, o que provoca a ausência de lubrificação e a redução de elasticidade vaginal”, continuou Janaína.
“E na lactação ainda ocorre o aumento da prolactina que, quando está em alta, reduz a libido”, completou. Além disso, a ginecologista alertou que, apesar de ser muito comum, esse incômodo pode ser tratado com laser vaginal ou uma fisioterapia pélvica, dependendo do caso.
Agora que você sabe como funciona o sexo no pós-parto, leia também: Como apimentar a relação durante a gravidez?
Fontes: Revista Crescer; Clínica Dorgan; CNN Brasil; Mais Abraços