prevenir a disfunção erétil

14 dicas para prevenir a disfunção erétil que você deve saber!

Você sabia que é possível prevenir a disfunção erétil? Para quem não sabe, esse é um distúrbio de cunho sexual, também conhecido como “impotência sexual”.

Esse é o terror dos homens, visto que se caracteriza pela dificuldade em ter ou manter uma ereção do pênis.

Embora esteja fortemente relacionada ao avanço de idade, a disfunção erétil pode ser desencadeada por vários fatores. Hábitos não saudáveis, como alimentação e falta de exercícios físicos são exemplos disso.

Mas, o psicológico também dita muito na vida.

Deixamos claro que caso haja qualquer suspeita de disfunção erétil, recomendamos que você procure ajuda médica. Mas listamos aqui algumas formas de prevenir a disfunção erétil. Siga essas dicas a partir de hoje e garanta um sexo mais prazeroso.

14 formas de prevenir a disfunção erétil a longo prazo

Para prevenir a disfunção erétil, primeiro devemos evitar algumas coisas. Então podemos mudar costumes básicos.

Atente-se ao próprio peso

Muitos não sabem mas uns quilos a mais podem prejudicar a saúde sexual! Se você é obeso, o risco de ter altos níveis de colesterol e diabetes é maior. Isso pode resultar em sérios problemas de ereção.

Reduza o colesterol elevado

Acúmulo de colesterol nos vasos sanguíneos faz com que eles fiquem mais estreitos. Isso então diminui o fluxo do sangue, dificultado a ereção. É importante consultar um médico para saber se você tem colesterol alto e como diminuí-lo.

Pare de fumar

Homens que fumam correm duas vezes mais o risco de ter problemas de ereção, por exemplo.

O tabagismo restringe os vasos sanguíneos. Isso então dificulta o fluxo sanguíneo para o pênis na hora da ereção.

Faça exercícios

Exercícios físicos ajudam não somente prevenir a disfunção erétil, mas também a vida no geral. A prática melhora o desempenho sexual, pois ajuda o coração e os vasos sanguíneos a permanecerem saudáveis.

Além disso, mantém o peso sob controle reduz o estresse e traz um bem-estar.

O melhor de tudo é que treino não precisa ser pesado e exaustivo. Estudos mostram que uma simples caminhada de 30 minutos, por exemplo, pode prevenir a disfunção erétil.

Beba com moderação

Bebida e sexo não caminham bem juntos. Isso porque o álcool pode amortecer a libido, suavizar a ereção ou dificultar o orgasmo.

Fique atento à testosterona

Aos 30 anos os níveis de testosterona começam a cair de forma significativa. No entanto, é importante ficar atento sempre. Esses níveis então caem conforme os anos passam.

Se ficarem baixos demais, podem afetar o desejo por sexo. Sendo assim, a ereção será mais difícil acontecer.

Um simples exame de sangue pode apontar se você tem baixa testosterona.

Deixe de lado o uso de anabolizantes e esteroides

Testosterona em excesso também pode ser um problema! Sendo assim, fazer a aplicação no corpo pode prejudicar suas ereções.

Embora muitas pessoas não acreditam nisso, está comprovado. Isso porque o seu corpo começa a encontrar dificuldades de produzir o próprio hormônio.

Trate a Apneia do sono

Apneia é um distúrbio do sono. Embora não pareça, há um vínculo entre ela e a impotência sexual. Ao tratar do problema, você também pode prevenir a disfunção erétil.

Sendo assim, se você suspeita de ter apneia do sono, está na hora de procurar ajuda profissional.

Tente não se estressar

Quando estamos estressados devido ao trabalho ou qualquer outro problema, a libido pode sofrer uma redução notável. Então, o desenvolvimento da disfunção erétil pode se tornar uma realidade.

Reduza os níveis de estresse para ter uma vida sexual mais agradável.

Gerencie a pressão sanguínea

A pressão arterial elevada pode causar danos aos vasos sanguíneos! Assim, reduz o fluxo do sangue através do corpo. Assim, a redução de sangue no pênis o impede de ficar ereto como você deseja.

Fazer exames de acompanhamento pode prevenir a disfunção erétil.

Tenha uma alimentação saudável

Opte por alimentos integrais, produtos lácteos com baixo teor de gordura, por exemplo. Além disso, adicione frutas, vegetais e carnes magras na dieta.

Vale lembrar que gordura saturada e sódio vão grandes causadores do problema. Então, hora de cortar, né!

Evite o uso de drogas

Basicamente todas as drogas ilícitas causam a disfunção erétil. Além disso, trazem outros danos à saúde como um todo.

Cuide do psicológico e emocional

Estresse, depressão, ansiedade e falta de experiência são grandes causadores da disfunção erétil. Sendo assim é importante dar uma atenção maior à saúde mental.

Manter-se relaxado durante o sexo proporciona uma experiência muito melhor.

Cuide do coração

Homens que sofrem de alguma doença cardiovascular precisam se atentar ainda mais! Eles correm o maior risco de desenvolver a impotência sexual.

No entanto, nossa dica é: tenha bons hábitos para evitar problemas circulatórios. Essa é uma das melhores formas de prevenir a disfunção erétil.

Existe tratamento para disfunção erétil?

Não precisa ter medo! Existem sim tratamentos para disfunção erétil. Embora muitos homens acreditem que a vida acabou quando o problema aparece, não é bem assim!

Um profissional pode tratar a impotência prescrevendo alguns medicamentos. Esses costumam apresentar resultados satisfatórios. sendo assim, podem ser:

  • Prescrição de testosterona se os níveis do hormônio estiverem baixos;
  • Injeção de medicamentos no próprio pênis;
  • Cirurgia para implante de prótese peniana.

Ressaltamos que qualquer tratamento precisa ser indicado por um especialista. Então somente eles poderão fazer isso após analisar cada caso de forma singular.

Principais causas da disfunção erétil

As causas da disfunção erétil podem ser psíquicas, mas também físicas. É preciso observar bem cada caso e consultar um profissional para tratamentos. Entre as razões psíquicas, destacam-se:

  • Baixa autoestima;
  • Autoconfiança frágil;
  • Traumas passados;
  • Histórico de abuso físico e psicológico;
  • Preconceitos;
  • Tabus sexuais;
  • Ansiedade;
  • Estresse;
  • Preocupação com o desempenho sexual.

Enquanto isso, as causas físicas incluem:

  • Alterações hormonais, como baixa testosterona;
  • Alcoolismo;
  • Lesões medulares;
  • Doenças vasculares;
  • Efeitos colaterais causados por medicamentos;

Lembrando que você pode tentar mudar a rotina sexual. Indicamos inovação em posições sexuais diferentes com sua parceira ou parceiro, uso de alguns brinquedinhos especiais e etc.

E aí, gostou da matéria?

Fontes: Dr. Consulta; Urotelemedicina; Metrópoles; Clínica Mattos; Portal da Urologia; Dr. Pedro Henrique Moreira; Disfunção.

Recomendados para você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *