Muitas pessoas já ouviram falar sobre terapia de casal, mas não sabem exatamente o que é e como funciona. Esse tipo de terapia tem como objetivo contribuir com a resolução de problemas entre o casal. É indicada quando o relacionamento passou por alguma situação difícil e os parceiros não conseguem se conectar como antes.
O psicólogo é extremamente necessário para que os sentimentos fluam novamente e os traumas sejam deixados para trás. Trouxemos uma matéria completa sobre o assunto. Então, confira conosco a seguir.
O que é terapia de casal?
A terapia de casal tem como objetivo ajudar os casais a resolverem conflitos, abrindo espaço para uma comunicação mais assertiva e reflexiva, onde ambos compreendem as expectativas do outro e trabalham juntos para que possam alinhar às suas.
O psicólogo age como um intermediador entre o casal, ampliando o diálogo e a visão de mundo dos dois. Isso porque, em muitos casos, por encontrarem-se sob efeito de fortes emoções, eles acabam perdendo o controle e não conseguem tomar uma decisão importante que possa modificar antigos padrões que já não trazem mais benefícios para a relação.
Todos nós sabemos que os casais enfrentam problemas em alguma fase. Alguns são menores e mais fáceis de resolver, enquanto outros tomam proporções maiores que precisam de uma ajuda externa ou podem acarretar em rompimento.
Quando um dos cônjuges apresenta algum problema emocional, que pode afetar a relação, o mais indicado é a terapia individual. Mas, quando o problema é a dinâmica do próprio relacionamento, é de extrema importância que os dois reconheçam as dificuldades e procurem uma terapia de casal.
O psicólogo é o melhor profissional para orientar qual terapia será a mais eficiente de forma singular. Em alguns casos, mesmo sabendo que a necessidade é de uma terapia de casal, um dos cônjuges não aceita, o que faz com que o outro procure uma terapia individual para tentar resolver sua parte do problema e assim ajudar o parceira ou parceira.
Identificar a necessidade e o momento para buscar ajuda nem sempre é fácil. Mas é possível notar ao observar como está a rotina. A terapia de casal geralmente acontece uma vez por semana e dura entre 50 minutos a 01 hora. O formato desses encontros é combinado de acordo com a necessidade de cada caso.
Como funciona?
Na terapia de casal, o terapeuta irá promover o empoderamento, além de favorecer a autonomia para que o casal possa chegar a acordos saudáveis. Isso pode modificar a relação, devolvendo o controle a cada um.
Assim, fica mais fácil o entendimento entre o casal. De forma direta, os dois são convidados a compreender o que está acontecendo com o outro, sem qualquer tipo de acusação ou ofensas para que não haja um agravamento da situação.
Em muitos casos, o atendimento pode ir além, com sessões individuais. O ideal é que ambos se responsabilizem pela relação ou busquem entender como podem encaminhar uma separação amenizando as dores e evitando que os filhos se envolvam de forma negativa nesse processo.
O que é preciso saber antes da terapia de casal?
Esse tipo de terapia ainda desperta muitas dúvidas, principalmente entre casais que só ouviram falar de forma superficial. O medo de compartilhar intimidades ou de se expressar na frente da parceria são alguns dos dilemas mais comuns.
Eles costumam fazer os casais questionarem se realmente precisam fazer a terapia juntos. Por conta disso, recomenda-se procurar o básico para entender melhor como funciona antes de tomar essa iniciativa. Para isso, respondemos alguns desses questionamentos abaixo.
Quando buscar a terapia de casal?
Existem vários momentos da vida onde a terapia de casal é uma ótima saída. Atividades desiguais, nascimento e educação dos filhos, rotina pesada, diferença de idade e questões financeiras, culturais e sexuais são alguns dos motivos mais comuns.
Como foi dito, todo casal enfrenta alguns problemas. Nos casos mais intensos, torna-se necessária a intervenção de um profissional para ajudar a melhorar o relacionamento. Então, é recomendado procurar por essa terapia quando o relacionamento conjugal está passando por uma crise, onde os dois parceiros não conseguem administrar sozinhos tudo o que está acontecendo.
É preciso se atentar para não deixar isso afetar outros setores da vida, prejudicando assim a qualidade de vida dos envolvidos. O certo é que o casal procure a terapia logo no início do conflito. Quando notarem que os problemas estão se tornando repetitivos, o psicólogo pode entrar para ajudar a evitar agravamentos como mágoa e ressentimento.
O que fazer quando a parceria não quer fazer terapia de casal?
É comum encontrar casais onde um dos envolvidos no relacionamento não queria fazer a terapia. Os argumentos geralmente são os mesmos. Algumas pessoas dizem estar desconfortáveis em discutir assuntos íntimos com um estranho, no caso, o psicólogo, por exemplo.
Outra justificativa é de que não deseja mais continuar no relacionamento e por isso não é preciso ir à terapia. E, em alguns casos, ainda há indivíduos que acreditam que o responsável pelos problemas em seu relacionamento é a outra pessoa. Nunca um problema de ambos.
Não há como obrigar uma pessoa a ir à terapia! O que fazer então? Comece com uma terapia individual! Essa é a principal indicação dos profissionais da área. O que não pode é ficar acomodado, esperando que as soluções dos problemas caiam do céu.
O ponto é: se a mudança ocorrer em um dos parceiros, isso mudará totalmente a dinâmica do relacionamento e o outro precisa reagir de alguma maneira. Sendo assim, mesmo que sua parceria se negue, você pode mudar a situação do relacionamento.
Quando alguém vai à terapia por vontade própria, está mais receptiva a ouvir de forma objetiva os pontos de vista acerca de seu relacionamento. Além disso, é possível começar a ver o que realmente está acontecendo com outros olhos.
Você poderá compreender com mais clareza a forma pelo qual os dois estão agindo de determinado modo. Quando o problema ou necessidade é unilateral, a parte insatisfeita costuma procurar a terapia sozinha.
De toda maneira, o mais recomendado por profissionais é que a terapia seja feita em conjunto. Assim o progresso é maior.
Quais são os motivos mais comuns de quem busca a terapia de casal?
São muitos os motivos pelos quais os casais procuram por ajuda de um profissional. Listamos os mais comuns, de acordo com terapeutas.
1. Traição
A traição é uma das maiores queixas nos consultórios de psicologia. Os casais demonstram receio de continuar o relacionamento por falta de confiança, mesmo que o desejo não seja terminar. O turbilhão de sentimentos após a traição faz com que o profissional entre em ação para ajudar a espairecer a mente de ambos.
A pessoa traída tem mais dificuldades para contornar a situação e seguir em frente, independentemente se a sua real vontade for continuar na relação ou colocar um fim.
2. Conflitos no gerenciamento do dinheiro
Muitos casais enfrentam problemas por falta de dinheiro ou má administração do mesmo. Essas frustrações costumam tomar proporções muito grandes, ultrapassando o campo financeiro e afetando diretamente o campo sentimental e amoroso.
As terapias nesse caso envolvem muita conversa com a intenção de fazer com que ambos repensem a forma de gastar, os sonhos que desejam realizar juntos e as metas que foram traçadas.
3. Problemas na relação sexual
A saúde sexual é importante para o individual, assim como para o relacionamento. Quando o casal não encontra a harmonia na cama, os hormônios tendem a ficar à flor da pele, resultando em desentendimentos e até separação em alguns casos.
Sempre ressaltamos e damos dicas de como melhorar a performance na cama, seja por meio de posições ou uso de produtos específicos. A finalidade é sempre a mesma: melhorar o relacionamento entre quatro paredes e consequentemente na vida como um todo.
4. Não aceitação dos filhos do casamento anterior
Diversos casais engatam um relacionamento onde levam filhos de relações passadas. Não é fácil a aceitação, principalmente quando há certo envolvimento com o antigo ou antiga companheiro(a). Diante dessas dificuldades, os casais procuram por ajuda profissional para aprenderem a lidar com isso.
5. Condutas diferentes na educação dos filhos
Criar um filho não é tarefa simples. É preciso saber impor, cobrar o que for necessário e o mais importante, alinhar-se com a parceria para que ambos tenham as mesmas atitudes. O atrito entre as posturas pode resultar em brigas intensas e intermináveis.
Profissionais relatam constantemente o atendimento de casais que não estão encontrando essa harmonia na hora de educar e criar os próprios filhos.
Quais são os benefícios da terapia de casal?
Casais que buscam uma forma de se relacionar mais saudável e emocionalmente se beneficiam muito com a terapia de casal. Esse tipo de acompanhamento é indicado até mesmo para casais divorciados que desejam melhorar a convivência e cessar impasses que afetam o relacionamento com os filhos.
Entre os principais benefícios, destacam-se:
1. Melhora a comunicação
A comunicação é um dos pontos essenciais para o relacionamento. Sem ela, é impossível saber o que o outro está pensando e o que deseja fazer. Muitos conflitos tomam proporções surreais por conta da falta de diálogo ou do uso inapropriado das palavras.
Os casais, magoados por palavras ditas no passado, acabam trazendo a toma os sentimentos em suas conversas. Desta forma, transformam em discussões que não resolvem os conflitos atuais nem os antigos. É uma eterna briga. O hábito de ficar revivendo assuntos que já estavam resolvidos acaba criando novos conflitos.
A comunicação na relação é prejudicada quando os casais omitem informações, distorcem conversas antigas e não resolvem o que precisam resolver no momento certo. E na terapia de casal, eles aprendem a expressar seus sentimentos com respeito e sinceridade, assim como aprendem a ouvir os sentimentos do outro.
2. Compreensão das necessidades do casal como indivíduos
É comum que alguns casais se vejam como uma unidade. Se um não está bem por algum motivo, o outro também não está. Dificilmente eles são vistos em locais separados ou fazendo alguma atividade sem o outro. Essa dinâmica não é muito saudável!
Antes de estar no relacionamento, é importante saber que cada cônjuge é um indivíduo próprio com necessidades emocionais únicas. Essas necessidades podem se diferir das necessidades do parceiro. Quando não há esse entendimento, a tendência é haver muitos conflitos.
Colocar a responsabilidade da própria felicidade e da satisfação em outra pessoa é o mesmo que atrair a frustração. Além de que o outro também não tem a obrigação de assumir essa responsabilidade, já que tem suas próprias questões emocionais para resolver.
A terapia de casal serve para ajudar os casais a diferenciarem suas necessidades e compreenderem que não precisam agir como se fossem um só. É essencial respeitar a individualidade do parceiro.
3. Fortalecimento do vínculo emocional
Um dos maiores benefícios da terapia de casal é o fortalecimento do vínculo emocional entre os casais. Durante as sessões com o terapeuta, os cônjuges começam a entender melhor e compreender as necessidades emocionais um do outro.
Além disso, aprendem mais sobre si mesmos durante esse aprendizado. É possível traçar novos caminhos para reencontrar aquela intimidade que foi se perdendo com o tempo. Consequentemente, os casais aprendem a se aceitar como são para fazer o relacionamento dar certo.
A terapia ajuda os casais a ter mais facilidade para tomar decisões em conjunto, considerar o bem estar psicológico e emocional do relacionamento, além de construir uma convivência saudável.
4. Restaurar a intimidade física e emocional
A má convivência pode causar o afastamento tanto emocional quanto físico dos parceiros. O casal, então, perde a intimidade e se vê na posição de amigos ou até mesmo de estranhos. A terapia de casal entra nesses casos ajudando os cônjuges a resgatar essa intimidade mediante a solução de aflições.
5. Descoberta da causa de conflitos recorrentes
Diversos conflitos em um relacionamento podem ter origem no mesmo problema. Por desconhecerem a forma de resolvê-lo, o problema acaba perseguindo o casal por anos, desgastando o vínculo afetivo da relação.
A insegurança emocional de um ou de ambos os cônjuges pode ser a razão para essa perseguição, assim como a ansiedade, a diferença de opiniões, insatisfação com uma atitude do parceiro, medo de compromisso, ciúme excessivo, infidelidade, falta de confiança, mágoa do passado entre outros dilemas.
A terapia ajuda os casais a descobrirem o que exatamente está causando esses conflitos desagradáveis.
Fontes: Psicólogo; Psicólogo Berrini; Vittude; Psicologia Viva; Psitto; Psicólogo e Terapia; Dicas de Mulher