Não é difícil identificar uma relação tóxica. Muitos casais vivenciam situações adversas em seus casamentos devido ao comportamento tóxico, que pode partir de um ou ambos os lados. É comum ainda que as pessoas aceitem essa realidade por tanto tempo que, ao término, não conseguem se recuperar de um relacionamento tóxico.
Os traumas podem se transformar em fantasmas que assombram pelo resto da vida, causando danos aos futuros relacionamentos que a pessoa venha a estabelecer. Por isso, trazemos algumas dicas de como se recuperar de um relacionamento tóxico e seguir a vida da melhor forma. Confira a seguir
O que é um relacionamento tóxico?
O relacionamento tóxico pode ser definido, de forma breve, como qualquer relação entre pessoas que não se apoiam mutuamente. Normalmente, há conflitos constantes e um está sempre procurando minar o outro. Existem competições frequentes e desrespeito quase que em tempo integral.
Enquanto os relacionamentos comuns e ‘saudáveis’ passam por altos e baixos, as relações tóxicas são consistentemente desagradáveis para as pessoas, a ponto dos momentos negativos serem muito mais marcantes do que os bons momentos.
Desta forma, um relacionamento tóxico é mental, emocional e até mesmo fisicamente prejudicial ao casal. É preciso lembrar ainda que os vínculos tóxicos não são exclusivos dos relacionamentos amorosos. Existem amizades tóxicas, relações familiares tóxicas e até mesmo interações com colegas de trabalho.
7 dicas para se recuperar de um relacionamento tóxico
1. Identifique o comportamento tóxico
Esse é o primeiro passo, embora não seja o mais fácil! É comum acharmos que o problema da relação estar como está, parte de nós mesmos. Após identificar o comportamento tóxico, é preciso colocar a responsabilidade por qualquer abuso diretamente à pessoa que cometeu, não a você mesma.
Isso porque quem é tóxico costuma culpar o outro lado por tudo o que acontece de ruim na relação. Eles conseguem se sentir ainda melhor quando veem que a parceria está mal.
2. Reconecte aos amigos queridos e familiares próximos
É preciso estabelecer uma rede de apoios para se recuperar. Então, socialize, saia com os amigos e familiares, principalmente aquelas pessoas que você se afastou por causa da relação.
3. Estabeleça limites
A separação não é um momento fácil e pode ser bastante confusa. Por isso, é de extrema importância estabelecer limites para voltar ao controle total da sua vida. Entenda onde o respeito começa e termina. Entenda ainda que você tem todo o direito de cuidar da própria vida, do seu dinheiro e do seu corpo. Onde e quando vai e volta para casa.
4. Permita conhecer você novamente
Em um relacionamento tóxico, é comum se perder. Uma das dicas principais é reservar um tempo para se recuperar e voltar para si novamente. É importante se reconectar principalmente com seus desejos e necessidades como um todo.
Muitas pessoas, principalmente mulheres, voltam a ter contato com quem eram antes da relação complicada e pensam sobre o que gostavam de fazer. Escolher por si mesmo é o mais libertador.
5. Sinta todas as emoções
Terminar um relacionamento tóxico pode desencadear diversos pensamentos. Ao mesmo tempo em que se sente livre e aliviada, sente-se perdida e sem perspectiva de vida. É normal ficar triste, então permita-se ficar! Se tiver raiva e vontade de chorar, chore. Dê a si mesma o tempo necessário digerir e entender tudo o que está vivendo.
Se for da sua vontade, escreva os sentimentos em um diário ou converse com um profissional para tentar compreender melhor o que está sentindo. Quando as emoções perderem um pouco a intensidade, vá voltando, aos poucos, à sua vida normal.
6. No sinta vergonha
Muitas pessoas que saem de relacionamentos abusivos sentem vergonha do que passaram. É normal ver mulheres se sentindo humilhadas e enganadas porque se permitiram viver aquilo por tanto tampo.
Mas o importante é pensar que o pior já passou, agora existe uma nova oportunidade para viver bem e de forma saudável. Uma experiência ruim serve para que no futuro aquela pessoa não cometa os mesmos erros e, mais do que isso, permite que elas ensinem outras pessoas com base nas suas próprias vivências.
7. Invista no seu próprio crescimento
A mudança não será de repente. Mas, leve o tempo que você passou tentando entender melhor o seu parceiro tóxico, ou para consertar o relacionamento que não deu certo, e invista em você mesma. Faer terapia é algo fundamental para que possa entender como toda aquela dinâmica tóxica se criou.
Desta forma você irá se perdoar por ter vivido tudo isso, retirando do seu interior qualquer sentimento de culpa. Deixe o passado para trás e recomece a vida dali com muito mais conhecimento.
Leia também: Como saber se ele é o homem certo para você?
Fontes: Metro World News; Psicólogo; PKC; Psicólogo e Terapia