Mitos e verdades sobre relacionamentos amorosos

11 mitos e verdades sobre relacionamentos amorosos

Todos nós crescemos com algumas crenças sobre relacionamentos amorosos. E é difícil se livrar de algumas delas, principalmente as que nos agradam só de pensar. No entanto, para ter uma vida mais saudável e livre, é preciso conhecer melhor os mitos e verdades sobre relacionamentos amorosos.

Diante disso, trouxemos uma lista que poderá te ajudar daqui pra frente. Confira conosco a seguir.

11 mitos e verdades sobre relacionamentos amorosos

1. Fingir desinteresse pode ajudar a conquistar

Este é um dos maiores mitos de todos os tempos, especialmente nos dias atuais, em que as pessoas têm suas agendas lotadas, e ninguém está disposto a investir em algo que não desperta interesse. É por isso que vemos tantos homens e mulheres utilizando aplicativos de relacionamento.

A dificuldade pode, de fato, ser encarada como um desafio atraente, mas depois que o romance engata, existe o risco de perder o encanto e até mesmo de o jogo se inverter.

2. Os opostos de atraem

Todos nós já ouvimos isso, mas nem sempre é assim. Quando o casal é muito parecido, a relação tende a ficar monótona. Mas se conviver com uma pessoa totalmente oposta, em uma relação de constante discordância, pode ser exaustivo.

A longo prazo, até mesmo as pequenas diferenças costumam causar desgaste. É muito melhor estar com quem temos mais afinidade e dividem os mesmos costumes e visões, de acordo com os profissionais da vida a dois.

3. Não se deve falar de ex no primeiro encontro

Outro mito! Mencionar um relacionamento importante, que fez parte da sua vida, não tem nada demais. Esse assunto não deve ser um tabu, mas também não é bom exagerar e estender essa conversa. E, obviamente, não faça comparações. Nem mesmo para elogiar o atual companheiro.

4. Ter um filho faz com que o casal se uma

Os filhos, de fato, constituem um elo muito forte, mas não conseguem unir um casal que já não está se dando tão bem. Além disso, podem levar a conflitos, uma vez que alteram o estilo de vida dos pais e têm um impacto direto no campo financeiro.

Os casais devem estar preparados para essa mudança e, se estiverem em uma situação favorável na vida, podem planejar esse próximo passo.

5. Morar juntos antes de casar é garantia de sucesso

Verdade! Se o casal não consegue conviver junto, não é o casamento que vai resolver isso. Quando os dois experimentam esse teste e falham, é a prova de que a relação é permeada por insegurança, medo e incertezas. Então, é interessante experimentar a convivência mais presente antes de dar esse passo importante que é o casamento.

6. Rotina mata o relacionamento

Para os especialistas, o relacionamento sem rotina é caótico! Então, é mito! A rotina é necessária para a sensação de segurança e a redução de estresse no dia a dia, sem contar que ajudar a evitar a ansiedade e a montanha russa de sentimentos que um cotidiano dinâmico pode provocar.

7. Ciúmes é uma prova de amor

Esse talvez seja o maior de todos os mitos! De acordo com terapeutas de casais, algumas pessoas sentem-se lisonjeadas ao saber que mexem com a cabeça do parceiro, mas isso não é uma forma de provar o amor.

Ciúme em excesso é um sentimento egocêntrico de apego, que não tem nada a ver com as expectativas e o bem-estar do casal. Na verdade, ciúme excessivo é perigoso, pois atrapalha a relação e interfere na liberdade do outro. Isso cria situações embaraçosas e brigas constantes.

8. Devemos mostrar somente o melhor lado no começo da relação

Mito! De acordo com Poema Ribeiro, psicóloga e sexóloga de São Paulo, não é preciso fazer uma listar de todos os seus defeitos quando conhecer alguém. Mas é errado criar um personagem e alimentá-lo na esperança de viver um conto de fadas. O relacionamento dá certo quando ambos são transparentes e entram de cabeça com a verdade.

9. Você sabe que encontrou a pessoa certa assim que bate os olhos

A atratividade está fortemente ligada à personalidade, na visão de mundo, na forma de viver e interagir na intimidade. Sendo assim, é impossível identificar a maioria dessas características logo de cara, ao bater os olhos pela primeira vez.

Para encontrar a pessoa certa é preciso pelo menos o mínimo de convívio. O encantamento instantâneo pode acontecer, mas trata-se de atração física. A convivência é importante para provar ou não esse amor à primeira vista.

10. O amor basta

Infelizmente esse é outro mito muito popular. Mesmo sendo um amor lindo, de cinema, não basta somente amar para fazer dar certo. Muitas vezes nós amamos de verdade, mas o relacionamento toma outros rumos.

É preciso saber manejar a vida fora do relacionamento, como o trabalho, a faculdade e os demais campos para fazer a relação em casa dar certo. Aqueles que não conseguem isso, não encontram o sucesso na vida a dois.

11. Um amor não cura feridas passadas

Um novo amor pode nos ajudar a distrair o pensamento em relação ao ex, principalmente se for um término recente. Mas não é um tapa buracos. Logo, é mito! Se a pessoa usa esse meio para seguir em frente, muito provavelmente fará com que todas as relações sejam fracassadas. Não é o correto se apoiar em alguém para esquecer outra pessoa.

Agora que você já conhece todos esses mitos e verdades sobre relacionamentos amorosos, aproveite para ler: Quais são as 5 linguagens do amor e como identificar a sua?

Fontes: BBC; Claudia Abril; Revista Marie Claire; Mulher; UOL

Recomendados para você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *