A impotência masculina é um problema comum, que atinge diversos homens, impedindo que consigam manter ou obter ereção para se relacionar sexualmente de forma satisfatória e prazerosa. Isso pode acontecer por dificuldades ou falhas no funcionamento do órgão genital. A disfunção masculina nem sempre tem ligação com o ato sexual. No entanto, pode indicar um problema de saúde mais sério.
Existem diversos fatores que contribuem para a disfunção erétil, como alimentação ou tabagismo, por exemplo. Diante o assunto, listamos os mais comuns. Confira conosco a seguir.
10 causas e fatores da disfunção erétil
1. Uso de certo medicamentos
Alguns remédios podem causar a impotência masculina, principalmente os medicamentos utilizados para tratar problemas crônicos, como depressão ou pressão alta, por exemplo. Eles podem ter efeito colateral a longo prazo, que leva ao desenvolvimento da disfunção masculina.
Casos mais comuns acontecem com o uso prolongado de anti-hipertensivos, antidepressivos ou antipsicóticos. Mas outros tipos de drogas também podem causar o problema. Caso esteja utilizando um desses medicamentos por muito tempo, o recomendado é consultar o médico que o receitou para esclarecer as dúvidas que surgirem.
2. Problemas hormonais
Problemas que causam alterações nos hormônios, como diabetes ou hipotireoidismo tendem a afetar o metabolismo. Desse modo, o funcionamento sexual do corpo passa por mudanças, o que contribui para a disfunção erétil. Além disso, há casos onde o corpo do homem encontra maiores dificuldades para produzir hormônios essenciais, como a testosterona.
3. Uso de drogas
Drogas como o álcool ou cigarro também causam disfunção erétil a longo prazo! Não somente pela diminuição da circulação sanguínea na região genital, mas também por causa das alterações psicológicas. Elas podem levar ao distanciamento do mundo real. As drogas que mais causam danos ao órgão sexual na hora da relação são: heroína, maconha e cocaína.
4. Alterações no órgão sexual
É raro, mas o desenvolvimento de impotência masculina pode surgir após algumas deformidades no pênis, como fibrose, cistos e alterações anatômicas. Isso acontece porque certas condições dificultam a passagem do sangue. Logo, se não existe nenhuma outra causa que possa justificar o problema, o certo é procurar um urologista para avaliar a anatomia do órgão.
5. Doenças neurológicas
As doenças neurológicas também apresentam um risco elevado de causar disfunção erétil! Isso acontece porque problemas nos nervos dificultam a comunicação entre o cérebro e o órgão sexual. Logo, dificulta a ereção ou o mantimento da mesma. Os problemas que mais parecem se relacionar com a impotência incluem Alzheimer, tumores cerebrais, esclerose múltipla e Parkinson, por exemplo.
6. Obesidade
Excesso de peso e obesidade podem causar disfunção erétil de formas diferentes. Primeiro, aumenta o risco de desenvolver doenças cardiovasculares, como aterosclerose, que dificulta a circulação sanguínea. Isso impede a ereção satisfatória. Há também o risco de diminuir a produção de testosterona, que é o principal responsável pela libido do homem.
Logo, a perda de peso e prática regular de exercícios físico é uma boa maneira de combater esse mal, principalmente quando se está acima do peso.
7. Depressão e outras doenças psicológicas
Depressão e ansiedade, por exemplo, podem causar problema com ereção. As duas doenças desencadeiam sentimentos negativos como medo, insatisfação e nervosismo, por exemplo. Isso deixa o homem pouco confortável durante o contato íntimo com a parceria.
8. Alcoolismo e tabagismo
O tabagismo e alcoolismo afetam de forma negativa todo o corpo, assim como afeta a região genital, dificultando a circulação do sangue, que é necessária para iniciar e manter a ereção. Logo, homens que fumam e bebem com frequência, ao longo dos anos podem apresentar dificuldade para ter uma relação saudável.
9. Idade
A idade pode ser um fator determinante para a saúde sexual. Quanto mais velho, maior propensão à disfunção. É preciso manter em dia as consultas com um profissional para evitar ou retardar os danos causados com o passar dos anos.
10. Anabolizantes
Muitos homens fazem o uso de esteroides, em busca do corpo dos sonhos. Mas em altas quantidades ou por longos períodos, o produto interfere na produção natural de testosterona. Logo, resulta em disfunção erétil e vários outros problemas de saúde.
Fontes: tua saude; BBC Brasil; portal da urologia; Rede Dor São Luiz; Salomão Zoppi; UOL;
Referências Bibliográficas:
CABAS, A. G., A função do falo na loucura, Campinas, Papirus, 1988.
DAMIÃO, R., GLINA, S. JARDIM, C., TELÖKEN, C. (coord.).I Consenso Brasileiro de Disfunção Erétil da Sociedade Brasileira de Urologia, São Paulo: BG Cultural, abril/1998.
DERRIDA, J., A farmácia de Platão, São Paulo, Iluminuras, 1997.
Dicionário enciclopédico de psicanálise: o legado de Freud e Lacan, editado por Pierre Kaufmann, Rio de Janeiro, Jorge Zahar, 1996.
DOR, J. Estrutura e perversões, Porto Alegre, Artes Médicas, 1991.
One thought on “10 causas e fatores da disfunção erétil”