Pode lavar vibrador? Saiba como limpar seu sexy toy

Pode lavar vibrador? Saiba como limpar seu sex toy

Muitas pessoas têm dúvidas sobre brinquedos sexuais, como se devem lavar um vibrador ou se é preferível limpá-lo com papel antes de guardá-lo novamente. De acordo com a sexóloga Marcela Benati (@dramarcelabenati), você pode usar sabão neutro e água para lavar o seu apetrecho.

No entanto, ela ressalta que existem produtos específicos para fazer a higienização adequada dos sex toys. Portanto, confira tudo sobre como limpar, guardar e preservar o seu vibrador por mais tempo:

Pode lavar vibrador? Como fazê-lo corretamente

O vibrador precisa de cuidados especiais, principalmente porque é usado nas partes íntimas, que são  extremamente sensíveis.

Mas não é só abrir a torneira e enfiar o sex toy debaixo d’água. Existem vários tipos de materiais, e cada um exige um cuidado diferente. De acordo com Karina Roberta Silveira, gerente da Love Toys, “cada material pede um cuidado diferente, mas todos precisam ser higienizados antes e após o uso para que não acumulem bactérias que podem ser nocivas à saúde”.

A profissional ressalta que você pode e deve lavar o vibrador depois do uso, antes de guarda-lo e também antes de usá-lo novamente. Isso ajuda a evitar vários tipos de doenças causadas por fungos e bactérias que podem se instalar nos toys e são levados para a vagina ou ânus durante o uso.

Como lavar o seu vibrador?

De acordo com Claire Cavanah, co-fundadora de um sex shop em Nova York, é fundamental lavar o brinquedo erótico antes e depois do uso. Todos os profissionais da área fazem essa recomendação, ressaltando os perigos de acumular bactérias, fungos e ácaros.

Na própria embalagem do produto você pode encontrar um manual de limpeza do fabricante. Mas, caso não tenha nada a esse respeito, existem algumas instruções gerais que podem ser seguidas para todos os tipos de toys.

Antes de seguir as dicas, confira se o vibrador é a prova d’água, evitando assim qualquer problema. 

1. Lavar com água corrente e sabão neutro

Essa é a dica padrão! O recomendado é lavar o vibrador em água corrente, nunca imerso na água, já que o líquido pode danificar o motor, principalmente se ele for “muito exposto”. O sabão para a higienização precisa ser neutro para não deixar qualquer cheiro que possa causar incômodo.

2. Seque com papel toalha

Após fazer a limpeza do vibrador, a principal recomendação é deixá-lo em um local totalmente limpo para que ele se seque sozinho. Mas, se estiver com pressa para guarda-lo no lugar de costume, é importante não utilizar panos ou toalhas, principalmente as toalhas que você já utilizou.

Por isso, opte pelo papel toalha. Isso porque, além de totalmente limpos, eles não soltam pelos que grudam no produto. Isso pode causar irritação e, em muitos casos, infecções nas regiões genitais.

3. Use o Limpa Vibrio

Para proteger ainda mais o toy, recomendamos o Limpa Vibrio. Essa é a nossa maneira de cuidar da sua experiência sexual do começo ao fim. Além de fazer a função de limpeza tradicional, esse produto ainda age contra infecções, bactérias e todos os problemas que uma limpeza inadequada pode provocar.

O Limpa Vibrio não causa alergia e aumenta a vida útil do vibrador, já que possui componentes que ajudam a deixar o toy hidratado. Ou seja, ele não irá ressecar enquanto estiver guardado.

Para facilitar o uso, criamos uma embalagem com tampa spray, o que permite uma aplicação facilitada.

COMPRE AQUI O SEU LIMPA VIBRIO

Como não lavar o vibrador

Quando falamos das formas incorretas de lavar o vibrador, a primeira pergunta que vem a mente é: “pode usar álcool”? Pois saiba que, de acordo com os especialistas, não é recomendado usar esse produto para realizar a limpeza com frequência, já que ele pode danificar o material do sex-toy.

Sendo assim, limite o uso do álcool somente antes do primeiro uso, já que o produto estava em uma loja e várias pessoas podem ter manuseado. O álcool em gel seria uma opção mais adequada – ou então o Limpa Vibrio, que funciona ainda melhor.

Outra contraindicação são os produtos desinfetantes, que usamos para limpar a casa, por exemplo. Diversas pessoas optam por eles uma vez que veem a promessa de que os desinfetantes limpam de forma intensa e deixam um cheiro agradável. Mas os componentes presentes na mistura podem danificar seu sex-toy, além de poder causar uma reação alérgica durante o uso.

Também não é recomendado o uso de esponjas de aço ou escovas indicadas para lavagem de roupas, que todos têm em casa. A esponja de aço além de poder deixar restos do material no vibrador, pode arranhá-los mais profundamente, criando uma zona de acúmulo de bactérias que dificilmente será alcançada.

Parece simples, mas é preciso alguns cuidados com o vibrador.

Fontes: NE10; UOL; Notícias ao Minuto

Recomendados para você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *