solo dating

Solo dating: conheça a trend de ter um encontro sozinho

É comum encontrar textos de autoajuda afirmando que os namoros podem acabar, as pessoas que amamos podem partir, mas o que permanece sempre é o amor próprio. Pensando nisso, está se tornando popular o conceito de solo dating, ou encontro sozinho, em tradução literal.

A ideia principal por trás do solo dating é encontrar atividades para fazer sozinho e aproveitar cada segundo dessa experiência. Ir ao cinema sem ninguém ao lado, por exemplo, pode ser uma ótima escolha, ou preparar um jantar em casa, curtindo a noite de sábado em sua própria companhia. As opções são infinitas, e o foco é se redescobrir e celebrar a própria presença. Confira mais detalhes sobre o tema a seguir.

O que é solo dating?

A geração Z tem lançado essa tendência nas redes sociais. O solo dating, como o próprio nome diz, é um encontro sozinho, em que as pessoas vão a lugares normalmente frequentados por casais e realizam atividades sozinhas. Um jantar em um restaurante chique ou uma sessão de cinema, por exemplo, são perfeitos para isso.

No TikTok, a tendência #solodating já acumula milhões de visualizações. O principal objetivo é incentivar as pessoas a parar de esperar alguém para fazer o que têm vontade. Não é preciso depender de mais ninguém para realizar sonhos e viver a vida com qualidade.

Esse movimento ganhou força, principalmente entre as mulheres. Segundo a psicóloga Liliany Souza, sair sozinha costuma ser um “dilema” para elas, pois desde cedo são ensinadas que o sucesso está em encontrar uma parceria perfeita para se relacionar.

“Entender de onde parte essa dificuldade é muito importante para explicarmos por que é tão difícil sair e fazer algo consigo mesma”, avaliou a especialista. “Esse processo de se conhecer melhor estando sozinha diz muito sobre o entendimento de quem somos como pessoa”.

Ainda de acordo com Liliany, existem pessoas que passam tempo demais em uma relação e sequer lembram do que gostam ou de atividades que tragam prazer. E é nesse processo de autoentendimento que se descobre o que é realmente importante e inegociável em futuros relacionamentos.

“O que eu não tolero, o que me faz mal, o que me irrita, o que me deixa triste… Ou até as coisas boas, como o que me deixa alegre, o que me é essencial… Tudo isso só percebemos quando temos tempo e oportunidade para nos ouvirmos”.

Como planejar um solo date?

O primeiro passo para o encontro solo é encontrar algo fora da rotina para fazer. No começo, pode ser estranho, mas se for uma atividade que você realmente goste, com o tempo, você vai se sentir melhor. O importante é garantir que seja algo que tire você da sua zona de conforto, pois leva coragem para sair sozinha.

Depois de decidir o que fazer, anote na agenda. Você não cancelaria um jantar com outra pessoa, então também não é justo cancelar consigo mesma. Coloque esse encontro no calendário e comprometa-se a comparecer, superando qualquer obstáculo que possa surgir conforme o dia se aproxima.

Por fim, faça desse momento algo especial. Arrume-se bem, coloque seu perfume favorito e faça o que for necessário para se sentir realmente bem. Trate-se com o mesmo carinho e atenção como se estivesse saindo com outra pessoa.

Quais são os benefícios do solo dating?

Paul Tillich, um dos maiores nomes da teologia do século XX, popularizou o termo solitude, que significa isolamento voluntário, e associou essa prática à glória e felicidade de estar sozinho. Em seu livro O Eterno Agora, ele destaca vários benefícios de momentos de solitude, que também são aplicáveis ao conceito de solo dating. Entre eles, podemos listar:

  • Tempo de qualidade consigo mesmo Ao focarmos em nossos próprios pensamentos, desejos e sentimentos, oferecemos a nós mesmos a atenção e o cuidado que merecemos. Esse tempo é o que esperamos receber dos outros, mas a verdadeira qualidade vem quando o damos a nós mesmos.
  • Autoconfiança e autoestima Mostrar a nós mesmos que somos capazes de aproveitar a própria companhia e nos divertir sem depender de ninguém fortalece nossa autoestima e autoconfiança. Isso nos ensina a valorizar nossa independência.
  • Autoconsciência Passar tempo sozinho nos ajuda a desenvolver a autoconsciência, permitindo que compreendamos melhor o que realmente gostamos, queremos e precisamos.
  • Relaxamento Reservar um tempo para recarregar as energias, longe da ansiedade de ter alguém ao lado, facilita o relaxamento. Esse tempo sozinho contribui para nos sentirmos mais leves e em paz com a vida.

Aproveite para ler: 7 sugestões de presentes para aquecer seu fim de ano

Fontes: Diário de Pernambuco; Metrópoles; 360 Degree; Capricho; Jornal de Brasília;

Recomendados para você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *