Sex positive: descubra o que é significa positividade sexual

Sex positive: descubra o que é significa positividade sexual

Sex positive ou positividade sexual, como também é conhecido, é basicamente uma forma de ver o sexo. É tomar atitudes positivas, empáticas, seguras e até mesmo alimentar uma curiosidade em relação ao sexo. Pode parecer bem simples, mas não é bem assim.

Muitos valores com relação à sexualidade, de forma geral, fizeram parte da nossa criação, nem todos positivos. Sendo assim, decidimos trazer um pouco mais sobre esse conceito e suas curiosidades.

O que é sex positive e qual sua origem?

Positividade sexual é a forma como vemos o sexo. É encará-lo como algo totalmente positivo na vida de uma pessoa. De acordo com a educadora sexual Goody Howard, “Mais do que apenas isso, porém, a positividade sexual é a ideia de que as pessoas devem ter espaço. Esse, para incorporar, explorar e aprender sobre sua sexualidade e gênero sem julgamento ou vergonha”.

“[O conceito] envolve ser imparcial e respeitoso em relação à diversidade de sexualidade e expressões de gêneros. Então, isso precisa ser feito desde que haja consentimento”. Essa é uma explicação da terapeuta focada em traumas e educadora sexual Ainda Manduley. Ela acrescenta, ainda, que a positividade sexual é capaz de promover um conjunto de ações.

Sendo assim, a positividade sexual é, acima de tudo, uma forma de valorizar o consentimento. Também a comunicação e educação que permitirá que as pessoas façam escolhas informadas a respeito dos seus corpos e prazeres.

Muitos atribuem ao psicanalista austríaco Wilhelm Reich a criação do termo. Isso há muito tempo, em meados do século 20. Ele criou o conceito como parte de um discurso sobre sexo saudável para todos. No entanto, outros grupos adotaram um significado muito antes dele.

“Na década de 1920 havia comunidades, como a cultura ballroon no Harlem, em Nova York. Além deles, havia também as feministas que faziam parte de comunidades sexualmente positivas e queer”. Isso de acordo com a cineasta sueca de filme eróticos Erika Lust.

O que não é sex positive?

Se você não está trabalhando para ser sex positive, muito provável que carregue muita negatividade sexual. Então, tudo faz parte de um processo um tanto delicado. No entanto, o problema não está em você, mas sim na sociedade em que estamos inseridos.

Goody explica: “A negatividade sexual está enraizada na maneira como toda a nossa sociedade opera. É dizer às meninas para vestir mais roupas, por exemplo. Isso até em dias mais quentes, antes de saírem de casa. É uma advertência às mães para não amamentar em público, embora seja para isso que os seios foram feitos.”

Existem outros exemplos de negatividade sexual, como por exemplo:

  • Violência contra profissionais do sexo;
  • Educação sexual quando visa incentivar abstinência e a que só ensina sobre reprodução;
  • Educadores sexuais sendo banidos de redes sociais;
  • Slut shaming e quando culpam a vítima de algo.

Negatividade sexual aborda o sexo e a sexualidade a partir de um lugar de medo, opressão e estigma”. Trata-se, então, da presunção de que nossa sexualidade é inerentemente suja, algo perigoso, antinatural e prejudicial.

Como trazer o sex positive para a vida

Se tornar sex positive exige um pouco de paciência, tempo e muito compromisso. De acordo com Ainda: “Requer uma dedicação contínua para se tornar cada vez mais inclusiva e consciente.” Ela reforça que o sexo positivo “requer um compromisso com a prática de filosofias e práticas anti-opressivas”.

Segundo Godoy, você pode começar a prática anotando todas as vezes em que está agindo de forma negativa com relação ao sexo. Isso porque você, até então, cresceu em uma cultura sexualmente negativa. “Digamos que você pense que uma mulher é ‘vagabunda’ ao usar miniblusa, por exemplo”, diz ela. “Pergunte então a si mesma: por que reagi dessa maneira? Por que me senti assim? Se você estiver julgando alguém por ser poliamoroso, faça um questionamento a si mesma. Por que me deixa desconfortável? Que passos eu preciso tomar para parar de me sentir assim?”.

Quais são os benefícios de ter uma atitude positiva no sexo?

A positividade sexual nos ensina a viver de outra maneira. Entre os benefícios está o ato de respeitar o próximo, por exemplo. É entender que as outras pessoas podem vestir o que quiserem, sem qualquer julgamento. É deixar claro o que gostamos ou não na hora do sexo. Então o parceiro poderá performar melhor na busca pelo prazer.

Ter uma visão positiva deixa claro que todos os envolvidos devem estar felizes e seguros, praticando sexo da melhor forma. Por exemplo, você pode doar todas suas lingeries. Basta entender que não gosta mais das peças e tudo bem, sem julgamentos.

“Ter positividade sexual inclui você declarar que esse é seu corpo, essa é a sua vida, esses são os seus desejos. Você é uma adulta e pode se perguntar: então, o que eu quero para minha sexualidade?”, de acordo com Vanessa Marin, psicoterapeuta e terapeuta sexual. “Não é sobre ter cada vez mais ou menos sexo, mas sobre respeitar sua expressão sexual como a dos outros, por exemplo. Saber que ambos são livres para mudar a qualquer hora”, completou.

Fontes: Somos Lilit; Recket Editorial; Época Negócios; Isto É

Recomendados para você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *