Sexo na menstruação é visto como um tabu, mas está na hora de deixar de lado as crenças erradas. Muitas pessoas, principalmente mulheres, passam a vida ouvindo que isso não deve ser feito. No entanto, a prática durante esse período não só é permitida, como pode trazer muitos benefícios.
Sobretudo, porque existem mulheres que passam por um grande aumento de libido nesse período. Então, por que não aproveitar para ter orgasmos múltiplos durante o tempo em que a menstruação está “ativa”?
Primeiramente, assim como tudo que envolve sexo, essa prática deve ser conversada entre o casal. Somente após o consentimento de ambos é que podemos fazer tudo de uma forma gostosa e intensa. Então, listamos aqui algumas coisas que você precisa saber.
Cuidados necessários para o sexo na menstruação
O sexo na menstruação é como qualquer outra relação. Assim como no dia-a-dia normal, o ideal é o respeito mútuo e, é claro, proteção. Esse, inclusive, é o ponto de atenção, visto que o risco de transmissão de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) aumenta.
Isso acontece porque o útero nesse período fica um pouco mais movimentado, ou seja, o fluxo de sangue é maior. No entanto, em vez de deixar o sexo de lado, basta prevenir usando preservativo.
Ginecologistas alertam para o uso da camisinha, por exemplo, porque o sangue é o responsável por transmitir algumas doenças, como o HIV, hepatite B e C, entre outras.
Sexo oral durante o período menstrual: pode ou não?
Como falamos anteriormente, não há muitas restrições, então o sexo oral pode! No entanto, o contato com o sangue é quase certo, logo o ideal mesmo é higienizar bem a região da vagina antes do ato em si. Basta observar também a situação, pois dependendo do fluxo, o sangue pode ficar preso apenas dentro da vagina.
Então o que nós recomendamos? Depois de um dia cansativo, onde o sexo servirá para aliviar, faça um preparo delicado. Um bom banho, que pode inclusive ser feito com o parceiro. Depois é só aproveitar o momento da melhor forma com um só foco: ter um orgasmo maravilhoso.
Benefícios do sexo na menstruação
Acredite ou não, mas o sexo na menstruação pode trazer vários benefícios. Isso porque o corpo da mulher experimenta um grande aumento de hormônios. Para as mulheres que sofrem com falta de lubrificação natural, durante a menstruação esse problema é quase nulo.
Além disso, durante o sexo vários hormônios da felicidade (dopamina, serotonina e ocitocina) são liberados no corpo. Isso traz a sensação de bem-estar, relaxamento e diminuição de dores. Além disso ainda melhora o humor de forma considerável. Então fica mais do que provado o quão bom é transar nesse período.
As mulheres podem ainda aproveitar para explorar outras partes do corpo. Nos dias em que estão menstruadas os seios ficam mais sensíveis, por exemplo. Então é hora de conhecer novas formas de prazer.
Por que pode dar cólica depois?
Muitas mulheres têm medo de transar na menstruação por causa da cólica que pode “atacar” depois. Mas é algo totalmente normal! O sexo estimula contrações no útero, então a cólica pode sim acontecer. Não precisa ter medo, pois não está acontecendo nada de errado.
De acordo com ginecologistas, a cólica pode vir após o orgasmo, devido a liberação da ocitocina. Esse hormônio é o responsável pelas contrações musculares no interior do útero. Vale lembrar que, com sexo ou sem, a cólica é totalmente comum enquanto menstruadas.
É possível engravidar?
Existe uma pequena possibilidade, mas essa é realmente muito baixa! De acordo com especialistas, o que pode acontecer com frequência é a confusão entre o sangramento da ovulação e a menstruação em si.
No entanto, é possível encontrar casos de mulheres que realmente engravidaram durante o período menstrual. Como falamos que é raro, ainda assim não podemos dar chance ao perigo. Por isso recomenda-se sempre usar preservativo durante o sexo. Lembrando que o mesmo não previne apenas a gestação, mas diversas doenças como já sabemos.
E aí, gostou da matéria? Então leia também:
10 produtos eróticos preferidos e mais buscados pelas mulheres
Sexo na terceira idade: como manter a vida sexual ativa?
Quantas vezes por semana os casais devem fazer sexo?
Personalidades sexuais: quais são e o que indicam?
Saiba como retomar a vida sexual após a maternidade
Fontes: Drauzio Varella; Korui; Hello Clue; Uol