Muitos homens têm medo de falhar na hora H, mas isso é mais comum do que se imagina e, na maioria dos casos, pode ser evitado. Embora possa ser um momento constrangedor para ambos, é importante entender que essas falhas são normais e não devem ser motivo de vergonha ou insegurança.
Após o ocorrido, é comum que o homem tente encontrar uma explicação, e muitas vezes a parceira também acaba se questionando, achando que o problema está nela. No entanto, a causa pode estar relacionada ao estresse, ansiedade, nervosismo ou até mesmo a questões de saúde, como problemas vasculares. O sexo é uma parte importante da vida, e entender os motivos por trás dessas dificuldades pode ajudar a evitar que elas atrapalhem esse momento especial.
Quais são as razões que fazem o homem falhar na hora H?
Como dito anteriormente, as razões para o homem falhar na hora h vão além do seu controle. Também não estão ligados às celulites, gordurinha a mais ou mau desempenho da mulher. Sendo assim, melhor deixar esses pensamentos de lado.
O correto, em situações assim, é buscar ajuda profissional, visto que existem mais de um motivo para que aconteça. Em outras palavras, você pode estar passando por problemas físicos ou internos! Mas qual são eles?
1. Alteração hormonal
Uma das razões para o homem falhar na hora H pode ser a alteração hormonal. Isso acontece por causa da baixa produção da testosterona, hormônio sexual masculino. Existem alguns motivos que levam a redução desse hormônio.
Obesidade grau III, estresse psicológico, doenças debilitantes ou até mesmo efeito colateral de medicamentos, principalmente os derivados da cortisona, por exemplo.
2. Doença vascular
A ereção deixa de acontecer quando os vasos estão incapacitados de levar sangue até a extremidade do pênis. Mas o que poderia causar esse mal? Existem alguns motivos.
Embora muita gente ignore, tabagismo é uma das principais causas, visto que afeta a ‘respiração’ das células e as deixa mais fracas para fazer esse transporte.
Outro motivo é a hipertensão, que sobrecarrega o órgão, principal responsável pelo bombeamento do sangue no nosso corpo. A gordura presente em nosso sangue também causa a famosa “brocha”. Quando ocorre a alteração do triglicerídeo (a gordura), os vasos sanguíneos são entupidos e isso prejudica a passagem do sangue.
3. Aspecto psicológico
Quando não estamos bem, melhor nem forçar nada né? Uma das razões para o homem falhar na hora H está fortemente ligado ao psicológico. Se você forçar fazer sexo após um dia ruim, estressante, onde você sinta que não está legal, muito provavelmente vai passar por esse problema.
4. Efeitos colaterais de remédios
Alguns medicamentos, como os utilizados para controlar a pressão alta, antidepressivos e outras substâncias, podem ter efeitos colaterais que impactam a vida sexual. Entre eles, estão a redução da produção hormonal, a diminuição da libido e alterações na circulação sanguínea, o que pode aumentar as chances de disfunção erétil.
Nesses casos, a situação é mais delicada, pois muitas dessas medicações são essenciais para a saúde e qualidade de vida. A melhor opção é procurar um médico para avaliar alternativas que minimizem esses efeitos sem comprometer o tratamento principal.
Como evitar que isso aconteça?
Você provavelmente já se perguntou se existem métodos que ajudam a não falhar na hora do sexo, né? Felizmente existem sim algumas coisas que podem ser feitas para melhorar o desempenho sexual.
O sexo precisa ser algo agradável, gostoso e que ajude a relaxar. Quando algo atrapalha o momento, obviamente a experiência não será boa. Sendo assim, bora às dicas.
1. Não se masturbe antes do sexo
Muitos homens acreditam que se masturbar antes do sexo é bom. Isso porque, na hora H, ele vai demorar um pouco mais para chegar ao orgasmo. No entanto, o recomendado mesmo é não fazer isso!
Várias pesquisas mostram que a masturbação, seja ela horas ou até mesmo dia antes, pode diminuir a capacidade eretiva. Se você tem uma vida sexual ativa, tente deixar um pouco de lado o hábito de se masturbar.
2. Tente não ficar ansioso
Se você se cobra muito para satisfazer sua parceira ou o seu parceiro, a falha na hora H pode ser uma realidade! Isso porque as altas expectativas podem não ser atendidas, causando problemas sérios como indignação e incapacidade, por exemplo. Você pode preparar um bom drink para relaxar com sua parceira ou parceiro.
3. Descarte o uso de substâncias psicoativas
Estudos apontam que algumas substâncias podem sim reduzir o desejo sexual e a ereção. É por esse motivo que não devemos tomar remédio sem prescrição médica.
4. Foque no que dá prazer
Na hora do sexo, tente focar um pouco mais na experiência sensorial em vez de analisar o evento. Sendo assim, foque no toque das mãos, em observar o corpo de sua parceira ou do seu parceiro. Um ambiente agradável, brinquedos diferentes, como um bom vibrador e uma música relaxante também ajudam muito.
5. Conheça bem o seu corpo
Conhecer o corpo é muito importante, não somente para o prazer sexual, mas para a vida. Isso pode ajudar a identificar qual estressor ou preocupação influenciou os sintomas da falta de ereção.
6. Evite pensamentos negativos
Essa é uma das razões para o homem falhar na hora H. Muitos ficam nervosos ou ansiosos com sua performance. Então o resultado nós já sabemos né. Vá para uma relação sem expectativas, curta o máximo possível e aproveite o momento para chegar lá e ajudar a outra pessoa a fazer o mesmo. Pode até usar algumas técnicas para ter orgasmos múltiplos sem preocupações.
7. Pratique exercícios físicos
Exercícios físicos ajudam não somente no desempenho sexual, mas também na vida. E não precisa pegar pesado! Uma simples rotina de exercícios de 20 a 30 minutos, alguns dias por semana, já ajuda a reduzir o níveis de estresse.
E aí, você gostou dessa matéria?