A vida sexual após os 50 anos é um tabu! Na terceira idade é ainda mais difícil falar sobre o assunto. Ao chegar nessa idade, é importante ter em mente que a sexualidade mudou, mas existem diversos mitos que atrapalham a relação sexual. Ou seja, é possível sim manter uma rotina sexual saudável. São muito mitos e verdades sobre sexo na terceira idade que precisamos conhecer.
De acordo com Newton Terra, geriatra e diretor do Instituto de Geriatria e Gerontologia da PUCRS, os idosos têm vergonha de falar sobre sexualidade. Quando procuram por uma consulta e são interrogados, normalmente pedem para que as questões envolvendo a vida sexual sejam puladas. Por isso decidimos trazer uma lista de mitos e verdades sobre o assunto. Confira a seguir.
8 mitos e verdades sobre sexo na terceira idade
1. É preciso cuidar da saúde geral
Sim, é verdade! Quando se atinge a terceira idade, os cuidados precisam ser mais intensos. É preciso cuidar da alimentação, manter uma rotina de exercícios físicos e controlar outros fatores da saúde, como o nível glicêmico, os índices de colesterol, pressão arterial e triglicérides, por exemplo.
Tudo isso ajuda a ter uma boa vida sexual. Outra coisa que ajuda muito é fazer exercícios de fortalecimento do assoalho pélvico. É possível fazer em casa mesmo os exercícios que fortificam o períneo, o que já ajuda muito a manter a sexualidade em alta.
2. É preciso respeitar o corpo e suas limitações
Verdade! O idoso precisa entender que o seu corpo já não é mais o mesmo da juventude; muitas coisas mudaram com o passar dos anos. Então é preciso se adaptar, e principalmente não perder o carinho pela parceria. Tanto homens quanto mulheres sofrem com as alterações corporais da terceira idade.
A menopausa, por exemplo, altera os hormônios das mulheres e, quando não é bem preparada e orientada, pode comprometer a libido. Os homens, se não seguirem uma rotina saudável e fazer um acompanhamento médico, podem sofrer com a impotência nesse período da vida.
3. Não precisa mais se prevenir
Esse é um dos maiores e mais perigosos mitos em relação à vida sexual na terceira idade! A prevenção é importante em qualquer idade. Os idosos também devem se preocupar com as doenças sexualmente transmissíveis. Sendo assim, o uso da camisinha é indispensável.
Contrair uma infecção durante o sexo significa ter maiores dificuldades nessa fase da vida. O sistema imunológico é mais frágil na terceira idade, o que atrapalha ainda mais o tratamento e a recuperação.
4. Podem usar estimulantes sexuais
Muitos têm medo, mas é verdade! No entanto, é importante destacar que o uso de qualquer medicamente precisa ser prescrito por algum profissional especializado! Estimulantes sexuais oferecem riscos à saúde quando não usados da forma correta. Se o idoso for portador de doença cardiovascular, por exemplo, a situação pode se complicar!
5. Podem aproveitar produtos eróticos exclusivos para essa idade
Sim, é verdade! O mercado erótico está cada vez mais inclusivo e inovador. Buscando atender as diferentes demandas do público, trabalhando com nichos diversos, a satisfação sexual na terceira idade hoje em dia é uma das preocupações dos grandes produtores de produtos sexuais.
É recomendado observar os produtos voltados para idosos e como cada um funciona. Desta forma, não existem mais desculpas para não explorar a sexualidade na melhor fase da vida.
6. O prazer sexual diminui na terceira idade
Mito! A libido pode diminuir, mas isso não pode ser confundido com o prazer em si. Logo, o avanço da idade não está diretamente ligado ao prazer envolvido no ato sexual em si.
Aliás, o contrário pode acontecer! Ou seja, o decorrer da vida apenas agrega experiência ao indivíduo. Desta forma, o conhecimento mais profundo do corpo possibilita que a relação sexual seja ainda mais prazerosa do que no começo da vida sexual.
7. O sexo é benéfico para a saúde
Poucas pessoas sabem, mas é verdade! Muitos acreditam que o sexo é apenas uma coisa prazerosa, mas é saúde em todas as idades. A prática é capaz de aliviar o estresse, ajuda a dormir melhor e ainda fortalece os músculos do assoalho pélvico.
Conhecer o sexo melhor na terceira idade é de extrema importância para manter uma vida mais saudável. O ato sexual em si faz parte de toda a vida e não precisa ser interrompida ao decorrer da vida. Sendo assim, fica claro que existe sexo na terceira idade e ele faz bem!
8. Beijos são essenciais
Os idosos adora a troca de carinho com beijos e abraços, então é verdade! As pessoas da terceira idade são mais carente porque, normalmente, os mais novos param de ser carinhosos com eles por vergonha. Muitas clínicas especializadas nessa faixa etária separam os grupos por sexo.
Então, toda a forma de carinho é bem vinda e faz bem. Durante a relação sexual, os beijos podem ser a porta de entrada para o sexo mais intenso e prazeroso.
Gostou da matéria? Então leia também: Libido na menopausa: como aumentar o desejo sexual?
Fontes: Gaucha ZH; Supre Vida; Instituto Viva Bem; Telavita