A primeira relação sexual costuma vir acompanhada de curiosidade, ansiedade e, muitas vezes, informações distorcidas. É um momento que desperta dúvidas e expectativas, mas que deve ser vivido com tranquilidade, cuidado e consentimento. Existem mitos e verdades sobre a primeira vez que devemos nos atentar.
Mais do que um marco físico, trata-se de uma experiência emocional e íntima, que deve acontecer quando a pessoa se sentir pront, sem pressa, sem medo e sem pressão. Bom, confira a seguir o que preparamos.
11 mitos e verdades sobre a primeira vez que todo mundo deveria saber
1. Nem todas as mulheres sangram na primeira vez
Essa é uma das mais polêmicas na lista de mitos e verdades sobre a primeira vez. Mas é verdade! É normal as mulheres sangrarem na primeira vez, visto que rompe o hímen. Mas nem todas passam por isso. Algumas meninas nascem com a membrana flexível. Então não é preciso se preocupar caso não tenha sangrado na primeira vez.
2. A primeira vez sempre dói
Mito! É mais comum ver meninas que sentiram dor, é claro. No entanto, existem casos onde elas não sentem qualquer incômodo. O parceiro, ambiente e o quão preparada psicologicamente ela está conta muito para a experiência. Se estiverem mais tranquilas, os músculos vaginais ficam mais relaxados. Portanto a penetração fica mais fácil de acontecer, eliminando as dores.
3. Não tem idade certa
A primeira vez pode ser algo planejado ou acontecer de repente. Então, fica claro que isso é verdade! Não existe uma idade certa para acontecer. Algumas meninas perdem com 16, 18 ou depois dos 20, por exemplo. E está tudo bem. O importante, no entanto, é estar preparada e com amadurecimento emocional e sexual para ter a melhor experiência.
Vale reforçar que, se você está planejando a primeira vez, converse com um ginecologista. A consulta com o profissional pode esclarecer várias dúvidas.
4. Nunca é boa
Esse é outro mito criado para assustar as mulheres. Portanto, a primeira vez pode sim ser prazerosa. O que vai contar aqui, como falamos, é o momento e o quão relaxada a mulher está. Além disso, o respeito do parceiro é essencial, pois é preciso ter calma. Sendo assim, de forma resumida, dá para ter uma ótima primeira vez, do jeito que sempre sonhou.
5. Não dá para engravidar de primeira
Mito! O corpo da menina já está preparado para a gravidez desde a primeira menstruação. Pode ser a primeira vez, mas a mulher corre sim o risco de engravidar. Sendo assim, o mais indicado é procurar por um ginecologista e conhecer os métodos contraceptivos ideais para o corpo em questão. Ressaltando que a camisinha é o mais recomendado, visto que protege também contra várias infecções.
6. A penetração nem sempre acontece de primeira
O corpo ainda não está acostumado com isso, portanto é verdade. Geralmente ela realmente não acontece. O ideal é estimular bastante, usar os dedos e muito lubrificante. Às vezes pode até acontecer uma pausa no meio da transa para se recuperar e preparar melhor. Não é preciso se desesperar, pois está tudo certo.
7. É preciso contar para a mãe
Outra forma de amedrontar as meninas. Não é preciso contar para a mãe, livre-se desse medo se não quiser. Isso é um mito! No entanto, se a menina estiver tranquila sobre isso, o recomendado é contar. As mães são ótimas e sensatas companhias em consultas ao ginecologista. Além disso, elas costumam a conhecer a saúde das filhas melhor do que ninguém.
8. Sexo oral é sexo
Verdade! A virgindade não está ligada somente ao hímen. Muitas meninas passam por situações complicadas, como alguém tentar convencê-la a fazer sexo oral para não perder a virgindade. Mas o sexo oral é sexo da mesma forma. Logo estará, de fato, perdendo a virgindade se o fizer.
9. É normal sempre medo e ansiedade
Verdade! É completamente natural sentir ansiedade antes da primeira relação. O medo do desconhecido e a vontade de que tudo saia certo podem gerar tensão. Conversar com a pessoa parceria, respeitar seus limites e não se cobrar perfeição são formas de aliviar essa pressão.
10. A primeira vez tem que ser perfeita
Não existe uma primeira vez ideal. Esse momento é único para cada pessoa, e pode ser confuso, divertido, tímido ou até desajeitad, e tudo bem. O mais importante é que haja consentimento, respeito e cuidado mútuo, e que a experiência seja leve, sem comparações.
11. Muda o corpo
A primeira vez não transforma fisicamente o corpo da pessoa. O que muda é a vivência emocional e o autoconhecimento, mas o corpo continua o mesmo. Essa ideia de “mudança visível” é fruto de tabus e julgamentos antigos.
Fontes: Azmina; Só Delas; Capricho; Pure Break
