Todos os relacionamentos passam por altos e baixos. Mas as fases difíceis estão longe de representar uma crise em si. É importante agir antes que a relação sofra danos irreversíveis. Existem diversas causas de crise no casamento que precisamos saber identificar e resolver logo que aparecem.
Mas, infelizmente, nem todo mundo consegue identificar as causas dos problemas e, por esse motivo, os conflitos acabam tomando proporções inimagináveis. Listamos causas desses conflitos na relação para que você lide da melhor forma. Confira conosco a seguir.
Quais são as 10 principais causas de crises em um casamento?
1. Falta de autoestima
Esse é um dos principais motivos desde sempre. Um relacionamento ruim com os nossos pais durante a infância ou fase da adolescência, por exemplo, pode impedir, atrasar ou atrapalhar completamente o nosso processo de amadurecimento. Isso forma uma pessoa egocêntrica, e pode ser a causa de várias crises de um casal ao se comunicar e tomar decisões.
Geralmente uma pessoa assim tem um estilo comunicativo imaturo e acaba criando conflitos frequentes com a parceria. Muitas vezes entra em discussões, o que resulta no distanciamento entre o casal.
2. Perda da confiança
A perda de confiança é bem comum principalmente entre os casais mais inseguros. Ela pode ser causada pela falta de transparência, histórico de enganações, ocultação ou até mesmo o silêncio por parte de alguma parte do relacionamento.
Isso faz com que os alarmes toquem. Essa situação, quando aliada à baixa autoestima, pode fazer com que desconfiemos de tudo.
3. Incapacidade de estabelecer limites
Não conseguir estabelecer limites, como dizer “não” para as situações ou obrigações mal compreendidas, é um grande problema! É preciso saber recusar as coisas não somente em relação as coisas externas ao casal, mas também dentro do próprio relacionamento.
Isso cria uma situação de desgaste pessoal que pode repercutir no casamento e, é claro, em toda a relação familiar.
4. Perfeccionismo
Essa é uma atitude de que tudo precisa ser feito do jeito que uma pessoa quer, porque é o caminho certo e ponto final! Acontece que não é bem assim que um relacionamento deve acontecer. Quando um lado procura impor o perfeccionismo na relação, só consegue alienar o outro lado.
5. Falta de autoconhecimento
A falta de autoconhecimento afeta diretamente não apenas a relação consigo mesma, mas também como você se relaciona com o mundo a sua volta. Se você se conhece e tem consciência das suas virtudes e defeitos, consegue aceitar e se amar da maneira que é.
Desta maneira, também é capaz de conhecer melhor a pessoa que está ao seu lado e aceita-la como ela é. Ninguém é mais importante do que ninguém dentro de um relacionamento. O conceito que você tem de você mesma determinará a maneira como agirá em casa e no próprio casamento.
6. Traição
Já é de conhecimento de todos que a traição é uma das principais causas de crise no casamento. Isso resulta em separações e divórcio entre o casal, pois esse ato revela a dor de dois mundos em conflito. Esse ato traz diversos questionamentos, inseguranças e a sensação de culpa por parte de quem foi traído.
7. Divisão de tarefas
É comum encontrar casais onde um lado reclama de que o outro não ajuda em casa! A má divisão de tarefas pode fazer com que um dos lados fique sobrecarregado. Isso pode evoluir para crises constantes no casamento.
Casais que não costumam combinar o que cada um deve fazer em casa tendem a brigar com mais frequência. Além disso, o cansaço faz com que as atividades sexuais reduzam cada vez mais, virando uma verdadeira bomba relógio.
8. Tédio e falta de novidades
Aquele problema de rotina, combinado à falta de intimidade, faz com que o casamento entre no tédio. Essa mesmice é incômoda e uma hora o casal pode ficar irritado com qualquer coisa. É justamente quando o tédio toma conta por completo que os casais começam a refletir sobre como pode mudar a rotina e acrescentar coisas novas.
9. Instabilidade depois de ter filhos
Os filhos exigem muita dedicação, esforço e amor de ambas as partes, principalmente crianças até seus 12 anos. Se os pais não derem o máximo juntos, a carga pode ser mais pesada, gerando conflitos em razão do esgotamento. Muitos casais brigam por conta das mudanças na rotina e veem a separação como a melhor saída.
10. Expectativas irrealistas
Todos nós temos expectativas de vida. É isso que nos move, nos faz melhorar e investir nosso tempo em prol de algum objetivo. Mas tudo tem limite! Uma coisa é criar expectativa de que vai conseguir um emprego melhor. Outra coisa é esperar que o parceiro chegue em casa de terno, com um buquê de rosas na mão, contrate uma babá e que façam uma viagem surpresa juntos.
Essas expectativas, quando em excesso, podem causar decepções. Se não acontece do jeito que esperamos, ficamos chateados e culpando a outra pessoa por não ter suprido as expectativas. Parece surreal, mas essa é uma grande causa de conflitos e crises.
Agora que você já sabe as principais causas de crise no casamento, leia também: Qual é a importância do sexo para o relacionamento amoroso?
Fontes: Blog Mário Pinheiro; Palestra para Professores; Ambiente Psi; Febracis