Existem diversos mitos sobre a masturbação que acompanham as pessoas há muitos anos. Alguns deles já se tornaram parte da vida de muitos meninos. Embora pareça algo fútil, esses mitos podem afetar negativamente a relação entre as pessoas e a sexualidade na vida adulta.
Portanto, iremos desmistificar algumas dessas histórias inventadas. Vale ressaltar que a masturbação é algo prazeroso e um momento de intimidade do indivíduo em si. Sendo assim, preparamos essa lista que vai te surpreender. Vamos lá.
22 mitos sobre masturbação que muita gente ainda acredita
1. Aumenta o tamanho do pênis
Esse é um dos maiores mitos sobre a masturbação. O tamanho do pênis é uma determinação genética, ou seja, não sofre influência da masturbação.
Essa é uma crença popular bem presente até hoje, e ainda tem quem acredite. Pode ser um dos motivos pelos quais alguns homens desenvolvem um vício por masturbação…
2. Não traz benefícios para a saúde
Outro mito! A masturbação traz diversos benefícios para a saúde. Um sono melhor, por exemplo, está entre os mais notáveis. Mas também ajuda a reduzir o estresse, curar dores de cabeça e até melhorar a concentração.
Sexólogos recomendam a masturbação para homens que têm uma rotina de trabalho apertada e, por esse motivo, o estresse faz parte do seu dia-a-dia. Existem até alguns horários melhores para se masturbar.
3. É coisa de adolescente
Todo homem ou mulher adulta precisa se masturbar. Como falamos anteriormente, a prática traz vários benefícios. No entanto, é mesmo mais comum na adolescência, visto que os hormônios estão aflorados nessa fase da vida.
Mas não é exclusivamente para essa faixa etária. Homens adultos e casados também podem e devem se masturbar, uma vez que todos precisam de um momento íntimo consigo mesmo.
4. Quando feita demais pode levar à disfunção erétil
A masturbação não causa disfunção erétil, nem quando feita em excesso. O único problema é que o homem pode se acostumar com o próprio toque. Então, em outras situações, ele pode enfrentar dificuldades para chegar ao orgasmo. Mas isso não quer dizer que cause disfunção erétil.
5. Pessoas em um relacionamento não se masturbam
A masturbação acontece com pessoas em um relacionamento ou não. Mas diversas pessoas acreditam que, se o parceiro ou parceira estão se masturbando, é porque estão insatisfeitos. Esse é um pensamento totalmente errado.
É importante entender que todo mundo tem um nível diferente de desejo sexual. E a masturbação acaba sendo necessária para alguns. Além disso, como já falamos, é um momento de intimidade individual. E todos precisam disso.
6. Somente homens devem se masturbar
Muitas pessoas acreditam que somente os homens se masturbam, ou que pelo menos deveria ser assim. Mas todas as pessoas podem (e devem) se masturbar. De acordo com um estudo realizado em 2016 pela Universidade de Indiana, 3 entre 4 mulheres com idades entre 25 e 29 anos se masturbam.
E não deve parar por aí! A masturbação feminina é uma ferramenta importante durante a menopausa, que é o período de complexidade hormonal enfrentado pelas mulheres acima das 40. A masturbação ajuda a estimulá-las, melhorando assim a vida sexual em um momento nada favorável, já que as mulheres enfrentam a perda de libido, de lubrificação natural e etc.
7. Você pode se masturbar o quanto quiser
Na verdade, existe sim a masturbação excessiva. Isso é: quando o hábito se torna uma rota de fuga de problemas, principalmente no relacionamento. Ou então quando começa a afetar a saúde. A masturbação excessiva também faz com que a pessoa opte pela prática em vez de experiências reais. Felizmente, poucas pessoas chegam a esse nível.
O vício é menos comum entre os homens que ultrapassaram os 40 anos, uma vez que eles destinam sua busca de prazer ao sexo. Isso mesmo sem excluir a masturbação, deixando-a no segundo plano.
8. Todo mundo se masturba igual
Esse é um dos maiores mitos sobre a masturbação. Na intimidade, cada um alcança o prazer de uma forma diferente. Quando falamos de masturbação, estamos falando de se tocar, esfregar, massagear ou esfregar a área genital ou qualquer zona erógena. A prática pode, ainda, envolver alguns brinquedos ou objetos, por exemplo.
Há inúmeras maneiras de se masturbar, e cada pessoa tem o seu toque favorito. O importante é ter prazer. Nem mesmo os homens, que geralmente se masturbam com maior regularidade, aplicam as mesmas técnicas, pressões ou velocidades ao longo de toda a vida.
9. Crianças não devem se masturbar
Na verdade, a masturbação é muito saudável em qualquer idade. Desse modo, é importante que as crianças, sozinhas, explorem seus corpos para se conhecer melhor. Elas podem sim tocar seus órgãos genitais em busca disso. É totalmente natural.
10. Masturbação pode causar cegueira
Pode parecer estranho, mas muitas pessoas já acreditaram nisso. Existem vários mitos que dizem que o sexo é destinado somente à procriação. Sendo assim, a masturbação seria algo totalmente errado. Diante disso, acredita-se que a masturbação poderia causar cegueira, visto que é um “desperdício” de espermatozoides.
11. Masturbação causa frigidez
Estima-se que pelo menos 95% dos homens se masturbam. Enquanto isso, 89% das mulheres fazem isso. Aprender o que realmente lhe dá prazer aumenta as chances de sentir satisfação no sexo. Então o conforto sexual aumenta. Mas a masturbação só deve ser praticada se você realmente quiser. Muitas pessoas não praticam e vivem felizes em sua vida sexual.
12. Masturbar muitas vezes por semana é ruim
A verdade é que, se não estiver causando qualquer dano físico ou prejudicando o seu psicológico, não tem problema nenhum em se masturbar uma vez por dia. Não existe um número certo de masturbação para realizar em determinado tempo. Portanto, você só precisa estar atento às necessidades e ciente dos riscos do exagero.
13. Faz crescer pelo nas palmas das mãos
Esse também é um dos mitos sobre masturbação mais bizarros. Mas algumas pessoas realmente acreditam que se masturbar com frequência faz nascer pelos nas palmas das mãos. Na realidade, uma coisa não tem nenhuma relação com a outra.
14. Deixa o homem infértil
Mais uma vez, isso é um mito. A masturbação não é ruim para ninguém, e não causa infertilidade por uma suposta falta de espermatozoides. Em outras palavras, se masturbar com frequência não faz diminuir a quantidade de espermatozoides produzidos pelo corpo a ponto de fazer mal. Isso porque um homem saudável leva de 12 a 24 horas para regenerar uma boa contagem de espermatozoides após ejacular.
15. A masturbação faz as mulheres se tornarem dependentes de vibradores
Embora seja algo realmente prazeroso, o vibrador não causa dependência nas mulheres. Então, usar o toy durante a masturbação ou sexo com outra pessoa pode ser apenas uma boa adição. Esse mito faz com que muitas meninas sintam medo de experimentar e se tornar dependentes.
16. A prática tira o desejo sexual
Isso é totalmente mentira! A masturbação é, na verdade, uma forma de aprendermos sobre nossa própria sexualidade. Pode nos ajudar a entender o que gostamos ou não gostamos, por exemplo. Com isso o sexo fica ainda mais agradável.
Tanto homens quanto mulheres podem ficar tranquilos, visto que a masturbação não afeta em nada no impulso sexual.
17. Oferece riscos para a saúde
Esse é um dos mitos mais perigosos. A masturbação não oferece qualquer risco a saúde quando praticada “sem excesso”. Existem alguns pequenos riscos, é claro. Irritação na pele, reações alérgicas a determinados lubrificantes ou vermelhidão quando em excesso, por exemplo. Mas tomando os cuidados certos ela traz apenas benefícios, como citamos acima.
18. Mulheres tem um número certo de orgasmos
Algumas pessoas acreditam que, quanto mais uma mulher chega ao orgasmo, menos sobram para o restante da vida. Mas isso não é verdade. O passar do tempo não irá diminuir isso. Assim como a masturbação não é capaz de “gastar” os orgasmos de forma geral.
19. A pratica para em certa idade
Não existe hora certa para começar, assim como não existe para parar. Crianças, adolescentes, adultos e idosos, todos podem fazer. Não existe uma idade avançada demais para se masturbar.
Alguns homens, ao atingir certa idade, acreditam que está na hora de parar a masturbação, alegando que isso é coisa de criança ou adolescente. Novamente, ressaltamos que não isso não é verdade!
A regra é a mesma para mulheres. Inclusive, como falamos acima, a masturbação é uma ótima aliada durante o período de menopausa, pois ajuda a aumentar a libido, assim como a se preparar para o sexo em si.
20. Não é saudável se masturbar menstruada
Diferente dessa afirmação, é sim saudável se masturbar durante a menstruação. O orgasmo é uma forma natural de relaxar a musculatura da região íntima. Então essa prática pode aliviar as cólicas menstruais.
21. Causa deformação no pênis e vagina
Esse é um dos maiores mitos sobre a masturbação. Várias pessoas acreditam que a prática pode, de fato, causar deformação no órgão genital. Essa é uma ideia muito antiga ligada à repressão sexual. Com o objetivo de tornar a prática menos popular, era comum que fossem inventadas esse tipo de história; que a masturbação alarga a vagina ou que o pênis possa ficar muito torto e deformado.
22. Causa impotência
Muitos homens, ao chegar à vida adulta, param de se masturbar. Isso porque existe um mito de que a masturbação causa impotência sexual. Mas esse problema é causado por vários outros fatores, como a má alimentação, o estresse, problemas emocionais, doenças cardiovasculares, tabagismo e etc. Não tem nada a ver com a masturbação.
- Leia também: 15 benefícios incríveis da masturbação
Fontes: Mulheres bem Resolvidas; Doutor Jairo; Somos Feel
One thought on “22 mitos sobre masturbação que muita gente ainda acredita”