Muitas mulheres já se perguntaram como fica a libido após a retirada do útero. Infelizmente muitas precisam se submeter ao procedimento cirúrgico para a retirada, visto que o órgão pode apresentar problemas no decorrer da vida. Mas isso não significa o fim para a vida sexual da mulher.
Isso porque a retirada do útero não acaba com a libido da mulher. No entanto, existem alguns detalhes que você precisa saber.
Sendo assim, trouxemos o assunto à tona de forma mais detalhada.
Como fica a libido após a retirada do útero?
Histerectomia é o nome da cirurgia de retirada do útero, que sempre foi cercada de vários mitos. E por isso muitas mulheres têm medo de realiza-la, mesmo quando o médico recomenda o procedimento cirúrgico.
O maior medo dessas mulheres é se tornarem frígidas, ou seja, terem sua vida sexual comprometida. Mas, na realidade, não existe qualquer comprovação de que isso aconteça.
E o prazer?
Diferente do que imaginam, a retirada do útero acarreta em um aumento da atividade sexual. De acordo com um estudo holandês, as mulheres nessa condição apresentam tendência a intensidade.
Segundo o estudo, publicado na revista British Medical Journal, 413 mulheres realizaram diferentes tipos de histerectomias. A maioria delas apresentou redução de problemas sexuais. Então, a satisfação sexual aumentou de forma considerável.
Elas informaram que a libido, após a retirada do útero, aumentou e que estavam sexualmente ativas. No entanto, como há casos e casos, apenas 10 das 413 disseram que não estavam com a vida ativa. Mas os cientistas acreditam que possa haver outros motivos, não necessariamente a retirada do órgão.
Reprodução x Libido
Quando a mulher retira o útero, o que muda em sua vida é a perda da função reprodutiva. Como falamos anteriormente, a libido não vai diminuir e o sexo pode até mesmo ficar mais prazeroso, visto que não tem mais o desconforto que algumas sentiam.
Não existe qualquer relação entre libido e condição reprodutiva da mulher. Esse, então, não passa de um pensamento conservador que precisa ser deixado de lado.
Então que fique claro: a perda da função reprodutiva NÃO altera a libido.
Por que algumas mulheres retiram o útero?
A cirurgia normalmente é indicada para mulheres com problemas graves na região pélvica. Câncer do colo do útero em estágio avançado, por exemplo, é um motivo. Além dele, tem o câncer nos ovários, infecções, miomas, hemorragias ou prolapso uterino.
No entanto, esse procedimento costuma ser feito quando os outros tratamentos não surtiram efeitos positivos. Quando a retirada do útero é a única solução.
E aí, gostou dessa matéria? Então leia também:
5 dicas incríveis para apimentar o sexo em ocasiões especiais
Sexo na menstruação: veja o que pode e o que não pode
Sexo na terceira idade: como manter a vida sexual ativa?
Personalidades sexuais: quais são e o que indicam?
Saiba como retomar a vida sexual após a maternidade
Fontes: Diário Gaúcho; Boa Saúde; Doutor Jairo; Sexo sem dúvida