Estamos constantemente acompanhando casos famosos de celebridades que terminam relacionamentos por diversos motivos, e um deles é o envolvimento com pessoas tóxicas. É fácil julgar de fora, sugerir o que poderia ter sido feito e como alguém poderia sair por cima. Porém, raramente paramos para refletir sobre nós mesmos, que também nos envolvemos, ao longo da vida, com situações semelhantes.
Existem várias razões pelas quais nos colocamos em relações complicadas, com pessoas que, muitas vezes, só nos machucam emocionalmente. Dado que esse é um tema tão delicado, decidimos trazer mais informações e reflexões sobre o assunto. Confira conosco a seguir.
Por que nos envolvemos repetidamente com pessoas tóxicas?
Se relacionar com pessoas tóxicas é uma situação desgastante e ruim, que resulta em prejuízos emocionais e, em muitos casos, físicos, principalmente quando acontece repetidamente. Existem pessoas que alegam ter o “dedo podre” para escolher as parcerias. Será que é má sorte ou existe algo além por trás disso tudo?
Milene Rosenthal, que é psicóloga e responsável técnica em Psicóloga da Televita (primeira clínica digital de psicologia e psiquiatria do Brasil), todas as nossas decisões, desejos, ações e fantasias possuem um significado inconsciente.
“Somos influenciados por traumas passados e vivências antigas, mesmo que isso não seja perceptível. Quando repetimos um ciclo diversas vezes, como se relacionar sempre com pessoas tóxicas, podemos estar manifestando através do nosso inconsciente sintomas que dizem respeito ao nosso passado”.
As causas podem ser diversas, mas a maioria delas está na forma em como nós aprendemos o que é o amor. Para Milene, a criação pode ter muita influência nesse processo. Por exemplo, conviver com pais narcisistas, situações de abandono e negligência, ambiente com muitas brigas e agressões podem ser fortes elementos que influenciam a percepção do que realmente é o amor e como agir nos relacionamentos.
“Pessoas tóxicas podem representar algo do passado e até mesmo os genitores. Uma vez que você vive isso quando é criança, tende a achar que receber o pouco que é oferecido é normal. Assim, repete os ciclos, continua a se envolver com pessoas que sabe que irão te machucar por que é conhecido”.
Ela ainda ressaltou que os ciclos podem e devem ser quebrados e, para que isso aconteça, o tratamento psicológico é a melhor solução. Conversar com um profissional ajuda a entender de onde vem os padrões e ressignifica o amor.
O que nos leva a relacionamentos tóxicos?
Como foi dito, existem diversas razões pelas quais nós continuamos esse envolvimento com pessoas tóxicas, mesmo que não seja saudável e prazeroso para nós. Isso envolve fatores emocionais e psicológicos, segundo os profissionais de saúde mental. Os principais motivos são:
1. Baixa autoestima
Por não acreditar que somos bons o suficiente para os outros, ficamos mais expostos a relações tóxicas, de qualquer tipo. A baixa autoestima nos faz crer que o mínimo é muito!
2. Padrões de relacionamentos na infância
Experiências com os pais, amigos e familiares podem moldar nossas expectativas e comportamento nos relacionamentos.
3. Falta de limites saudáveis
É preciso estabelecer limites para se proteger em qualquer relação. Isso inclui o ato de dizer “não”.
4. Necessidade de cuidar do próximo
Muitas pessoas se sentem responsáveis por garantir a felicidade do próximo, mesmo que isso signifique colocar a sua de lado.
5. Medo
O medo é o que condiciona muitas pessoas a permanecerem com pessoas tóxicas, principalmente o medo da solidão.
Como nos livrar desse padrão de relacionamento?
“Parar de se relacionar com pessoas tóxicas requer autoconhecimento e ação assertiva. É importante identificar os padrões de comportamento que levam a essas relações e estabelecer limites saudáveis. Isso pode envolver aprender a dizer ‘não’, afastar-se de pessoas que não contribuem para o seu bem-estar e buscar relacionamentos mais saudáveis”.
É o que diz Rosângela Casseano, terapeuta cognitiva comportamental e CEO da PsicoPass, sobre o assunto.
Outra coisa interessante é contar com pessoas de confiança para identificar esses sinais tóxicos para sair da situação, incluindo um psicólogo, que pode ajudar a identificar os padrões de comportamento, trabalhar na construção da autoestima e a desenvolver habilidades de assertividade. A terapia é o espaço mais seguro para explorar emoções e aprender como cultivar relacionamentos saudáveis.
- Aproveite para ler: Solo dating – conheça a trend de ter um encontro sozinho
Fontes: Minha Vida; Delas; BBC