Existem vários métodos contraceptivos para as mulheres e homens que não querem ter filhos. O preservativo é o mais popular. Além de impedir a gravidez indesejada, esse método ainda previne contra as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). Outro método de prevenção muito comum é o DIU, que é introduzido no colo do útero das mulheres. A fim de prevenir a gravidez, muitas pessoas se questionam sobre o sexo com DIU.
Há muitos mitos a respeito desse assunto e, diante disso, decidimos trazer alguns fatos que você precisa saber.
10 fatos importantes sobre o sexo com o DIU que devemos saber
1. Não sai do lugar durante o sexo
Muitas pessoas acreditam que o DIU pode sair do lugar durante o sexo. De acordo com os profissionais, isso é impossível. Não acontece nem mesmo com as mulheres que fazem sexo com muita frequência.
2. Sexo imediatamente após a inserção
É preciso esperar um pouco. No geral, as relações sexuais estão liberadas 24 horas após a colocação do DIU. A inserção também pode causar cólicas, mas é possível tratar o incômodo com o uso normal de analgésicos. Inclusive, as dores podem perdurar por dias. Mas, se isso não acontecer, as mulheres já podem ter relações sexuais normalmente.
3. Pode causar infecções
Segundo os médicos, existe o risco aumentado de DIP (doença inflamatória pélvica) nos primeiros 20 dias depois da inserção. Após esse período, não há mais o risco de qualquer infecção quando comparado às mulheres sem o DIU.
4. Período para engravidar após a retirada
Entre 70% e 85% das mulheres já conseguem engravidar após tirar o DIU, em um período de 12 meses. No caso do DIU de cobre, a retorno da fertilidade é imediato. Por outro lado, o DIU hormonal ainda é um método muito novo. Portanto, não existem estudos a respeito do uso por longo prazo e o tempo certo para engravidar após a retirada.
5. As mulheres podem engravidar com DIU?
As chances são mínimas, mas é possível! Nesse caso, uma ultrassonografia analisa se existe a possibilidade de retirada do contraceptivo. Se o dispositivo estiver longe do saco gestacional, ele pode ser removido, preservando-se a gestação. Mas, se estiver perto, a gestação segue com acompanhamento médico.
Em vários casos, a mulher expele o DIU durante a gravidez, principalmente se o pequeno dispositivo estiver localizado à frente do saco gestacional. Existe o risco de o DIU romper a bolsa antecipadamente, na gravidez adiantada. O recomendado é fazer o acompanhamento médico de forma correta. Somente o obstetra pode avaliar cada caso de forma singular.
6. Mulher virgem também pode usar
O DIU é inserido por via vaginal. Portanto, é possível coloca-lo em mulheres que nunca fizeram sexo vaginal, mas pode ser extremamente desconfortável. Inclusive, durante a inserção, há o rompimento do hímen! Então, é importante ter tudo isso em mente.
No geral, as contraindicações ao uso do DIO são poucas:
- Infecção ginecológica ativa;
- Gravidez presente ou suspeita;
- Anormalidades da anatomia do útero;
- Câncer de endométrio, colo do útero ou ovários;
- Sangramento ginecológico de causa desconhecida.
7. Quando procurar o médico
Após colocar o DIU, se a mulher sentir qualquer tipo de dor durante a relação sexual, assim como febre e calafrios, o médico precisa ser consultado. Sangramento irregular persistente, cólicas intensas e percepção do fio pelo parceiro também exigem uma consulta médica urgente.
É possível ainda haver corrimento vaginal com odor ou aspecto purulento mais intenso. De modo geral, os retornos são programados para de 45 a 70 dias depois da inserção. A consulta de controle deve ser feita a cada 12 meses, caso não haja dor.
8. O homem pode sentir os fios durante a relação sexual
Isso não é comum, mas pode acontecer! É possível que o parceiro sinta o fio do dispositivo no fundo da vagina durante o sexo. O fio geralmente fica cerca de 2 ou 3 centímetros para fora do colo do útero. Ele serve para a posterior retirada do DIU. As hastes não são sentidas por eles, a não ser que a mulher esteja expulsando o DIU.
9. Pode sangrar
Sangramento durante a relação sexual não é comum, mas pode acontecer em pequenas quantidades. Esse sangue pode ficar dentro do útero e é expulso pelas contrações uterinas causadas pela relação sexual. Quando isso acontece, é melhor se consultar com um ginecologista para ver como está!
Algumas mulheres que usam o DIU podem apresentar sangramentos nos primeiros meses, incluindo após o sexo. Isso acontece pela ação do cobre ou do hormônio no endométrio.
10. O DIU não afeta o desejo sexual
Diferente do que muitas mulheres pensam, o DIU não afeta a libido. A versão hormonal pode diminuir o sangramento, reduzir cólicas e até cessar a menstruação, mas não diminui o apetite sexual. Na verdade, pode aumentar, visto que as mulheres sentem-se mais seguras para fazer sexo, sem medo da gravidez indesejada.
- Leia também: Quais são os métodos contraceptivos mais eficazes?