Ereção matinal: o que é e por que acontece?

Ereção matinal: o que é e por que acontece?

Ereção matinal é comum em homens saudáveis. O fenômeno nada mais é do que acordar com o pênis ereto.

Alguns associam a ereção matinal como uma resposta do corpo após um sonho erótico ou, até mesmo, com a vontade de fazer xixi. No entanto, ela acontece de forma espontânea e não depende de desejo nem de excitação sexual.

Entenda ao longo deste texto os motivos do fenômeno e porque ele acontece.

O que é e por que acontece a ereção matinal?

A ereção matinal é comum na vida de homens saudáveis e acontecem na fase REM do sono. Essa fase é considerada a mais profunda do sono e acontece, em geral cerca de 3 a 6 vezes por noite. Assim, é natural que o homem tenha de 3 a 6 ereções durante o sono, que podem durar cerca de 10 a 30 minutos.

Em geral, o indivíduo não percebe essas ereções, a não ser que ele acorde no final do sono REM.

Durante o sono, o sistema parassimpático fica mais ativo e há o relaxamento dos músculos e a diminuição da frequência cardíaca. Tais fatores colaboram para a ereção. Sem contar que durante o descanso o corpo também produz mais testosterona.

Dessa forma, qualquer tipo de pênis que é constituído por tecidos, músculos e ligamentos da pele, recebe uma maior irrigação sanguínea, o que permite que o membro estique e endureça, mesmo sem receber estímulos sexuais.

Qual é a importância da ereção matinal?

Acordar com uma ereção matinal é um sinal de que os vasos sanguíneos do indivíduo estão saudáveis. O que também serve como um exercício involuntário, mas que contribui para manter os tecidos do órgão com um bom nível de flexibilidade. Nesse sentido, a ereção matinal ajuda a manter o bom funcionamento do pênis. O que significa responder aos estímulos sexuais

Inclusive, elas são sinais de que o corpo do homem está produzindo uma boa quantidade de testosterona. Além disso, se o indivíduo, durante suas relações sexuais, tem dificuldade para manter a ereção, mas acorda com o pênis ereto. Isso significa que o problema não é fisiológico, mas psicológico.

E quem não tem ereções matinais?

O mais normal é que a pessoa não perceba as ereções matinais por ter um sono mais pesado, ou por coincidir de acordar sem ser na fase REM do sono.

Além disso, problemas de saúde como a apneia do sono, Burnout ou depressão, são alguns fatores que atrapalham o descanso pleno e a indução da fase REM do sono e, dessa forma, as ereções também são prejudicadas.

Por fim, outra explicação para a falta de ereções matinais pode ser um sinal de que há algum problema do funcionamento do pênis. Nesses casos, o sono do indivíduo está normal e suas atividades cerebrais também, mas o homem sobre alguma disfunção erétil e não consegue ter ereções.

É normal ter ereções durante o dia?

Ereções involuntárias durante o dia são normais e até sinal de saúde. Trata-se de ereções involuntárias em que o corpo assume o controle da mente. Assim, ela pode acontecer, sem que, necessariamente, o homem esteja com desejo sexual. Como se fossem um tipo de reflexo natural do organismo.

Por outro lado, caso esse tipo de ereção se prolongue por muitas horas durante o dia, pode se tratar de algum tipo de doença ou efeito de drogas, álcool ou medicamentos.

Caso uma ereção dure por mais de 4 horas, deve-se consultar um médico urgentemente.

Gostou deste conteúdo?

Fontes: omens; clinicamattos; doutorjairouol; uroville.

Recomendados para você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *