De acordo com pesquisas realizadas pela revista científica The Journal of Urology, o uso terapêutico dos vibradores é uma ótima maneira de melhorar a qualidade de vida das mulheres. Desta forma, o sex toys ocupam um espaço ainda mais importante no dia a dia, podendo inclusive ser utilizados diariamente.
Os estudiosos concluíram que o ato de se masturbar de forma intensa, com o auxílio de aparelhos sexuais, pode trazer uma série de benefícios para além do prazer sexual. Confira a seguir alguns detalhes mais profundos sobre o assunto.
Como funciona o uso terapêutico dos vibradores?
Uma pesquisa publicada na revista científica The Journal of Urology, realizada nos Estados Unidos, aponta que o uso regular de vibradores por mulheres resulta em diversos benefícios para a saúde como um todo, indo além do prazer sexual.
Após revisar os dados de 558 artigos a respeito do uso de sex toys para benefícios médicos, os estudiosos da Cedar-Sinai Medical Center concluíram quem os vibradores conseguem estimular a saúde e força do assoalho pélvico, ajudam na redução da dor vulvar e oferecem melhorias na saúde sexual como um todo. Além disso, o uso é favorável no tratamento de incontinência urinária.
Pesquisas já mostraram de que modo a masturbação frequente faz bem à saúde física e mental das mulheres. Os dados obtidos mostram ainda que o uso dos vibradores durante esse momento íntimo reduz o tempo que as mulheres levam para chegarem ao ápice, tornando possível os orgasmos múltiplos.
Os orgasmos com frequência são associados à redução do estresse e melhoria da saúde sexual de modo geral. De acordo com Alexandra Dubinskaya, principal autora do estudo, os médicos precisam começar a prescrever o uso de vibradores como métodos de terapia para suas pacientes.
O vibrador tem sido recomendado por alguns médicos e terapeutas para tratar algumas disfunções sexuais, como anorgasmia, dispaurenia e até mesmo climatério, combatendo assim os sintomas da menopausa. Os profissionais alegam que há um aumento de suprimento de sangue no clitóris e vagina, o que aumenta a percepção corporal, melhorando assim a resposta da excitação e do relaxamento dos tecidos.
Quais são os benefícios ao fazer uso terapêutico dos vibradores?
Os vibradores não tem o objetivo de substituir a relação sexual com o parceiro. Pelo contrário! Ele pode deixar o momento ainda melhor e é um ótimo parceiro para os momentos de “solidão”. Alguns benefícios de fazer uso desses sex toys durante a masturbação são:
1. Alivia os sintomas da menopausa
As mulheres podem sofrer com fortes dores na hora da relação sexual, decorrente da atrofia da musculatura no pós-menopausa. Elas podem ainda apresentar outras queixas, como alterações menstruais, alterações de sono e humor. Nesse período, os profissionais recomendam tratamentos com hormônios e formulações medicamentosas.
O uso de vibradores ajuda nesse período! O aparelho contribui para o trabalho da musculatura pélvica e vaginal. Além de ser uma forma de manter o apetite sexual em dia.
2. Melhora a saúde cardiovascular
Estudos comprovaram que a relação sexual frequente funciona como atividade física. Logo, funciona como exercício cardiovascular. Os pesquisadores afirmam que o orgasmo é o momento onde acontece o maior gasto de oxigênio, entre todas as fases da relação. Logo, os vibradores podem ser ótimos para cuidar da saúde do coração, deixando esse cuidado ainda mais prazeroso.
3. Reduz dores e aumenta a intensidade dos orgasmos
São comuns as histórias de pessoas que sentem-se aliviadas das dores menstruais após o orgasmo. A explicação científica para isso é que a área do cérebro ligada à dor é bastante estimulada durante a excitação. A liberação de endorfina traz o alívio rápido, diminuindo os impulsos nervosos ligados à dor. Sendo assim, os vibradores ainda contribuem par a saúde do assoalho pélvico, permitindo orgasmos múltiplos, que reduzem drasticamente os níveis de estresse.
4. Mantém a saúde na região íntima
O uso de vibradores ajuda a manter a umidade vaginal, além de melhorar a elasticidade da parede vaginal. Esses fatores ajudam ainda a prevenir infecções no colo do útero, uma vez que ele passa por um processo de abertura durante a excitação.
O sex toy ajuda também a evitar infecções no trato urinário e mantém a musculatura da vagina firme e saudável, pois a circulação sanguínea tonifica a região pélvica.
- Leia também: Tipos de vibradores: seu guia completo
Fontes: Dona Coelha; Metrópoles; Produtos Asos; Somos Feed;
Referências Bibliográficas
SERAPIÃO, Jorge José. BRINQUEDOS SEXUAIS: AJUDAM OU ATRAPALHAM?. Revista Brasileira de Sexualidade Humana, v. 22, n. 2, 2011. Disponível em: < https://www.rbsh.org.br/revista_sbrash/article/view/219 >. Acesso em: 30/09/2024
Saúde sexual da mulher: como abordar a disfunção sexual feminina no consultório ginecológico/Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO), organizador. — São Paulo: FEBRASGO, 2022. Disponível em: < https://www.febrasgo.org.br/media/k2/attachments/Livro_saude_sexualZ-ZwebZ2.pdf >. Acesso em: 30/09/2024.
MARCON, Maria Lucimar Domingues. A Masturbação Feminina como Técnica de Autodescoberta. Revista da, p. 20, 2022. Dsipoível em:< https://www.abrasex.com.br/wp-content/uploads/2022/09/Revista-da-Abrase-n-1-leve-FINAL.pdf#page=35>. Acesso em: 30/09/2024.